Zermatt: lindo vilarejo nos Alpes suíços

Zermatt: lindo vilarejo nos Alpes suíços

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Zermatt é uma encantadora cidadezinha do sul da Suíça, no cantão do Valais, fronteira com a Itália, famosa por seus mais de 300km de pistas de esqui.

Para chegarmos até lá, partimos de Genebra de trem, fizemos uma baldeação na cidade de Brig (também é possível fazer a baldeação em Visp) e chegamos cerca de quatro horas depois. A viagem passou voando e não consegui fechar os olhos um segundo, pois a vista era simplesmente incrível: do Lago de Genebra à típica paisagem dos Alpes Suiços, com os seus pinheiros, pontes, chalezinhos e muita neblina.

Ao desembarcarmos em Zermatt, fomos surpreendidos pelo charme da rua principal da cidade, a Bahnhofstrasse, que praticamente começa em frente à estação de trem. Todas as construções são de madeira e têm muitas flores nas janelas. Até o Mc Donald´s se rendeu às tradições alpinas: a fachada e as mesas do restaurante são de madeira.

Zermatt

Zermatt

Fotos: Arquivo pessoal

O grande fluxo de pedestres deixa tudo mais interessante e com ares interioranos, já que lá não é permitido o tráfego de veículos (apenas pequenos veículos elétricos e charretes), para garantir a pureza do ar.

DSC04061 DSC04057

Fotos: Arquivo pessoal

E o charme não para por aí. A cidade fica em um vale todo cercado de montanhas e florestas de pinheiros. Como os prédios e as casas não são muito altos,  a vista de tirar o fôlego está garantida.

Zermatt

Foto: Arquivo pessoal. Foto tirada durante trilha a pé de Sunnega a Zermatt.

Zermatt

Foto: Arquivo pessoal. Tirada dentro do teleférico para o Klein Matterhorn.

Uma das melhores vistas é a do belíssimo pico Matterhorn, de 4.478 metros de altura. A imponente montanha, que é idolatrada por toda a Suíça, pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

Matterhorn

Matterhorn

Sua silhueta peculiar ganhou fama internacional ao representar produtos tipicamente suíços, estando estampada, por exemplo, nas embalagens do chocolate Toblerone e do lápis de colorir Caran d’Ache. Hoje é a montanha mais famosa dos Alpes.

Toblerone Lápis de cor

Fotos: Reprodução

Não é preciso dizer que nos dias claros de sol os turistas brigam por conseguir as melhores fotos do Matterhorn. No nosso caso, demorou dois dias para que a neblina desse uma trégua…Só no terceiro conseguimos ver a beleza da montanha e, partir de então, nos juntamos aos turistas que tiravam dezenas e dezenas de fotos…

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

20 respostas

  1. Adorei o texto de vcs! Estou morando em Berna para termianr meu Doutorado. Mas em outubro já retorno ao Brasil. Viajei muito pela Suíça, mas para Zermatt não fui! Adorei… Parabéns!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    setembro 22nd, 2010

    Oi Clarissa! Obrigado pelo elogio! Gostamos muito da viagem à Suíça, mas, definitivamente, adoraaamos Zermatt. A cidade é muito charmosa e a visão dos Alpes é incrível. Se sobrar um tempinho, não deixe de conhecer…

    Responder

  2. Anna, seu blog é ótimo! Sempre dou uma passada por aqui. As informações são claras e muito úteis.
    Estou planejando ir pra Suíça em Outubro. Estarei em Munique e chegarei em Zurique à noite. Minha ideia é ir direto pra Interlaken e dormir lá. No dia 2 fico em Interlaken pra subir o Jungfrau. No dia 3 sigo para Zermatt. Vc acha que saindo cedo de Interlaken consigo ver os 2 picos num dia só + visitar a cidade? se for pra escolher um dos picos pra subir, qual vc recomenda? A ideia é eu dormir esta noite na cidade e voltar pra Berna no dia seguinte. Compensa dormir ou um bate e volta a partir de Interlaken tá bom? Obrigada
    Visite meu blog: <a href="http://www.viciosdeviagem.blogspot.com” target=”_blank”>www.viciosdeviagem.blogspot.com! Bjs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    julho 22nd, 2012

    Olá Carol!!
    Obrigada pelos elogios!!! Acabei de acessar o seu blog e também gostei bastante. Adorei as suas dicas da Noruega. Um dia eu ainda vou lá!
    Se vc sair cedo de Interlaken, dá para vc subir a dois picos em Zermatt. É corrido, mas é possível. Vc terá tempo de descer a montanha fazendo trilhas. Todavia, dá para aproveitar a vista que é fantástica!!
    O pico que achei mais interessante foi o Matterhorn. Não deixe de ir. É o mais alto e tem a melhor estrutura. Aqui está o link: https://www.nosnomundo.com.br/2010/10/klein-matter
    O outros dois tb são legais. Podemos escolher apenas um, indicaria o Gornergrat, pois a subida é feita em um trenzinho, o que torna o passeio diferente do Matterhorn. https://www.nosnomundo.com.br/2010/11/gornergrat/
    Se fosse vc, montaria base em apenas uma cidade e faria todos os passeio bate e volta de trem. Como amei Zermatt, acho que montaria a base por lá, ao invés de Interlaken. A desvantagem é que a distância até as outras cidades na hora de fazer o bate e volta é maior.
    Vc já considerou ir a Lucerne? Gostei mais de Lucerne do que de Berna… Dê uma olhadinha nesse post: https://www.nosnomundo.com.br/2010/10/lucerna/
    Espero que tenha ajudado! Qualquer dúvida, estamos aí!
    Bjs, Anna

    Responder

  3. Oi querida , to programando ir a suiça e a frança.Passarei 3 dias na suiça.Pensei em conhecer Zermatt,Lausanne(lago de ouchy e outros e iInterlaken.O Q vc acha.Soube q GENEVE é super cara.E como é uma cidade mais moderna, prefiro as mais típicas e quero ver os alpes.Me dá umas dicasl

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    julho 24th, 2012

    Olá Luciana!
    Concordo com vc em preferir as cidades menores e mais típicas. Particularmente não iria a Genebra, tendo apenas 3 dias na Suíça.
    Eu escolheria um ponto para fixar base nos 3 dias e faria viagem de trem para conhecer os outros lugares.
    Zermatt é uma ótima cidade, mas veja se fica central para o seu esquema bate-e-volta, já que a viagem de trem de Zermatt a Lausanne é de 3 horas.
    Me conte depois o que vc decidiu e como foi o passeio!!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Oi Anna, adorei seu blog, as informações sobre a Suíça estão me ajudando bastante. Eu estava, e ainda estou, um pouco perdida, já que não existe tanta informação sobre passeios na Suíça quanto outros países europeus.
    Bem, eu estou indo pra Suíça agora dia 8/11 e fico até 13/11. Chego por Bergamo, que tem voo da Ryanair pra Valencia, onde estou morando, ou seja minha viagem começa por Milão e é super econômica, viagem de estudante.
    Organizei um roteiro, mas estou em dúvida quanto a transporte e as cidades a visitar, queria aproveitar ao máximo a atmosfera dos Alpes suíços.
    Tava pensando em fazer :
    Milão (chego de manhã) – Lucerna
    Lucerna – interlaken
    interlaken (Zermatt)
    interlaken- Berna
    Berna – Zurick
    Zurick – Milão (a noite).
    O que você acha? Será que está muito corrido? To apanhando um pouco pra montar o roteiro…
    Bjs e Parabéns pelo Blog.

    Responder

  5. Olá Juliana!
    Acho que o seu roteiro está um pouco corrido sim.
    Minha sugestão é que vc visite menos cidades e assim aproveite melhor o momento. Por exemplo, a viagem de Zermatt a Interlaken dura cerca de 2 horas de viagem. Até dá para fazer um bate e volta, mas, na minha opinião, fica cansativo e vc corre o risco de não ver o Matterhorn, a grande atração de Zermatt.
    Meu conselho seria reduzir a viagem a Lucerne, Zermatt e Interlaken. Acho que assim vc consegue aproveitar mais.
    Para ver umas fotos super legais da suíca, acompanhe a viagem da @camsk pelo instagram. Ela está atualmente por lá e está postando várias fotos no instagram. Procure pela hastag #swisstrip.
    Depois conte como foi!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Ola tudo bem.
    Estamos planejando ir a Zermat em 2014.
    Eu tenho 54 anos e minha esposa 53 e gostariamos de uma opiniáo.
    Qual seria a melhor época do anos para irmos?
    Obrigado

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    janeiro 13th, 2013

    Olá Cícero!
    A melhor época para visitar Zermatt depende bastante do seu interesse.
    No inverno é possível esquiar e curtir aquele clima de montanha.
    No verão não é tão quente e paisagem ajuda quem quer fazer trilhas pela montanha. Também é possível esquiar, mas não é muito aconselhável para principiantes…
    Em resumo, não há época ruim… Meu conselho é que vc visite de maio a setembro para pegar temperaturas mais amenas.
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Oi Anna!
    Boas dicas suas, vou aproveitar. Vc tem dica de um hotel em Zermatt? Achei uma cidade encantadora e acho q vou querer ficar por lá e fazer o bate e volta para as outras cidades. O q acha?
    Posso assim dizer q seria uma viagem da 3ª idade, rsrsrs.
    Bjs, Vera Buch.

    Responder

  8. Ana ,boa tarde! conheci seu blog hoje e estou encantada com tudo que vc mostrou e descreveu.Tenho 71 anos e gosto de viajar em setembro estive em Portugal e Espanha.Em 1 /11 fui para o Uruguai.Em2014, maio irei para a Europa outra vez.Pensei em ir para a Alemanha e Austria mais depois de ver seu blog, resolvi ir para a Suiça. Gostaria de ir por conta própria mais não falo ingles apenas espanhol e estou estudando alemão .As empresas de turismo,só nos mostra cidades grandes igrejas shopings ,etc.. Eu quero ver gente local,passear de trem,comer em qualquer lugar,sair da rotina de turista ,quero é ser mochileira com meu esposo. Me dê uma ideia.Beijos e que Deus te Acopanhe! Ah! sou campista a 50 anos, ccb!

    Responder

  9. Oi Anna
    Estou indo para a Suíça em julho com duas crianças pequenas. Gostaria de saber sua opinião sobre a melhor cidade para ficar com elas. Pensei em um lugar pequeno, acolhedor e que pudéssemos fazer um passeio aos alpes. Tens alguma sugestão? Obrigada. Ótimo blog!!!!

    Responder

  10. Olá Ruth!!
    Que legal a sua história!!! Quero ser como vc: uma viajante e mochileira, independente da idade.
    Meus pais também não falam inglês, mas já se aventuraram pelo interior da Suíça. Com um pouco de espanhol e alemão, dá para se virar sim. A dica é só sair do Brasil com tudo programado e reservado.
    Espero que vcs aproveitem muito!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  11. Oi Ana Amei o blog!!
    Estou indo para Genebra no começo de Março de 2016, e quero ir um dia para Zermatt ver o famoso Toblerone! rs
    Você foi de trem né, Foi o SBB?
    Existe outras companhias que fazem o trajeto?
    Qual você indica, mais barata X custo benefício X tempo de viagem?
    Obrigada, Bjoo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    fevereiro 15th, 2016

    Olá Daniela!
    Eu fiz todos os trechos na Suíça de trem. O transporte rápido, eficiente e barato. Recomendo!
    Bjs, Anna

    Responder

  12. Olá Anna,
    Eu irei para Suíça em Outubro. Chego em Zurique, vou direto para Lucerna e fico lá uma noite.
    No meio do dia seguinte vou para Interlaken e ficarei 3 noites. Depois vou para Zermatt, para mais 3 noites.
    Depois desses dias, tenho mais 9 dias de viagem, sendo que os últimos 5 já estão definidos em Paris (volta ao Brasil).
    Minha dúvida é o que fazer nesses 4 dias intermediários. A ideia era ir para Florença e ficar lá esses dias, que na verdade seriam 3 noites, mas somente 2 dias inteiros.
    Não sei se vale a pena pela distância e tudo o que tem para ver em Florença.
    Tem alguma sugestão mais próxima de Zermatt, no norte da Itália (excluindo Milão que não é do meu interesse nessa viagem)?
    Ou outras sugestões?

    Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes