Andando de trem na Suíça

Andando de trem na Suíça

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Viajar de trem na Suíça é confortável, rápido e fácil.

Confesso, contudo, que ficamos um pouco perdidos ao tomar o primeiro trem. Subimos e descemos do vagão, com medo de estarmos no trem errado. Corremos de um lado para outro, empurrando a mala, atrás de alguém que pudesse nos dar informação.  E, só depois de muito custo, conseguimos achar um funcionário da estação que confirmou que o trem que havíamos entrado inicialmente era o correto. Por sorte, conseguimos embarcar quando já soava o apito de partida.

Na hora de fazermos a primeira baldeação, saimos correndo feito loucos à procura da plataforma de onde sairia nosso próximo trem. Afinal de contas, tínhamos “apenas” 9 minutos. Chegamos esbaforidos à plataforma e, quando olhei no relógio, ainda faltavam 6 minutos para o nosso trem chegar….

Depois desse vexame inicial, vimos como é fácil e simples andar de trem. E concluímos que 9, ou mesmo 5 minutos, é tempo mais do que suficiente para sair de um trem e entrar em outro.

A dica principal para fugir dos micos é imprimir os horários dos trens no site www.rail.ch (não há versão em português; só inglês, francês, italiano e alemão). Nesse site é possível traçar a rota da viagem, com todos os detalhes: horário de saída e chegada, duração do trajeto, locais de conexão (se o caso), número da plataforma,  tipo de trem e ocupação (se o trem estará vazio, cheio ou muito cheio).

A imagem abaixo foi obtida no site www.rail.ch e indica, a título ilustrativo, a rota de Interlaken West até a cidade de Montreux, com conexões em Spiez e Visp, e mostra todos os detalhes mencionados acima.

Trem na Suiça

Imagem do site www.rail.ch

Utilizando as informações do site, não tem como errar. Por via das dúvidas, segue um minucioso passo a passo.

Primeiro, anote ou imprima os horários do trens e suas conexões do site www.rail.ch

Chegando nas estações, procure a plataforma indicada no site e verifique as placas de informação, como a da foto abaixo.

Trem na Suiça

Foto: Arquivo pessoal

A foto indica, por exemplo, que você está na plataforma (gleis) 1 e o próximo trem é IC (Intercity, trem que conecta cidades maiores), tendo como destino final Basel, com paradas em Spiez, Thun, Bern, Olten (entre outras), e saída às 9:06.

A placa também indica ali onde está escrito “sektoren” quais são os vagões da primeira (indicado com o número 1) e da segunda classes (indicado com o número 2). Para entrar na primeira classe se posicione próximo das placas com as letras A e B que estarão na plataforma. Para a segunda classe, posicione-se próximo à placa com letra C. O vagão restaurante estará entre as primeira e segunda classes.

Importante: Mantenha os tickets ou passe de trem sempre em mãos (juntamente com algum documento de identidade, pois certos cobradores conferem o nome que está no passe de trem com o nome do passaporte ou identidade) e confira o número que está marcado na entrada do vagão para indicar se 1ª ou 2ª classe, antes de entrar.

Trem na Suiça Trem na Suiça

Foto: Arquivo pessoal. Os números 1 e 2 próximos às portas indicam que é, respectivamente, primeira e segunda classe.

Se o seu ticket/passe de trem foi comprado para a segunda classe, não adianta querer sentar na primeira. Sempre passa um funcionário conferindo os bilhetes e ele gentilmente irá pedir para você ir para a classe certa, caso isso ocorra.

A diferença entre a primeira e a segunda classe, na maioria dos trens, é pequena. Os assentos da primeira são mais largos, mais confortáveis e, em geral, a quantidade de passageiros é menor, o que significa mais tranquilidade. Entretanto, a diferença de preço é considerável. Os tickets da primeira classe custam de 50 a 60% mais do que os da segunda classe.

As fotos abaixo são de vagões da segunda classe, os quais achamos muito satisfatórios.

Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça

Em geral, os trens têm lugares específicos para deixar as bagagens. Alguns vagões também podem transportar bicicletas, mas em alguns trens é necessário fazer reserva.

Outro detalhe: os trens, salvo algumas exceções, não possuem lugar marcado.

Por fim, caso esqueça de imprimir a rota na internet, você deverá procurar a grade de horários dos trens, com os respectivos destinos, existente nas estações. A desvantagem de se orientar dessa forma é que cada estação só tem os horários dos trens que partem daquela própria estação. Assim, em caso de baldeação, não haverá a indicação da rota até o destino final.

Aí, a solução é perguntar no guichê de atendimento ou procurar os livrinhos disponíveis próximos aos guichês de informações com os horários e destinos. Nos livrinhos, há a indicação dos horários e das conexões, embora não tenha a indicação do número da plataforma. Por isso, insisto: a melhor forma é imprimir a rota, com a indicação completa de todos os detalhes, no site www.rail.ch.

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

29 respostas

  1. Olá!

    É possivel comprar ticket de trem em um dia para usar em outro dia na propria estação?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    dezembro 3rd, 2011

    Oi Bruna!
    Nós compramos o Swiss Pass no mesmo dia em que usamos pela primeira vez.
    Não tenho certeza, mas acredito que seja possível comprar o ticket em um dia para usá-lo noutro.
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Obrigada por responder, mas eu acredito que sim né.. afinal, é o meio de transporte mais "famoso" do pais.
    =)

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    dezembro 4th, 2011

    O sistema de transporte da Suíça é extraordinário!
    Em Genebra, por exemplo, só de se hospedar em um hotel e pagar a city tax vc já tem direito de utilizar transporte público como ônibus e balsa.
    Imagina se todo lugar fosse assim…

    Responder

  3. oi Anna!

    Acabei de chegar aqui no hotel e recebi o cartao Geneva Transport Card para todos os dias q vou ficar aqui.. Da direito a onibus, tram, barco e trem.

    Isso sem contar q no aeroporto peguei o ticket gratuito pra vim do aeroporto ate o centro.

    Realmente, uma maravilha.. E se tds os lugares fossem assim, seria perfeito!

    =)

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    dezembro 4th, 2011

    Concordo!! Isso é o sonho de consumo de todos os viajantes!!!
    Aproveite muito a viagem!!!
    Depois volte aqui para contar sobre os passeios e lugares que mais gostou! 😉
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Oi Anna!
    Deu tudo certo com o ticket de trem, consegui comprar de um dia pro outro.
    Adorei a Suiça, já to com planos de voltar pra conhecer melhor.. só foi uma pena o tempo no finalzinho, chuva e mais chuva e vento.. mas, faz parte!
    obrigada pelas infos!
    =)

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    dezembro 10th, 2011

    Oi Bruna!
    Que bom que deu certo!!
    Tb adorei a Suíça, principalmente a charmosa, pequena e linda Zermatt, bem no meio dos Alpes.
    Se algum dia tiver um tempinho, dê uma passadinha por lá. Acho que não irá se arrepender!!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Olá Anna! Adorei os textos sobre a Suiça! Aliás, adorei descobrir o site de vcs!
    Estou com uma dúvida sobre comprar Francos Suiços, pois li que em muitos lugares eles aceitam euros, e gostaria de saber se é isso mesmo.
    E já que estou por aqui, gostaria de saber tb, se nas rotas de trem "normais", vcs fizeram reserva? Pelo que entendi não, é isso mesmo? É só apresentar o Swiss Pass?
    Mto mto obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    março 7th, 2012

    Olá Caroline!
    Fico muito feliz em saber que vc gostou do blog!!!
    Nós levamos euros e fizemos a câmbio lá mesmo. Dependendo do lugar e da cidade, é possível pagar em euros. Contudo, na maioria dos lugares que visitamos o pagamento era em francos suíços.
    Em regra, não é necessário fazer reserva dos trens. A exceção são alguns trens das rotas cênicas, em que há lugar marcado.
    No geral, basta chegar na estação, subir no trem e apresentar o swiss pass para o cobrador. Simples assim!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Anna, mto obrigada pela resposta rápida! Agora vou ler os outros textos sobre a Suiça e planejar meus dias lá, oq na minha opinião, é quase tão divertido quanto a viagem em si! Uma mocinha bem preparada vale por muitas! Um ótimo fds! E obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    março 9th, 2012

    Oi Caroline!
    De nada… Adoro palpitar nas viagens alheias!! rsrs
    Concordo totalmente com vc. Quando a gente planeja a viagem, acabamos aproveitando mais e otimizando o tempo. Tb adoro pesquisar sobre o destino, aprender um pouquinho da cultura e viajar mesmo antes de sair de casa!!
    Se precisar de alguma dica, é só falar!
    Bjs, Anna

    Responder

  7. Ola Anna, adorei as suas dicas!!
    gostaria de saber qual é o melhor tipo de bilhete q preciso comprar??
    vou ficar em Lucerne por 05 dias, e mais 02 em Zurich!!
    e puder me ajudar eu agradeço
    mto obrigado

    Responder

  8. Como que pega esse ticket do aeroporto?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    agosto 29th, 2012

    Olá Ronald,
    Logo após pegar as malas, há algumas máquinas de auto-atendimento onde vc pode pegar o ticket para ir do aeroporto até o centro de Genebra.
    É fácil de encontrar…
    Bjs, Anna

    Responder

  9. Nossa vcs sao fora de serie, adorei todas as respostas e comentarios, gostaria de saber qual a maneira economica de viajar para a Suiça em fevereiro, ficando em hotel e viajando de trem para algumas cidades, gostaria de ficar 8 dias, bjs e obrigada Ligia

    Responder

  10. Olá Anna
    Estamos eu e minha esposa programando uma viagem á Suiça no próximo ano.
    Que cidades e que passeio rotas voce indica, viajar de trem ou carro alugado?
    Estivemos na Espanha e Portugal 2 vezes em 2012, 19 e 26 dias, viajamos 5.400 quilometros
    com carro alugado.
    Poderia me passar um roteiro pela Suiça.
    Obrigado José Carlos

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    abril 16th, 2013

    Olá José Carlos!
    Recomendo viajar de trem pela Suíça. O transporte público lá é muito eficiente e abragente.
    Não deixe de passar por Zermatt, Lucerne e Interlaken. As cidadezinhas menores costumam ser as mais interessantes.
    Desculpe, mas não temos um roteiro da Suiça.
    Bjs, Anna

    Responder

  11. Olá, boa tarde!

    Uma dúvida…falo bem inglês e, minha dúvida é a seguinte: é tranquilo chegar no aeroporto de Zurich e já pegar um trem para Zermatt? Você vê a necessidade de um guia?

    Sds e parabéns pelo blog!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    março 17th, 2014

    Olá Moisés!
    Se vc fala inglês, vá tranquilo!!! Não acho necessário contratar guia.
    Se tiver um perrengue ou outro, vc conseguirá se virar facilmente e isso depois vai virar história para dar boas risadas!!!
    Depois me conte como foi!!
    Bjs, Anna

    Responder

  12. Boa tarde Anna, vou de Viena para Zurique e de lá chego e vou pegar um trem para lucerna. 1) Onde fica a estação de trem( tem algum dentro do aeroporto) ? 2) Posso comprar a passagem na mesma hora que chegar ? 3) Vou para lucerna e volto para Zurique. Vou fazer uns bate e voltas,vale a pena comprar um swiss pass ? 4) vou com crianças, com que idade elas pagam?
    Parabéns pelo blog, esta Show !

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    abril 28th, 2014

    Olá Fabio!
    Obrigada pelos elogios!!! 😀
    Há sim uma estação de trem no aeroporto de Zurique. Dê uma olhada aqui: http://www.raileurope.com.br/place/aeroporto-flug
    Vc pode comprar o ticket na hora ou antecipadamente.
    Para saber se vale a pena comprar o passe de trem, sugiro que vc calcule no raileurope o valor individual das passagens dos trechos que pretende fazer e depois compare com o preço do passe.
    No caso de crianças, sei dizer que, se o pai tiver o swiss pass ou swiss card, a criança pode viajar sem pagar, desde que acompanhada do pai. Não sei dizer como é o caso específico do ticket individual. Meu conselho é que vc entre em contato com o pessoal do Rail Europe por email ou redes sociais. Eles são solícitos e sempre respondem.
    BJs, Anna

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes