Cúpula da Basílica de São Pedro: uma das melhores vistas de Roma

Cúpula da Basílica de São Pedro: uma das melhores vistas de Roma

Booking.com

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Considerada uma das maravilhas da arquitetura Ocidental, a cúpula do Vaticano é vista de quase toda a cidade de Roma. Com seus imponentes 132 m de altura, o equivalente a um prédio de 44 andares, atrai visitantes do mundo inteiro. Possui uma vista 360° de toda a cidade de Roma, um verdadeiro espetáculo!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Chegar até o topo da cúpula não é muito simples, nem recomendado a todos. São nada menos que 551 degraus, do chão até o topo da cúpula.

Para quem não quer encarar todo esse percurso em escada, ou tem alguma limitação, dá para pegar o elevador e economizar 231 degraus. Faltarão “apenas” 320… rs. Optei pelo elevador e acho que foram os 7 euros mais bem gastos de toda a viagem (são 5 euros para subir tudo pela escada).

A primeira etapa é tranquila. Apesar da fila e do tamanho pequeno do elevador, não aguardei muito para subir. Ali, além de ter uma vista legal do Vaticano, é possível adentrar a cúpula e ver as pessoas visitando a basílica lá embaixo. O mais impressionante é que os desenhos que mal eram vistos lá de baixo, se tornam enormes mosaicos com mais de 3 metros de altura.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Para muitos, o passeio já vale a pena até ali. Pessoas cardíacas, claustrofóbicas e com problemas para subir escadas, recomendo que parem nesta parte da visita e retornem. Daqui pra frente é bem puxado e não tem como desistir. Como os corredores das escadas são muito estreitos, é preciso terminar todo o trajeto. A descida é apenas pela outra escada, que se inicia no topo da cúpula.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Praticamente não há ponto de parada para descanso. Porém, a vista vale cada degrau! Olha só!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Lá de cima, a vista é de 360°. Dá para circular em volta de toda a cúpula. Dá para fotografar todo o Vaticano, a Praça de São Pedro, o Castelo Sant’Angelo… Até mesmo o Coliseu e o monumento a Vítor Emanuel II (Vittoriano)!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Na descida, o ritmo é o mesmo da subida, com a diferença que pra descer todo santo ajuda.

Saindo da cúpula, aproveite para passar no café em cima da basílica e tomar pelo menos um sorvete enquanto descansa e compra algum souvenir.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Para descer, há novamente um elevador que te deixa dentro da basílica, próximo ao museu do tesouro. Para encerrar a visita, é só comprar um cartão postal e enviar para os amigos e familiares do correio do Vaticano.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Informações úteis:

Cúpula do Vaticano – Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Vaticano

Preço:

Acesso exclusivo por escadas (551 degraus): 5 euros.

Elevador + escadas (320 degraus): 7 euros.

Funcionamento: Aberto nos mesmos dias e horários da Basílica de São Pedro.

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

27 respostas

  1. Fotos magnificas pena as vertigens e a falta de força nas pernas para poder encarar essa enorme escadaria, para a próxima ver se consigo pois as suas fotos abrirem bem o apetite, parabens

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 18th, 2013

    Olá, Luffi!

    Muito obrigado pelos elogios! Mesmo sem ir até o topo, vale muito a pena. A parte até onde o elevador leva é linda e impressionante também. 🙂

    Recomendo a experiência.

    Abs!

    Responder

  2. Tudo Joia Diego?
    Cara…o Roma pass não inclui nada do vaticano né?
    E a entrada da Capela Sistina se dá por outro local muito longe? Você a visitou?

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 18th, 2013

    Olá, Thiago! Tudo tranquilo e vc?

    Infelizmente não. Mas você pode comprar o ingresso para o museu pela internet, evitando as imensas filas para comprar os tickets e entrar.

    Sim, é por outro lugar. Você entra na Capela Sistina pelo Museu do Vaticano, do lado oposto por onde entrei. Recomendo ir de metrô, a estação Cipro é mais perto.

    Dessa vez não deu pra visitar o museu do Vaticano e a Capela Sistina, fiz apenas a visita na Basílica de São Pedro e subi na cúpula. Ficou pra uma próxima por falta de tempo, mas joguei minha moeda na Fontana di Trevi e espero voltar logo! rsrs

    Abs!

    Responder

  3. Tai um passeio que eu nao tinha conhecimento. Belas fotos.

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 19th, 2013

    Olá, Fe!

    Eu também não conhecia. Como fui a Roma e Paris, só tinha visto sobre as cúpulas da Notre Dame e da Sacré Coeur. Quando vi a placa "cúpula" no Vaticano, não resisti! 🙂

    Obrigado pelo elogio!

    Abs.

    Responder

  4. Que post delicoso, Diego. Estive em Roma bem rapidinho, numa longa conexão e não deu tempo de ir ao Vaticano. Claro que já está nos planos. Abraços, Rafa

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 24th, 2013

    Olá, Rafa!

    Muito obrigado!!! =D

    Inclua mesmo nos seus planos, pq vale muito a pena! A basílica é linda e tem muita história.

    Abs!

    Responder

  5. Oi Diego,

    também não sabia desse passeio…da próxima vez que eu viajar a Roma, quem sabe!!??

    Lindas fotos! Parabéns! Valeu a dica!

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 24th, 2013

    Olá, Maria Inez!

    Muito obrigado!!!

    Recomendo muito o passeio, você vai adorar. 🙂

    Abs!

    Responder

  6. Olá Diego, visitei recentemente a Itália e tive a oportunidade de subir a Cúpula da Basílica. Concordo contigo … A vista é incrível e o passeio imperdível. Fui com meus pais e confesso que fiquei preocupada com a escadaria, apesar de ter poupado muitos degraus com o elevador. Mas, devagar e sempre, chegamos lá … Infelizmente o Café lá de cima estava fechado – era um domingo pela manhã. Então minha dica é não deixar de levar uma garrafa com água, pois no calor que faz em Roma nessa época do ano, faz toda a diferença. 😉 http://lizaperon.blogspot.com.br/2013/06/relato-d

    Responder

  7. Caro Diego:
    Suas fotos e preparo físico são excelentes. Tenho vontade de fazer este percurso agora em Setembro, com minha mulher. Para quem já subiu o Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina e o Morro da Urca, no Rio, vai ser mole, apesar dos meus 58 anos. Apenas uma dúvida:
    Onde compro os tickets de acesso à Cupula? Posso comprar pela internet?
    Abraço e muito obrigado.
    Raffael.

    Responder

  8. Acho que deveria ter uma informação maior sobre a cupula como por exemplo o total dos degraus e principalmente o total dos degraus da saida do elevador ate o final. Pensei que o elevador fosse ate la

    Em cima e não foi o que aconteceu. Achei perigoso o restante da jornada.

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 13th, 2014

    Olá, Silvia! Tudo bem?

    Essas informações estão todas no post, tanto no inicio (entre as duas primeiras fotos), como no final, quando informo o valor do ingresso. Inclusive, há também essa informação de que a parte das escadas na cúpula não é fácil e não recomendada para algumas pessoas.

    Abraços!

    Responder

  9. Ola,
    Vou para a Italia em Julho, em plena alta temporada, e gostaria de saber se tem como comprar o ticket, antecipadamente, pela internet para subir na cúpula! Alguém sabe?? Ou é só na hora? Tem limite de pessoas por dia para subir???

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    maio 22nd, 2015

    Olá, Fernanda!

    O ingresso da cúpula não tem como ser comprado com antecedência. Acredito que não tenha limite de pessoas por dia, só a questão do horário mesmo. Se for pela manhã, é certo que consiga. 🙂

    Abraço!

    Responder

  10. Olá, eu se comprar uma visita guiada a Basílica e museus do Vaticano, para depois ir a cúpula como faço? tenho de esperar na fila novamente? É porque a visita a cúpula não esta incluída. Será melhor comprar só visita guiada para os museus do Vaticano e fazer a Basílica a parte?

    Responder

  11. Oi, Diego. Ótimo post!
    A entrada para a cúpula é dentro da Basílica mesmo? Li em algum site que é externa… Pergunto pelo seguinte: tinha pensado em ir à cúpula num dia diferente da Basílica. Sei que é bizarro, mas é que vou fazer a visita da Necrópole às 14h30 e tenho receio de não dar tempo de ir à cúpula ou não ter mais a mesma iluminação (vou no fim de setembro). O passeio da necrópole termina dentro da Basílica, sem pegar fila, e vi um site que vende só o passeio pra cúpula, separado: http://www.rome-museum.com/booking-group-guided-t

    O que acha? É exagero meu?

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    julho 1st, 2016

    Olá, Gabriel! Obrigado pelo elogio!

    Se você tem tempo e quer fazer tudo com calma, recomendo ir em dias diferentes sim, porque a subida é longa e vale a pena subir devagar para não sofrer com a escadaria. Subindo no fim da tarde, pegará a descida no escuro e não sei como é sem iluminação natural. Imagino que um pouco tenso, pela falta de iluminação lá em cima.

    A entrada é na lateral externa, mas para chegar lá você faz todos os trâmites como se fosse entrar na basílica mesmo, mas na escada da entrada, você verá a placa "Cupola" apontando para um corredor externo do lado direito. Segue em frente e logo verá a bilheteria, onde comprará o ingresso para subir. Não sei como é o seu preparo físico, mas te digo que vale bastante os euros a mais do elevador, que te leva até uma parte do caminho, rs.

    Abraço!

    Responder

    Gabriel Respondeu:
    julho 1st, 2016

    Segue os mesmos trâmites significa que precisa ficar na fila grande como se fosse entrar na Basílica? Se pudesse ir direto só pra bilheteria da Cúpula e pegar a escada externa seria ótimo… Assim eu ia na terça, mais tranquilo, e na quarta só via a Basílica mesmo, depois da Necrópole.

    Obrigado pela resposta!

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    julho 1st, 2016

    Exatamente, Gabriel. Infelizmente não tem como… As escadas e elevador ficam dentro da basílica, mas a diferença é que você entra nela por uma porta lateral especifica e que dá acesso à cúpula. Dá para você ir mais cedo e depois fazer a visita na Necrópole? Você termina o passeio da cúpula dentro da basílica, então já ficaria lá para o passeio que fará durante a tarde (estou presumindo que o ponto de inicio seja na basílica).

    Mas se te anima, a fila apesar de grande é rápida. Se bem me recordo, levei 20 minutos no máximo. São muitos raios-x e o procedimento demora menos de um minuto por pessoa.

    Qualquer coisa é só perguntar.

    Abs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Booking.com
Posts Recentes