Apesar de Zermatt ser um pequeno vilarejo, é possível fazer boas compras nas lojas da rua principal, a Bahnhofstrasse.
Chocolates com o formato da montanha Matterhorn, camisetas, fotos e postais, com a imagem do Matterhorn são o carro chefe. Mas também é possível comprar canivetes suíços, relógios modernos e antigos, doces típicos, além de roupas e calçados de inverno.
Todas as lojinhas ficam próximas. É uma atrás da outra. Só algumas poucas e menores ficam fora da rua principal. O horário de funcionamento é bem diversificado. Algumas abrem antes de 8h da manhã e fecham por volta de 19h. Outras fecham para almoço e ficam abertas até um pouco mais tarde.
Foto: Arquivo pessoal
Começando com os chocolates, uma ótima opção é a Morkur, que pode ser encontrada não só em Zermatt, como também em outras cidades suíças.
Fotos: Arquivo pessoal
Além dos tradicionais chocolates Lindt e Toblerone, encontrados nos mais diversos tamanhos e sabores, há diversas trufas e caixas com bombons. As caixinhas com a bandeira da Suíça são uma ótima opção de lembrancinha para trazer pro Brasil.
Fotos: Arquivo pessoal
Outra loja deliciosa é a Fuchs. Essa só existe em Zermatt e os produtos são todos artesanais.
Foto: Arquivo pessoal
Os chocolates com o formato do Matterhorn são lindos. Dá até pena de comer…
Fotos: Arquivo pessoal
Além dos chocolates, a especialidade da loja são os pães, bolos, tortas e biscoitos. Adoramos a baguete de salame!! Todos os dias antes de fazer os passeios para os picos Klein Matterhorn, Gornegrat e Rothorn Paradise passávamos na loja para comprar um lanche para comer no caminho. Para a sobremesa, sugiro a tartalete de blueberry… fantástica!
Endereço: Getwingstrasse 24. Salvo engano, também tem uma loja na Bahnhofstrasse.
www.fuchs-zermatt.ch
Outra boa opção de lanchinhos e doces suíços é a Biner, uma confeitaria local.
Ouvi ótimos comentários sobre o mini baumnusstortli, um doce de nozes suíço. Mas confesso que não caí de amores por esse doce. Achei muito seco… mas gosto é gosto!
Tem quatro endereços: na Bahnhofstrasse 4, na Uferweg, na Kirche e na Bahnhof.
www.biner.ch
Para roupas de inverno e esportivas, existem algumas lojas especializadas. Talvez Zermatt não seja o melhor local para esse tipo de compras. As opções são relativamente limitadas e o preço tende a ser mais elevado que nas cidades maiores como Genebra e Zurique. Mas, ainda assim, conseguimos fazer bons negócios. Sem dúvida, tinha mais opções e melhores preços que no Brasil.
Para comprar underwear e segunda pele térmica, fomos à Calida Bodywear, na Bahnhofstrasse.
Foto: Arquivo pessoal
www.calida.ch
Para botas de trilha, gostamos da Bayard e da Glacier Sport, ambas na Bahnhofstrasse.
Fotos: Arquivo pessoal
O preços variam bastante, de acordo com a marca e modelo. Compramos uma de CHF 249 e outra de CHF 106.
Quanto às roupas, achei o preço salgado. Mas meu único parâmetro é Bariloche, onde os preços estão super baixos, por conta do real valorizado. O melhor preço que achei para calça de trilha foi na Sport Boutique Natascha (CHF 69). Mas a calça não é impermeável e também não é forrada.
Foto: Arquivo pessoal
Endereço: Bahnhofstrasse 15.
Enfim, vale a pena o passeio e a cidade está bem estruturada para receber os turistas.