Quem escreve o post de hoje é Roberta Clarissa Leite, jornalista e radialista. Após 10 anos de rádio, deixou o Brasil e vive em Praga descobrindo os encantos da República Tcheca. É apaixonada por viagens, línguas e novos sabores.
============================================================
Quando se fala na República Tcheca, o que vem logo à cabeça é o encanto de sua capital, Praga. E é pura verdade, mas além dela o país oferece uma vasta lista de cidades cheias de história e beleza para serem descobertas. Český Krumlov é uma delas. A cidade medieval fica há 130km da capital, perto da divisa com a Áustria. Pode-se ir de ônibus, trem ou carro. É um destino bem procurado para quem fica mais um tempinho no país e, depois de desfrutar os encantos de Praga, dá uma esticadinha para visitar outros locais.
São 300 monumentos na cidade protegidos pela Unesco, isso indica a importância histórica e cultural da cidade.
Ao chegar em Český você avista de longe a torre do castelo. É interessante visitá-lo primeiro e depois andar pela cidade. Geralmente há muitos turistas e é bom garantir a entrada para as visitas na parte interna, que tem horários e números limitados por visita, sendo possível escolher o guia em inglês. Já na parte externa não é cobrada entrada.
O castelo, inicialmente gótico, começou a ser construído em 1253 pelo Lord Krumlov e foi ao redor dele que a cidade começou a existir. Após inúmeras mudanças ao longos dos séculos, entre possessão de famílias nobres, batalhas e guerras, finalmente em 1989 com a Revolução de Veludo o local começou a ser valorizado como patrimônio, e em 1992 entrou para a lista da Unesco.
Como o castelo fica na parte alta da cidade, possibilita uma deslumbrante vista da cidade. Não pense que é só um monumento, é um complexo arquitetônico com palácios, jardins, moradas de ursos, é possível vê-los quando se atravessa as pontes do castelo, auditórios, um teatro barroco, pátios e a torre, que pode ser visitada. São 160 degraus, mas a vista vale a pena. Outra torre de destaque é da igreja de São Vitor. Construída no século XV, é um belo exemplo da arquitetura neogótica.
Depois da área do castelo você pode simplismente explorar as ruas de Český. A parte histórica é pequena, caminhar é a melhor opção. Suas ruas medievais são cheias de lojinhas com artesanato, souvenirs e aconchegantes restaurantes. Muitas dessas lojas têm janelas decoradas com seus produtos, às vezes lembram casinhas de boneca. Há produtos em cerâmica, arte em tecidos, brinquedos de madeiras, cristais, marionetes e lojas de chocolates artesanais.
Comida na República Tcheca é um capítulo à parte. Esqueça o regime e não hesite em experimentar os molhos, ricas porções de carnes de porco, línguiças e o nacional knedlík, acompanhamento tradicional em muitos pratos tchecos, tem vários tipos, são parecidos com pão de batata. Como entrada você pode escolher uma sopa, a de alho é bem comum. Outra opção é o queijo hermelín, é a versão camembert tcheca. É servido com torradas e molhos picantes.
E claro, a cerveja. No país em que o consumo chega a 156,9 litros por pessoa anualmente, provar a bebida preferida dos tchecos é essencial. Algumas marcas famosas são: staropramem, kozel, pilsen urquell e gambrinus.
O rio Vltava que corta a cidade, o mesmo que é cartão postal de Praga, oferece também opções de pratica de rafting, passeios de caiaque ou botes infláveis. É possível alugar os equipamentos em lojas especializadas. Para quem não curte esportes radicais, o melhor é ser espectador e escolher um restaurante com terraços à beira do rio.
Informações úteis
A República Tcheca faz parte da União Europeia desde 2004, mas não adotou o euro. A moeda local é a coroa tcheca. Em Praga você troca euro ou dolár em agências bancárias, com taxas menores, ou em casas de câmbio.
Antes de viajar ao país lembre-se dos requisitos necessários: portar um passaporte válido por 180 dias; seguro saúde internacional; comprovante de recursos financeiros suficientes para o período da estadia e comprovante de hospedagem.
O turista brasileiro pode permancecer no país até 90 dias sem visto.
14 respostas
Que coisa mais linda, parece um filme! Bjos, Rafa
Responder
Oi Rafael!!
Também achei!! Muito lindo esse lugar! Fiquei com vontade de conhecer!
Bjs, Anna
Responder
A cidade é simplesmente LINDA!!!! Amei de paixão, parece q vc foi transportado para o passado. Cesky é uma daqueles lugares q devemos conhecer antes de morrer.
Responder
Olá Lulu!!
A cidade parece mesmo um encanto! As ruelas, o rio e a torre do castelo parecem saídas de um conto de fadas!
Já inclui na minha bucket list!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Oi, Anna. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Responder
Oi Natalie!!
Que maravilha!!! Adoro a viajosfera!!
Tenho certeza que a Roberta, a autora do post, vai ficar bem feliz com a notícia!!!
Bjs, Anna
Responder
Nossa, queria tanto ter conhecido essa cidade quando estive na República Tcheca mas não deu tempo… =/
Responder
Olá!
Sério? Que pena….
Mas tenho certeza que não faltarão outras oportunidades!
Bjs, Anna
Responder
Excelente artigo sobre esta cidade da República Tcheca. Estamos indo fazer uma excursão em Praga e seria muito bom ter mais informações sobre as regiões. Como podemos entrar em contato com a autora do Artigo?
Responder
Olá Antônio Pinaa, obrigada. Meu email é robertaclarissaleite@gmail.com, pode escrever, será um prazer dar algumas dicas. Abraço
Roberta
Responder
É uma cidade muito bonita aqui na República Tcheca que eu também tive a felicidade de conhecer. A Jornalista Roberta Leite mostrou muito bem os principais pontos da cidade e também um pouquinho das ruelas e telhados diferenciados que fazem parte deste lugar. Se você vem pra Praga, adicione um dia a mais para conhecer Cesky Krumlov.
Responder
Olá Roberta
Gostaria de uma orientação sua para compra de passagem de ônibus de Praga para Cesky Krumlov. Vou em janeiro de 2015 e vi as diversas possibilidades de transporte e achei interessante de ônibus. Pelo que li só posso comprar pelo site da studentagency. Esse é o problema porque achei o site um pouco confuso. Em Praga tem rodoviária para que eu possa comprar no guiche? Ou existe algum blog que oriente comprar pelo site? Obrigada desde já pela ajuda. Um abraço
Responder
Valeu todas as dicas.
Que lugares mais lindos, vou viajar agora em junho.
Tenho maior certeza que vou amar esse paraíso.
Bjs nosnomundo. Adoro vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder
Anna, Boa tarde!
Estamos indo pra lá em Fevereiro agora…indica restaurantes com preço acessível?
Responder