Lucerna, Lucerne ou Luzern fica na região central da Suíça (45 minutos de trem de Zurique) e tem um clima de cidade do interior, apesar dos mais de 60.000 habitantes.
Reprodução
Lá há atrações para diferentes gostos: um belo lago, montanhas altíssimas e muita história na parte antiga da cidade. Mas a grande atração e ícone da cidade é, sem dúvida, a Ponte da Capela (Chapel Bridge, em inglês e Kapellbrücke, em alemão, língua oficial da cidade).
Foto: Arquivo pessoal
Construída no século XIV para proteger a cidade contra invasores, a ponte de madeira de 204 metros de extensão sobre o rio Reuss é uma das mais antigas da Europa e uma das grandes atrações turísticas da Suíça.
Na parte interna é possível ver algumas pinturas antigas retratando a história da cidade. Também é possível ver marcas do incêndio ocorrido em 1993, quando parte da ponte foi destruída e imediatamente reconstruída.
Fotos: Arquivo pessoal
A torre octogonal existente na ponte (Water Tower ou Wasserturm) já foi utilizada como prisão, câmara de tortura e torre de observação. Hoje funciona como sede de uma associação tradicional da cidade e não é aberta ao público.
Outra atração são os resquícios da muralha construída em 1386 para delimitar e proteger a cidade (Musegg Wall, em inglês e Museggmauer, em alemão). Das 9 torres construídas inicialmente, restam apenas 3 – Schirmerturm, Zytturm e Männliturm. É possível visitá-las e caminhar no alto da muralha.
Foto: Arquivo pessoal
Vá preparado para subir um morro e depois alguns degraus até chegar ao alto da muralha. A vista compensa todo o esforço!
Fotos: Arquivo pessoal
Na torre Zytturm fica o relógio mais antigo da cidade, construído em 1535. Confesso que não reparei nas suas badaladas, mas dizem que sua marca registrada é tocar um minuto antes de todos os demais relógios de Lucerna.
Outra atração é uma escultura conhecida como Leão Moribundo, feita na pedra em homenagem aos soldados suíços que morreram durante a Revolução francesa.
Ao invés de vermos a escultura, optamos por passear na feira que acontecia em um dia de sábado pela manhã às margens do rio. Ficamos super tentados com os azeites, com os queijos e com as frutas vermelhas…
Fotos: Arquivo pessoal
Depois caminhamos sem rumo pelas ruelas da cidade e à beira do lago, curtindo o clima provinciano.
Fotos: Arquivo pessoal
Mais informações: www.luzern.ch/en
6 respostas
Lucerna, realmente, é tudo de bom! Que pena que não foram ver o Leão. Pra mim, foi uma das esculturas mais marcantes que já vi!
Responder
Sério? Que pena então que fomos ver a escultura do Leão…. Mais um motivo para uma nova viagem!!!
Responder
Eu adorei a gruta fiz atè um pedido! incrivelmente belo!
Responder
Lucerna é mesmo uma cidade incrivelmente bela!!
Responder
Anna…como faço para ir de Lucerna p os Alpes passar um dia?
Lia
Responder
Oi Lia!
Sugiro fazer o trecho de trem, pois são pontuais, rápidos e seguros.
Dê uma olhada nesse post que escrevi sobre os trens suíços: <a href="https://www.nosnomundo.com.br/2010/09/andando-de-trem-na-…” target=”_blank”>www.nosnomundo.com.br/2010/09/andando-de-trem-na-…
Para ver detalhes sobre a rota (tempo de viagem, preços e conexões), acesse http://www.rail.ch
Fiz uma simulação entre Lucerne e Zermatt, e o tempo de viagem seria de 3 horas.
Se vc tiver mais tempo, a ideia de seguir de trem pelas rotas cênicas, como o Glacier Express, também é interessante. Veja <a href="http://www.glacierexpress.ch/EN/Travel_information/Map_r…” target=”_blank”>www.glacierexpress.ch/EN/Travel_information/Map_r…
Espero que tenha ajudado…. Bjs, Anna
Responder