Upgrade gratuito de quarto: pura sorte ou não?

Upgrade gratuito de quarto: pura sorte ou não?

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sempre acreditei que conseguir um upgrade de um quarto de hotel sem pagar nada a mais por isso demandaria sorte. Ou melhor, muita sorte. Você deveria estar no hotel certo, na hora certa, ser atendida pelo funcionário certo e estar, por algum motivo, iluminado.

Mas parece não ser só assim…

Há algum tempo li um texto no site Aprendiz de Viajante chamado 10 dicas para conseguir upgrade gratuito no hotel. No texto, a Cláudia Beatriz, autora do site, cita, por exemplo, que avisar que está comemorando uma data especial ou fazer o check in entre 16 e 18h, quando o sistema dos hotéis já está atualizado com as reservas e cancelamentos de última hora, podem ajudar na hora de conseguir um upgrade. Porém, ela destaca que o mais importante é simplesmente perguntar. Isso mesmo: perguntar se há upgrade disponível, pois “muita gente perde a oportunidade de ganhar um upgrade porque simplesmente não pergunta”. (Leia o texto citado aqui)

Esse era exatamente o meu caso: sempre sonhei com free upgrades (quem não?!), mas nunca perguntei por eles.

Em uma das viagens que fiz pela Ásia resolvi testar a teoria e perguntar. Afinal de contas, na pior da hipóteses, receberia apenas uma resposta negativa.

Para a minha total surpresa, conseguimos DOIS dos DOIS upgrades que solicitamos! E tudo, obviamente, sem custo extra.

Conclusão: seja simpático e não tenha vergonha de perguntar sobre a possibilidade de upgrade.

Como perguntar?

Bem, não há nenhum script. Eu disse, por exemplo, que estávamos viajando para comemorar aniversário e gostaria de saber se seria possível fazer um upgrade de quarto.

Resultado: recebemos um quarto no 35º andar de 62 metros quadrados!

Marina Bay Sands IMG_7022 IMG_7035

E com esta vista estonteante da baía de Singapura…

Marina Bay Sands

Melhor impossível!! (A review do hotel Marina Bay Sands está aqui: Hotel Marina Bay Sand: the good life, parte I e Hotel Marina Bay Sand: the good life, parte II)

Outra forma de aumentar as chances de conseguir um upgrade de quarto gratuito é se cadastrando nos programas de fidelidade do hotel ou efetuando a reserva através de sites em que os membros cadastrados recebem algumas vantagens extras, como, por exemplo, upgrade de quarto, café da manhã e late check out.

Dois exemplos são o Small Luxury Hotels e o Splendia, este último com versão em português. Ambos exigem cadastro prévio gratuito para integrar o The Club e ter acesso aos benefícios em hotéis no mundo inteiro.

Em Hong Kong fizemos a reserva do hotel Lanson Place pelo Small Luxury Hotels. Além de conseguirmos upgrade de quarto e late check out, recebemos uma caixa de biscoitos chineses, água, sucos e uma cartinha personalizada da gerência do hotel agradecendo a escolha. Tudo muito gentil!

Hong Kong IMG_9280

Hong Kong

Leia a review do hotel aqui: Lanson Place Hotel: boa opção de hospedagem em Hong Kong

No Japão, não rolou um upgrade de quarto. Em compensação, o cadastramento no programas de fidelidade do hotel foi um ótimo negócio. Conseguimos vários benefícios adicionais e gratuitos: tarifa diferenciada, café da manhã para todos os dias, balcão exclusivo para fazer check in, acesso ao Club Lounge, late check out e ainda pontuamos milhas no Smiles. Valeu muito pena!

Isso sem falar que no Club Lounge todas as comidinhas e drinks eram gratuitos! Que felicidade! Havia cervejas, água, vinhos, espumantes, sucos e café, além de aperitivos prontos como amendoim, chips e pretzel. Para completar, tinha cadeiras de massagem e uma vista incrível do bairro de Shinjuku!

Tóquio

Tóquio

Tóquio

A review do hotel Keio Plaza pode ser vista aqui: Keio Plaza: ótimo hotel meio aos arranha-céus de Shinjuku, em Tóquio.

Por isso, fica a dica: na sua próxima hospedagem consulte os programas de fidelidade dos hotéis e, principalmente, seja simpático no momento de fazer o check in. Vista a cara de pau, pergunte sobre a possibilidade de upgrade e cruze os dedos. Pode funcionar!

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

10 respostas

  1. Ana,

    Parabéns pelo blog! Encontrei hoje seu blog no twitter através desta postagem! Virei Fã!!! Estou adorando ler cada artigo… Entrou para lista blogs favoritos 🙂

    Esta dica foi excelente, irei ler também o artigo da Cláudia. Estarei acompanhando a viagem de vocês, a ásia é fantástica . recentemente uma amiga viajou para Tailândia e Indonésia, me apaixone pelas fotos, história, cultura e como foi barata a viagem! Super acessível!!!

    Aproveite muito e nos conte tudo!

    Érika Marques
    Blog Outros Ares

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    novembro 2nd, 2011

    Olá Érika!!
    Muito obrigada por todos os elogios!!!
    Fiquei muito feliz mesmo de saber que vc curtiu os nossos posts!!!!!
    Gostei demais da viagem pra Ásia! Como bem dizem, o caro é a passagem para chegar até lá. Depois os preços são bem em conta!!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Grande dica!! Tentarei, caso fique num hotel que tenha quartos mais chiques 😉 Sempre escolho o bem localizadi mais barato.

    Bjo!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    novembro 2nd, 2011

    Oi Vanessa!
    Qdo o hotel oferece mais um de um tipo de quarto, vale tentar o upgrade!
    Uma vista pro mar ou um quarto mais espaçoso podem fazer toda a diferença, não?!
    Bjs, Anna

    Responder

  3. Que incrível, Anna! Nossa equipe usa muito couchsurfing e acaba ficando em hostel, mas também já tínhamos lido o post da Claudia e agora estamos mais inspiradas pra voltar à vida de hotel!

    Parabéns pelo blog, estamos adorando as dicas 🙂

    Lígia Leite
    Blog WePlann

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    janeiro 21st, 2016

    Olá Ligia!
    Obrigada pelo elogio!!
    Ainda não utilizei o couchsurfing, mas hostel são sempre boas opções para conhecer outras pessoas e não gastar muito, ne?!
    Bjs, Anna

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes