É difícil encontrar adjetivos que definam a beleza singular de Florença.
A cidade é quase um museu a céu aberto, repleta de obras de arte e referências ao período renascentista. Para onde se olha, é possível encontrar uma estátua, um monumento, um edifício suntuoso, um palácio. E, para completar, Florença é uma cidade fotogênica. Qualquer que seja o ângulo, a fotografia fica maravilhosa.
Porém, é do alto do mirante da Piazzale Michelângelo que as fotos ficam escandalosamente bonitas.
A Piazzale Michelângelo fica do lado esquerdo do Rio Arno, em uma área mais elevada. De lá é possível avistar o majestoso e imponente Duomo,
a Ponte Vecchio cortando o Rio Arno,
além das ruínas das muralhas da cidade.
Tenho que dizer que a praça Michelângelo, por si só, é bem sem graça. Há algumas réplicas de estátuas de Michelângelo e também barraquinhas com souvenirs e lanches para atrair os turistas. O que vale mesmo é a vista, que, aliás, na minha opinião, é a vista mais bonita de Florença.
No andar inferior da praça, há um restaurante com terraço panorâmico. Apreciar uma taça de vinho com essa vista não é nada mal…
Fiquei com vontade de visitar a praça à noite. Dizem que a paisagem fica deslumbrante com os monumentos do centro histórico iluminados.
Informações úteis
É possível chegar à Piazzale Michelângelo de carro/ônibus ou a pé. O jeito mais tranquilo (e sem esforço) é de carro/ônibus, seguindo pela Viale Michelangelo. Se optar pelo transporte público, pegue os ônibus de número 12 ou 13 na Estação de Trem Santa Maria Novella.
Para quem vai a pé, o acesso é feito pelas escadas ou pelas rampas da Piazza Giuseppe Poggi ou pela Via del Monte alle Croci. Essa foi a nossa escolha. O trajeto que fizemos – da igreja Santa Maria Novella até o mirante – durou em torno de 30 minutos.
Prepare o fôlego, pois a caminhada é, em grande parte, morro acima. A parte boa é que, durante o percurso, dá para sentar em um dos vários restaurantes que ficam no caminho ou ainda descansar no Giardino delle Rose (Jardim das Rosas), para apreciar as flores e a vista.
Giardino delle Rose
Se decidir voltar a pé também, vale a pena testar as dicas de uma amiga que morou em Florença*. Ela super elogiou o restaurante I Tarocchi (End: Via dei Renai 12/14). Segundo ela, foi ali que ela comeu o melhor molho pesto e a melhor panacotta. Se preferir bar, ela sugere o Zoe (End: Via dei Renai 13 r) ou o Negroni Bar (End: Via dei Renai 17 r). Durante o happy hour, é possível aproveitar o buffet grátis, onde você só paga a bebida. Todos os três lugares ficam próximos à Ponte alle Grazie. Tentamos ir no restaurante, mas infelizmente estava fechado (segunda-feira).
* Deixo aqui meus agradecimentos à querida amiga Grazi Picinin, que meu passou a dica da Pizzale Michelângelo e outras tantas de Florença.
2 respostas
cidade linda, cheia de historias
Responder
meus parabéns pela postagem e dedicação em explicar, de maneira, suscinta, o que vale a pena ver…simplesmente amei e virei fã… vou favoritar o site e já me cadastrei pra receber mais informações… gratidão eterna
Responder