1° Dia: Aprecie Hong Kong do alto
Para ter uma ideia do tamanho da cidade de Hong Kong e da grande quantidade de arranha-céus, comece o dia visitando o The Peak, a montanha mais alta de Hong Kong. Esta é a atração mais visitada na cidade. A vista é especular!
Para chegar até lá, a melhor forma é pegar o The Peak Tram, um funicular que sai do Peak Tram Lower Terminus. Chegue cedo, de preferência antes de 10h, para evitar as longas filas. Leia mais detalhes no post The Peak: a melhor vista de Hong Kong
Depois de muitas fotografias, pegue o funicular de volta e siga caminhando até o Hong Kong Park, um oásis no meio dos arranha-céus. O parque é bem grande. Além de belos jardins com fontes, playgrounds e quadras esportivas, tem um aviário com mais de 600 pássaros e uma estufa com várias plantas e muitas borboletas (Forsgate Conservatory). Dentro do parque ficam ainda dois museus: Hong Kong Visual Arts Centre e o Museum of Tea Ware, este último especializado no estudo e coleção de chás. Se quiser tomar um chá, faça uma parada na LockCha Tea House, uma casa de chá que fica ao lado do museu.
Ao sair do parque, siga em direção ao Lippo Centre, um curioso prédio que mais parece um “transformer”. Aproveite também para fotografar o icônico prédio Bank of China Tower. Se quiser, dá para subir no Sky Lobby no 42° andar do Bank of China Tower, no horário de 9h às 17h. Continue a pé até o metrô Hong Kong e no caminho pare na praça da Bolsa de Valores (Exchange Square).
Lippo Center à direita e Bank of China Tower à esquerda
Pegue o metrô na estação MTR Hong Kong e siga para a estação MTR Kowloon Station. Ao sair do metrô você já estará no shopping Elements, uma ótima parada para compras antes de visitar o observatório Sky 100, o observatório do 4° prédio mais alto do mundo. Depois suba os 100 andares e aproveite a vista! Assista lá do alto ao show de luzes que ocorre diariamente na Victoria Harbour às 20h. Veja mais informações sobre o Sky 100 no post Sky 100: o observatório do 4º prédio mais alto do mundo
2° Dia: Buda Gigante e Disneyland
Fica na ilha de Lantau o templo budista Po Lin Monastery e o Tian Tan Buddha, a maior estátua de Buda sentado ao ar livre da Ásia, duas grandes atrações turísticas de Hong Kong. Para chegar até lá, siga de metrô pela linha amarela MTR Tung Chung Line até a estação Tung Chung. Depois continue o trajeto no teleférico Ngong Ping 360, cuja entrada fica a uma curta caminhada da saída da estação do metrô Tung Chung. Esse teleférico é o mais longo da Ásia (longest bi-cable ropeway). São quase 6km percorridos em um passeio de 25 minutos.
Ao desembarcar do teleférico, siga caminhando por cerca de 10 minutos até o Buda Gigante. O Grande Buda tem 34 metros de altura e simboliza a harmonia do homem com a natureza. A mão direita elevada representa a sua benção a todos os visitantes. Se tiver fôlego, chegue bem pertinho do Buda subindo as escadas.
Bem próximo ao Grande Buda fica o Po Lin Monastery, o maior templo budista de Hong Kong. Não deixe de conhecer o seu interior rico em detalhes. Depois continue até o Caminho da Sabedoria (Wisdom Path), um local com várias colunas de madeiras com textos do Sutra do Coração (Heart Sutra), a mais conhecida escritura budista.
No almoço, experimente os pratos vegetarianos servidos no Po Lin Monastery, de 11h30 às 16h30, ou faça uma refeição nos vários restaurantes de Ngong Ping Village, que ficam próximos ao teleférico.
Se estiver viajando com crianças, faça uma paradinha na Hong Kong Disneyland antes de voltar a Hong Kong. Para isso, pegue o teleférico de volta, embarque novamente no metrô MTR Tung Chun e desça na estação MTR Sunny Bay. O parque não é tão grande como os de Orlando e os brinquedos não têm muita adrenalina, mas o clima mágico e feliz da Disney é o mesmo! Leia mais sobre o parque no post Hong Kong Disneyland: sim, existe!
Se não quiser ir à Disney, uma opção é ir para as vilas tipicamente chinesas de Tai O Fishing e Mui Wo. Tai O Fishing fica a 15 minutos de ônibus de Ngong Ping Village. Procure pelo ônibus route 21. Depois continue de ônibus ou siga de táxi até Mui Wo. Após passear pelo vilarejo, pegue o ferry de volta à Ilha de Hong Kong. O trajeto dura 55 minutos. Mais detalhes aqui.
Se à noite você ainda tiver disposição, siga para o rooftop bar do hotel Mandarin Oriental, chamado ToTT’s, para admirar os arranha-céus iluminados da Victoria Harbour. Por lá, há música ao vivo de terça a domingo.
3° Dia: Dia de feira e show de luzes
É incrível a quantidade de feiras de rua que existem em Hong Kong. Frutas, flores, comidas, antiguidades, artesanato e, é claro, falsificações baratas de produtos de grandes marcas internacionais. Há de tudo um pouco.
Comece no Flower Market. Desça na estação de metrô MTR Prince Edward Station (linha verde ou vermelha) e siga pela saída B2. Ou então desca na estação MTR Mong Kok East (linha azul) e siga pela saída C. O funcionamento é diário de 7h às 19h.
Siga caminhando até o Gold Fish Market, imperdível para quem gosta de aquários. Faça uma parada para conhecer o templo Kwun Yum Temple e depois volte às compras no Ladie’s Market e na Shoe Street. Leia o post Mercados de rua em Hong Kong: diversão, compras e pechinchas
Quando cansar das feiras, vá para o Langham Place Mall, um shopping moderno no bairro de Mong Kok.
No final do dia, siga para a orla Tsim Sha Tsui. Procure o melhor lugar em frente à baia para assitir ao espetáculo A Symphony of Lights, o maior espetáculo permanente de luzes e música do mundo. É de tirar o fôlego! Não deixe de caminhar pela Avenue of Starspara ver as estátuas de personagens importantes do cinema de Hong Kong, como Bruce Lee. Leia mais detalhes no post A Symphony of Lights: o melhor espetáculo de Hong Kong é gratuito!
Se sobrar empolgação, vá para Lan Kwai Fong, onde ocorrem os agitos noturnos. Há um bar ao lado do outro e muitas pessoas caminhando de um lado para outro. Muitos têm DJs, pista de dança, música ao vivo e não cobram para entrar.
4° Dia: Causeway Bay
Recupere as energias passeando pelo parque Victoria Park. Se chegar cedo dá até participar de uma aula de tai chi chuan. As aulas são gratuitas e os mestres têm a maior paciência para explicar os movimentos, mesmo que você faça tudo absolutamente errado…
Conheça os templos de Lin Fa Kung e Tin Hau, que ficam próximos ao parque. Depois siga para o burburinho da Times Square, um complexo com muitas lojas, neon e outdoors.
Quando bater a fome vá ao restaurante The Art of Chinese Tit Bits Ltd, que fica no bairro Happy Valley (end: 63 Shing Woo Road, Happy Valley). O restaurante é especializado em dim sum, que são bolinhos de massa bem fina em geral cozidos no vapor em um tipo de cesta de bambu. Uma dica: sente longe da cozinha e não vá ao banheiro. Como diria um amigo, se não for sujinho não é restaurante chinês. Leia mais informações no post Autêntico restaurante chinês em Hong Kong: vai encarar?
Outra opção é ir até o porto de Aberdeen e comer em um dos restaurantes flutuantes.
5° Dia: Macau
Faça um bate-e-volta até Macau para conhecer a cidade chamada de Las Vegas da Ásia. Faltou tempo para irmos até lá, mas a Adriana Miller, do blog Dri Everywhere e a Mirella, do blog Mikix, foram para lá e contam tudo nos posts Os cassinos de Macau e a Cotai Strip e Um dia perfeitinho em Macau (bate-e-volta de Hong Kong).
25 respostas
Excelente! Quem sabe um dia eu siga este teu roteiro?
Tudo anotado! 😀
Beijos, Anna!
Responder
Oi Carina!!
Obrigada!! 🙂
Aposto que vc irá sim!! E logo, rs Vale a pena!!!
Agora to programando o próximo roteiro. Vc tem alguma dica do Japão?
Bjs, Anna
Responder
Ola Anna, pode me dar sugestoes de hoteis ou os melhores lugares pra se hospedar?
Responder
Olá Wagner!
Dê uma olhadinha neste post: https://www.nosnomundo.com.br/2012/02/lanson-place…
Para ler todos os nossos posts de Hong Kong basta clicar aqui: https://www.nosnomundo.com.br/category/china/hong-…
Bjs, Anna
Responder
Quanto mais ou menos devo gastar, tirando aviao e hotel.
Responder
Olá Jessica!
Acho muito difícil dizer qual a média de gastos…
Os passeios por lá não são caros e comida também não. Procuro em todos os post colocar os preços de comidas e passeios. Dê uma olhadinha…
O mais caro é mesmo a passagem aérea e a hospedagem.
Bjs, Anna
Responder
Olá, vou para Hong Kong dentro de alguns dias no entanto, só ficarei 2 dias por lá. Quais lugares você considera indispensável ir?
Responder
Olá Clara!
Acho o The Peak absolutamente imperdível! Comece por lá para vc ter uma noção geográfica da cidade.
Depois caminhe pelo centro. Veja os arranha-céus, caminhe pelo Hong Kong Park e prove os famosos dim sum.
À noite, não deixe de ir à orla Tsim Sha Tsui para assitir ao espetáculo A Symphony of Lights.
No segundo dia, opte por visitar mercados de rua de Hong Kong ou ir à Lantau Island para ver o Buda gigante. Ser der tempo, faça um passeio de barco ou simplemente pegue o ferry boat para atravessar da ilha de Hong Kong para Kowloon. A vista é fantástica!!
Depois me conte como foi!!! Tenho certeza que irá adorar!!!
Bjs, Anna
Responder
Opa!!! Hong Kong é uma delicia mesmo, né? Lendo seu post me deu saudades …
PS: Obrigada pelo link 🙂
bjão
Responder
Oi Mirella!!
Nem me fale… morro de saudade de Hong Kong!!!
Aqueles dim sum me pegaram pelo estômago, rsrs 🙂
Bjs, Anna
Responder
Excelente
Responder
Olá Suzanne!
Obrigada pelo elogio!! 🙂
Bj,s Anna
Responder
Ola, Anna, estou querendo ir em janeiro de 2015, acha que será uma boa ideia. E o tempo , muito frio ou chove muito.E as compras de bolsas e coisinhas falci te muito?? como é
Responder
Show! Uma base pro meu roteiro hehe
Responder
Obrigada! As dicas são sempre muito úteis quando a viagem tem tempo restrito.
Responder
Hong Kong é muito menos do que se espera. E Macau é um custo X benefício alto. Melhor aproveitar o dinheiro em restaurante legal.
Responder
Olá Antônio!
Infelizmente não consegui Macau… mas sabe que eu amei Hong Kong?!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
boa tarde, vc tem como indicar um guia para fazer um city tour pela cidade para um grupo de aproximadamente 50 pessoas que fale português.estamos indo em junho de 2016.
obrigado
Responder
Infelizmente não tenho guia para indicar…
Bjs, Anna
Responder
Anna, muito lega a sua reportagem sobre Hong Kong. Na sua opinião, o melhor lugar para se hospedar é Tsim Sha Tsui?
Responder
Olá Flavia!
Obrigada pelos elogios!! Sobre hospedagem em Hong Kong, dê uma olhada neste post aqui: https://www.nosnomundo.com.br/2012/02/lanson-place…
BJs, Anna
Responder
OLÁ ANA,
Meu nome é Edna e em abril próximo farei um cruzeiro que para em Hong Kong, estaremos em 4 pessoas, o que fazer próximo ao porto?
Ficaremos somente um dia, o que visitar e como: taxi, onibus ou outra condução? Voce acha que é possivel fazermos os passeios sozinhos sem guia?
Obrigada, aguardo resposta.
Responder
Olá Edna!
É possível sim fazer os passeios sem guia. Para um único dia em Hong Kong, recomendo que você visite o The Peak e o que você conseguir das atrações listadas no primeiro dia do roteiro.
Os deslocamentos podem ser feitos a pé ou de metrô. Tudo é sinalizado em inglês por lá.
Bjs, Anna
Responder
Excelentes dicas. Viajar é bom demais! Parabéns por este blog tão legal!
Responder
Olá Christiano!
Obrigada pelos elogios!!! 😀
Bjs, Anna
Responder