Casaco de lã, de fleece, de algodão, de poliéster…? Quem viaja para curtir o inverno no exterior passa sempre pelo mesmo dilema: qual é a roupa de inverno ideal?
A primeira regra para se vestir bem no inverno é a mais óbvia de todas: não adianta vestir todas as roupas da mala. É necessário usar as vestimentas adequadas. Só assim é possível enfrentar dias de temperaturas negativas sem morrer congelado pelo caminho.
A segunda regra é se vestir em camadas. Assim, você fica sempre aquecido e se, por acaso, bater o calor, é só abrir tirar uma das camadas ou mesmo abrir o zíper de uma das blusas que está tudo resolvido.
Dito isso, anota aí o que não pode faltar na sua mala:
1) Segunda Pele ou Roupa Térmica
A primeira camada, chamada de segunda pele ou roupa térmica, vem logo acima das roupas íntimas e está em contato direto com o corpo.
É uma roupa de algodão ou tecido sintético que fica bem justa ao corpo e tem a função de eliminar o suor e manter o corpo aquecido.
O tecido é bem fino e tem a grande vantagem de evitar que você tenha que usar muitas peças de roupa. Para pessoas que sentem muito frio – como eu – a roupa térmica é essencial para qualquer viagem em que o clima esteja frio, ainda que não tenha neve. No meu caso, quando faz menos de 16C, já estou pedindo uma roupa térmica. Ela te mantém quentinha, sem parecer rechonchuda, como o balão.
E fica a dica: na hora de comprar a segunda pele opte por tecidos escuros, pois sujam menos, e procure peças de tecidos tecnológicos que permitam a transpiração, sem deixar odor (ação antibacteriana). Assim, dá para você usar a mesma blusa ou calça por mais de um dia seguido, sem precisar lavar. Se a viagem for longa, o ideal é que você tenha 2 roupas térmicas, especialmente blusa.
Confira no site da Fiero Shop, loja parceira do Nós no Mundo, as opções de blusas térmicas femininas e masculinas e de calças térmicas.
2) Casaco térmico ou de fleece
A segunda camada de vestimenta é chamada de fleece, que serve basicamente para aquecer o corpo, atuando como um isolante térmico. É uma peça intermediária e o material costuma ser flanelado ou de moletom, que permite a transpiração.
Fica a dica: procure por peças que tenham tecidos tecnológicos que permitam a rápida absorção de umidade e suor, e que não deixem odores (ação antibacteriana). As opções com zíper também costumam ser mais versáteis, pois são mais fáceis de tirar.
Veja as opções fleece femininas e masculinas da Fiero Shop.
3) Casaco ou sobretudo
Nunca saia no frio intenso apenas com a jaqueta de fleece e a segunda pele, pois não será o suficiente para manter a temperatura corporal. É necessário encarar uma terceira camada, que é um casaco ou sobretudo.
Essa terceira camada é que será a barreira contra o vento, neve, chuva e demais condições climáticas adversas, que o fleece e a segunda pele não conseguem segurar.
Antigamente, a qualidade deles era medida inclusive pelo peso (casaco pesadão seria indicativo de casaco quentinho). No entanto, hoje em dia é possível encontrar opções leves e que protegem muito bem.
4) Botas forradas em lã para os pés
Sapatos confortáveis e, de preferência, forradas com lã são essenciais para aproveitar dias de frio e neve, sem ficar com os dedinhos dos pé congelados.
Lembre de observar se a bota tem solado de borracha antiderrapante e tecido com tratamento impermeável. Esses são dois itens fundamentais. Afinal, quando a neve derrete, vira uma poça de água, ou melhor, de lama.
As botas são o carro chefe da Fiero Shop e, por lá, não faltam opções interessantes.
5) Meias térmicas
Funcionam como as roupas térmicas, com a função de eliminar o suor e manter o corpo aquecido.
Se você pretende esquiar, elas são super indicadas!
6) Acessórios
Os acessórios também são fundamentais. São eles que irão dar o toque final.
Por isso, não esqueça da luva, gorro e cachecol.
A Fiero Shop é uma loja 100% brasileira, de alma gaúcha, especialista em calçados e roupas de inverno. Na loja on line é possível encontrar uma linha completa de produtos – desde a segunda pele até os acessórios – para montar a sua mala de inverno.
Se ficar na dúvida sobre qual o melhor produto para a sua viagem, eles possuem um time chamado de “Especialistas do Frio”, que podem dar dicas em tempo real para te ajudar a decidir o que levar na mala de inverno. É uma super consultoria!
Acesse também o Blog de inverno Fiero, com diversas dicas de moda, receitas para o inverno, entre outras informações super úteis para a sua próxima ida à neve.
5 respostas
Já enfrentei temperaturas de -10 com sensação de -30. Um casaco com três camadas (corta vento, térmico e algodão) salvou a minha vida. rs Fora isso eu gosto de sempre levar uma segunda pele, um tênis de couro além dos clássicos gorro + cachecol.
Responder
Olá, Fabrício!
Perfeito, a roupa certa faz toda diferença. E salvar a vida não é força de expressão, rs.
Obrigado por compartilhar.
Abraço!
Responder
Roupa de algodão como segunda pele e um enorme erro! Algodao nao elimina os suor, deixando o corpo umido e com mais frio! Tem que ser de merino (melhor opcao) ou tecido sintético.
Responder
Olá Jija!
Verdade! Valeu pela dica!
Bjs, Anna
Responder
Haaa, bem legal o post, quando forem pro Chile levem roupas de calor também, pois de tarde é absurdamente quente e só esfria de noite (dependendo da época do ano) rs.
Responder