Com 365 dias de neve por ano e paisagens de tirar o fôlego, Zermatt é, sem dúvida, o paraíso do esquiadores.
Foto: Arquivo pessoal
Lá existem 29 picos acima dos 4.000 metros de altura e 313 km de pistas de esqui de onde se pode observar o maravilho pico Matterhorn (Mont Cervin, em francês e Cervino, em italiano) e até mesmo cruzar a fronteira com a Itália esquiando, até chegar a cidade de Cervinia.
Foto: Arquivo pessoal
Mesmo no verão é possível esquiar, embora não seja muito aconselhável para iniciantes.
Para os que não gostam de esqui também existem muitas opções. No inverno, é possível fazer escaladas, caminhadas na neve, patinação no gelo, passeios de trenó e até mesmo pernoitar em um iglu. No verão, as principais atividades são as trilhas e as caminhadas nórdicas. Mas também tem paragliding, voos de helicóptero (esses dois também podem ser feitos no inverno), mountain bike, escalada, canoagem, arvorismo, golfe, arco e flecha…
Para quem procura algo mais tranquilo, em qualquer época do ano é possível subir a um dos três pontos de observação – Rothorn Paradise, Klein Matterhorn e Gornergrat – a mais de 3.000 metros de altitude em um teleférico ou tremzinho, sem fazer esforço algum. Chegando lá no topo, é só apreciar a magnífica vista e
Foto: Arquivo pessoal
quem sabe ainda degustar um bom vinho suiço e experimentar uma batata rösti ou uma raclette, pratos genuinamente suíços…
Fotos: Arquivo pessoal. 1ª: Batata rösti com salsicha (bratwrust). 2ª: Raclette
Nos passeios aos observatórios, não tivemos nenhum problema em razão da altitude, com exceção de uma pequena tontura no final do passeio ao Klein Matterhorn, parecida com a sensação de estar em um barco. Porém, foi só descer, que passou rapidinho.
Quanto ao frio, é bom se preparar. No inverno a temperatura em Zermatt atinge facilmente graus negativos. No verão o termômetro sobe um pouco na cidade (em geral, máximas de 23ºC), mas nos picos continua frio. Fomos no verão (agosto) e a temperatura ficou, em geral, abaixo dos 10ºC. No alto dos picos, a temperatura certamente estava negativa. Por isso, invista em roupas adequadas para não passar frio à toa.
É realmente um lugar encantador!
5 respostas
Lindas fotos!
Responder
Oi Carina!
Obrigada! O lugar ajuda… Bjs, Anna
Responder
Olá! No fim de agosto devemos estar em Zermatt. Gostaria de saber como estará o clima. Vocês viajaram no fim de agosto? Bjs
Responder
Oi Anna!
Apesar do seu post ser antigo, vc ainda lembra de questão de preço para subir as montanhas? E é dificil chegar a um lugar que tenha neve no verão (também vou em agosto)?
Obrigada!
Responder
Olá Ju!
Não lembro os preços… mas nas páginas dos passeios vc pode consultar os preços atuais.
Tem vários passeios em que vc encontra neve mesmo no verão. Tb fui em agosto e vi neve sim.
Bjs, Anna
Responder