1º Dia: Visitar o Museo del Oro, o Museo de la Esmerada e explorar o bairro da Candelária
Comece o dia visitando um dos vários museus existentes na capital colombiana. O Museo del Oro é um dos mais famosos e modernos. Abriga em seu acervo diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas. Recomendo fazer as visitas guiadas gratuitas que ocorrem de terça a sábado em inglês ou espanhol.
O funcionamento é de terça a sábado de 9am a 6pm, e domingos e feriados de 10am a 4 pm. A entrada custa $3.000 pesos colombianos (pouco menos de R$ 3). Aos domingos a entrada é gratuita, mas, em compensação, não há visitas guiadas. Leia mais detalhes no post Museu do Ouro: arte, tesouros e história em Bogotá.
Depois siga para o Museu da Esmeralda, que fica no 23º andar do Edifício Avianca, a poucos passos do Museo del Oro (Calle 16 No. 6 – 66, Edificio Avianca Piso 23, Tel: 57 1 286 42 68).
As esmeraldas colombianas são as mais famosas do mundo por conta de sua pureza. O destaque do museu fica por conta do túnel de cerca de 27 metros que simula uma mina de extração de esmeraldas, onde o guia dá explicações sobre o trabalho dos mineiros e a exploração das pedras. A coleção de joias em exposição e a linda vista da cidade (o prédio é um dos mais altos do bairro da Candelária) são de tirar o fôlego.
Na hora do almoço, a sugestão fica por conta dos restaurantes Dos Gatos y Simone e Crepe & Waffles. O primeiro é pequeno, gostoso e tem ótimo custo-benefício. O cardápio tem forte influência da culinária mexicana (End: Carrera Tercera n.º 16 A – 12, Candelária, em frente à Plaza de los Periodistas. Tel: 57 1 281 7095). Veja o post Restaurante bom e barato no Centro Histórico de Bogotá. Já o Crepe & Waffles é uma franquia colombiana com lojas em todo país. Na loja da Calle Baloco Edificio Piñeres L-01, o andar superior funciona como sorveteria e no térreo tem um restaurante.
Depois explore o Bairro da Candelária. Caminhe pela Plaza de Bolívar, admire a Catedral de Bogotá, o Palácio da Justiça e o Capitólio, e siga pelas ruelas da cidade, observando os balcões coloniais. A dica é fazer a caminhada guiada gratuita, com saída às 10h e 14h da Plaza de Bolívar. Veja nosso post Walking tour pelo Centro Histórico de Bogotá.
2º Dia: Apreciar a vista do Cerro Monserrate, visitar o Museo Botero e a Casa de Moneda
O Cerro Monserrate é o ponto mais alto de Bogotá. Além de ser um excelente mirante, é ponto de peregrinação religiosa. Aproveite o começo da manhã para visitar o local, quando as filas do funicular ainda são pequenas. Só faça o passeio se estiver um dia bonito, com boa visibilidade. O ingresso do funicular custa $14.400 pesos colombianos, cerca de R$ 13, ida e volta.
Pegue um táxi e vá até o Museo Botero, outro museu imperdível no bairro da Candelária. Fernando Botero é o pintor e escultor mais famoso da Colômbia e talvez da América Latina. As formas arredondadas são seu traço característico. A entrada é gratuita. O funcionamento é de segunda a sábado de 9am a 7pm, e domingo e feriados de 10am a 5pm. Leia mais em Programão gratuito em Bogotá: visitar o Museu Botero.
Para uma refeição rápida, há uma cafeteria Juan Valdez e um restaurante no Museu de Arte del Banco de la Republica, ao lado do Museu Botero.
Se aguentar visitar mais um museu, vá à Casa de Moneda, onde é possível ver as primeiras moedas cunhadas em ouro na América.
Outras opções são passear pelo Parque de la 93, fazer compras no shopping El Retiro ou Centro Comercial Andino, e caminhar pela Carrera Septima no centro de Bogotá, entre a praça Bolivar e a calle 26 N, onde às sextas-feiras, a partir das 18h, a rua é fechada para pedestres e acontecem apresentações culturais.
3º Dia: Pedalar nas ciclorutas e passear em Usaquén
Em Bogotá existem dezenas de quilômetros de ciclorutas (ciclovias). Se gostar de pedalar, aproveite o domingo para conhecer a cidade sobre duas rodas, quando várias pistas são fechadas para os carros, ficando reservadas ao ciclistas e pedestres.
Não deixe de passear em Usaquén, bairro com estilo colonial e excelentes opções gastronômicas. Se for domingo, as feiras tomam conta das ruas e o bairro ganha mais vida. Para mais informações, vide o post Dia de feira em Usaquén. Escolha um bom restaurante para provar as delícias típicas colombianas e depois sente em um pub para experimentar a cerveja local. O clássico é o Bogotá Beer Company.
4º Dia: Visitar o Mirador La Calera, apreciar o movimento na Zona Rosa e curtir a noite no Andrés D.C.
O Mirador de La Calera oferece uma linda vista de Bogotá. De lá é possível observar com clareza o traçado da cidade.
Depois reserve um bom tempo para caminhar na Zona Rosa (entre as calles 79 e 85 e carreras 11 e 15), região que concentra vários shoppings, como o Centro Comercial Andino e o El Retiro, diversas lojas de grifes internacionais, além de vários bares, restaurantes e hotéis de luxo.
À noite, o lugar mais baladado de Bogotá é o Andrés D.C. Os vários andares são divididos entre céu e inferno. Lá tem pista de dança e pocket shows. Reserve uma mesa com antecedência e chegue cedo para evitar filas e não pagar ingresso de entrada.
5º Dia: Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá
A Catedral construída no interior de uma mina de sal na cidade de Zipaquirá, a 50km de Bogotá, é um dos destinos religiosos mais famosos e visitados da Colômbia. Para ir até lá, pode-se escolher entre carro, ônibus ou o Tren de la Sabana. Veja aqui informações de como chegar até a Catedral. Em geral esse passeio dura o dia inteiro.
41 respostas
Ai, Anna… Não posso ver um post sobre Bogotá que já venho conferir! Destino excelente que descobri aqui pelo Blog!
O roteiro está ótimo!
Quanto à visita ao Cerro de Montserrat, nos deram a dica de ir sempre pela manhã, antes da uma da tarde, pois esse é o horário que normalmente chove em Bogotá.
Ah, também fui à Catedral de Sal e uma ótima dica que nos deram foi ir e voltar fora dos horários de rush. Então, fomos às 10 da manhã e voltamos às 2 da tarde. É muito tranquilo ir de ônibus. Custa apenas 3600 pesos colombianos cada trecho. É só pegar um táxi até o Portal del Norte na ida, pegar o ônibus na rua mesmo, descer na rodoviaria de Zipaquirá e depois pegar outro táxi até a Catedral. Custou 5000 pesos o táxi. Na volta, pegue o táxi, vá à rodoviária, pegue qualquer ônibus para Bogotá e desça na última estação… Mais fácil, impossível!
Espero voltar logo logo à Bogotá!
Beijos
Aline
Responder
Oi Aline!!
Que ótima essa sua dica de como ir à Catedral de Sal de ônibus!
Eu também quero viajar de novo para Bogotá, até porque não tive tempo de visitar a Catedral de Sal…
Bjs, Anna
Responder
Vou ficar uma semana em Bogotá, além dos pontos turísticos, você pode me ajudar a encontrar lugares para compras sem ser a Zona T que é mais cara. Será que vale a pena? Desde já, agradeço. Seu post é muito bom!
Responder
Olá Adriana!
Que legal!
Infelizmente não tenho dicas de compras em Bogotá…
BJs, Anna
Responder
Oi, Anna. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera dessa semana, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com 🙂
Até mais,
Bóia
Responder
Olá Bóia!
É uma honra ser selecionada para a #Viajosfera!!
Adorei!!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna!
Vou chegar em Bogota lá pelas 16:00 mas até passar pela imigraçao e guardar minha mochila num locker no aeroporto (irei dia seguinte para San Andres) vou levar mais um tempo.
Por isso, o que vc acha que devo fazer nesse dia? Andres DC? Os museus estarão fechados. Pensei em passear pela Candelária ou ir ao Monserrate mas não sei se fica muito deserto por estar sozinha.
Alguma ideia?
Bjooo
Amo seus posts!
Responder
Oi Fabiola!!!
Não acho aconselhável andar sozinha à noite pela Candelária ou Cerro Monserrate.
Minha sugestão é que vc caminhe pela Zona Rosa e Zona T, e depois entre no Andrés DC para experimentar a culinária colombiana e quem sabe dançar um pouquinho. Parece que os melhores dias para dançar são de quinta a domingo, mas sinceramente acho que o lugar fica cheio sempre…
Se gostar de cerveja, faça uma paradinha no Bogotá Beer Company, um pub bem interessante.
Boa viagem pra vc!!! Qualquer coisa é só falar!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna,
É a minha primeira vez em sites de viagem. Gostei do seu roteiro em Bogotá. Fácil para pessoas que estão iniciando suas aventuras no mundo, como eu.
Gostaria de saber se vc tem dicas ou roteiro para Itália, Portugal ou Grécia.
desde já agradeço,
deolinda
Responder
ok, aguardarei.
Responder
Oi Deolinda!
Fico feliz que tenha gostado do nosso roteiro da Colômbia.
Infelizmente não tenho ainda roteiros da Itália, Grécia ou Portugal.
Dê uma olhadinha nos itinerários sugeridos pelo guia Frommer's. Costumam ser bons. O problema é que são em inglês…
Aqui estão os links http://www.frommers.com/destinations/italy/022802… http://www.frommers.com/destinations/portugal/023… e http://www.frommers.com/destinations/greece/02250…
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna parabéns pelos posts são maravilhosos e vão me ajudar bastante. Estarei indo passar dois dias em Bogotá na semana santa e quem sabe trazer muitas dicas gastronômicas para o meu blog!
Abraços
Dani Bispo <a href="http://Www.comerecocaresocomecar.com.br” target=”_blank”>Www.comerecocaresocomecar.com.br
Responder
Oi Dani!!
Obrigada pelos elogios!
Tomara que vc se encante por Bogotá tanto quanto eu!!
Certamente, não vai faltar assunto para o Comer e Coçar… as comidinhas de lá são maravilhosas!!!
Bjs, Anna
Responder
Deolinda
Infelizmente não posso te ajudar com o roteiro mas no meu blog tem várias dicas de cidades na Italia <a href="http://www.comerecocaresocomecar.com.br” target=”_blank”>www.comerecocaresocomecar.com.br
Indico também o blog <a href="http://www.viajenodetalhe.com.br” target=”_blank”>www.viajenodetalhe.com.br com varias dicas da Italia
Espero que ajude
Dani Bispo
Responder
Olá Dani!!
Obrigada pelas dicas!!!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna, tudo bem?
Inicialmente, gostaria de lhe parabenizar pelo excelente blog. Sou um viajante assíduo e com toda certeza farei sempre uso das suas informaçoes.
Voi para Bogotá e Cartagena em março. Separei 3 dias inteiros (4 noites) para bogotá e cartagena. Vc acha suficiente?
Além disto, penso em colocar mais um outro destino. O que vc sugere? Viajarei com minha esposa.
Desde j;a agradeço sua atenção
Responder
Olá Elizeu!
Fico feliz que gostou do site!
Não entendi ao certo… serão 4 noites em Bogotá e 4 noites em Cartagena? Se for isso, acho que o tempo está razoável sim. Eu, particularmente, ficaria 5 noites em Bogotá e 3 em Cartagena. Mas ressalto que isso vai do gosto de cada um…
Outras cidades colombianas que me pareceram interessantes, mas que não visitei são: Medellin, Cali (a cidade da salsa), San Andres (praia) e Santa Marta (praia).
Também deve ser interessante visitar as fazendas de café próximas a Bogotá. Leia mais aqui: http://www.colombia.travel/po/turista-internacion…
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna, tudo bem?
É como vc falou: 4 noites em Bogotá e 4 noites em Cartagena. Conforme sua dica, acho que vou acrescentar mais um dia em Bogotá. Também vi sua dica do Hotel Morrison, vou fazer a reserva. Em Cartagena, estou tentando o hotel Delirio…a maioria dos hoteis do centro está lotado.
Obrigado.
Bjs, Elizeu
Responder
Oi Elizeu!
Antes de alterar a sua viagem, veja o que vc realmente prefere: mais um dia de praia ou mais um dia de cidade. De qualquer forma, nas duas opções, você estará bem servido!
Não conheço o hotel Delirio..
Bjs, Anna
Dica de hotel, o novíssimo e clasudo "Hilton Bogotá"…com diárias a U$99 (normalmente a partir de U$239) a partir de sexta-feira até a segunda (as vezes tá para incluir a 3a feira)!
Responder
Oi Gustavo!
Valeu a dica!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna!! Vou a Bogota semana que vem e peguei vaaaaaarias dicas por aqui!! Mal posso esperar!!
So to na duvida de uma coisa… vi em sites de clima que a temperatura maxima la em janeiro nao passa de 20 (e atualmente esta abaixo de 17!!) mas me falaram q, em funçao da baixa umidade do ar, mesmo qdo a temperatura esta baixa a sensaçao e de calor… o q vc me diz?? Preciso pensar na mala (pior parte da viagem!! rs)
Obrigada!!
Beijos, Dani
Responder
Olá Dani!
Posso te dizer que em Bogotá sempre faz um friozinho. A cidade é alta e venta muito.
Minha dica é leve casacos quentinhos!!
Aproveite muito e depois volte para contar como foi!!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna! Acabo de voltar de Aruba e Curaçao e, como a Avianca faz conexão na Colômbia, dormi uma noite lá em Bogotá e segui algumas dicas do blog. Fui ao Cerro Monserrate pela manhã, Visitei os Museus do ouro, Casa da Moeda e Botero e fiz a visita guiada, mas como começou a chover, a visita ficou só na praça. Achei o povo colombiano muito simpático e acolhedor.
Responder
Oi Andreia!!
Que legal esse seu roteiro!! Um passeio pelo Caribe com escala em Bogotá é um ótimo programa!!
Se vc animar a escrever de novo um texto pro Nós no Mundo contando suas dicas de Aruba e Curação, é só mandar!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Posso te mandar sim… Qdo tiver um tempinho, entro em contato. Tirei fotos lindas…bjs
Responder
Que ótimo!! Vou ficar aguardando!!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Anna, já mandei as dicas para o seu e-mail, com fotos. Dá uma olhada. Bjs
Responder
Oi Andreia!!
Recebi direitinho!!! 🙂
Em breve, publico suas dicas!
Bjs, Anna
Responder
Ok Anna. Bjs
Responder
O resultado ficou ótimo!!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna, boa noite!!!
Estou de malas prontas para Bogotá, embarco amanhã 23/07 e ficarei na cidade até domingo gostaria de sugestões de bons restaurantes e roteiros de compras (vestuários e acessórios).
Abração
Tiago
Responder
Oi Tiago!
Aproveite muito a viagem!!
Confira todas as nossas dicas de Bogotá aqui: https://www.nosnomundo.com.br/category/colombia/bo…
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna, parabéns pelo blog! Adorei os posts sobre a Colômbia!
Também fui à Colômbia este ano e conto minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Dá uma olhada lá, gostaremos muito da visita! 🙂 http://comerdormireviajar.wordpress.com
Responder
Oi Anna, parabéns pelo blog! Adorei os posts sobre a Colômbia!
Também fui à Colômbia este ano e conto minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Dá uma olhada lá, gostaremos muito da visita! 🙂 http://comerdormireviajar.wordpress.com
Responder
Olá!
Vou conferir sim!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Ola Anna, seu blog é muito bom!! Adorando as dicas sobre a Colômbia!
Iremos em dezembro, vamos passar o natal la, eu, marido e filhos, qual dicas para esse periodo lá, qual restaurante legal para passar a noite de natl.
Abraços!!
Aguardo resposta.
Responder
Olá Aurilene!
Fico feliz em saber que as dicas estão sendo úteis!!
Acredito que vcs irão adorar a Colômbia!
Em Bogotá, gostei demais do restaurante Andre Carne de Res. Veja esse post aqui: https://www.nosnomundo.com.br/2011/08/andres-carne…
BJs, Anna
Responder
Oi Ana!! Estamos planejando passar o reveillon em Cartagena, depois ir para alguma ilha la perto e finalmente passar 3 dias em Bogota. Quais locais sugere que nos hospedamos? Somos 3 amigas, animadas, mas sessentonas. Obrigada.
Responder
Olá Fatima!
Que legal!! Para ver dicas de hospedagem e outras dicas de Bogotá e Cartagena é só acessar esse link aqui: https://www.nosnomundo.com.br/2012/09/colombia-ind…
BJs, Anna
Responder
Olá Aurilene! Estou a procura de informações sobre Bogotá no Natal e achei seu post. Vc foi? Tem alguma dica? Grata,
Aline
Responder