Doces, doces e mais doces. Existem tantas lojas de doces em Istambul, que poderia apostar que de cada 10 lojas comercias pelo menos 1 seria doceria. E não são doces quaisquer. São doces árabes artesanais que ficam expostos nas vitrines como obras de arte. É absolutamente tentador!
A variedade é grande, mas a baklava é considerada a sobremesa nacional turca e um dos doces mais populares no mundo árabe. É feita de camadas de massa filo (uma massa bem fininha tipo massa folhada) recheadas com nozes trituradas e cobertas com mel. Pode ainda ter acréscimo de pistache (fistikli baklava), mais nozes (cevizli baklava) e outros.
Amigos, guias de viagem e revistas foram unânimes em indicador a loja Karaköy Güllüoğlu como sendo o lugar para comer a melhor baklava de Istambul. Depois de tantos elogios, não podia deixar de correr para lá.
Localizada no bairro de Karaköy, bem próximo da Ponte Galata, a doceria é um clássico da cidade. Funciona desde 1820 e os doces e salgados são feitos artesanalmente.
A princípio, o atendimento na loja parece meio confuso, pois há muitas opções de quitutes e a identificação dos doces está toda em turco (sem tradução para o inglês). Além disso, não há garçons e o lugar costuma ficar cheio.
Porém, depois que você entende como funciona, fica fácil. É assim: primeiro você espia todos os doces e escolhe o que quer experimentar (pode escolher na sorte mesmo…). Depois vai ao caixa fazer o pagamento e segue para buscar o pedido em cada um dos balcões correspondentes.
Na dúvida do que provar, resolvi experimentar um pouco de tudo. O rapaz do caixa até me olhou intrigado e perguntou, em inglês, se aquilo tudo era só para mim. Felizmente, éramos um grupo de 5 adultos. Ainda assim, sobrou para levarmos para o hotel, o que, convenhamos, não foi nada mal.
Minha sugestão? Antes de partir para doce, comece com o salgado. Peça um peyn su börek. Böreks são pastéis salgados de massa folhada. Os recheios são bem variados. Provamos o de queijo feta (peyn, em turco) e adoramos! É delicioso!
Uma vez nos doces, vale experimentar, pelo menos, 2 tipos diferentes de baklava. Pode não parecer, mas cada baklava tem cerca de 40 folhas de massa filo. Mesmo assim, os pasteizinhos têm textura bem leve.
E opções de recheios não faltam. Tem baklava de amêndoa, castanha, nozes, pistache, laranja, chocolate e por aí vai. Provamos os mais tradicionais: fistikli baklava (pistache), cevizli baklava (nozes) e sade baklava (simples). Vá preparado, pois os doces turcos são beeem doces. Se gostar de doce não tão doce, como eu, opte pelo sade baklava, que é gostoso, sem ser enjoativo. Recomendo!
Os preços são atrativos. Toda a nossa comilança saiu por TRY 29,50, cerca de R$ 33.
Depois, para queimar as (muitas) calorias, aproveite para caminhar às margens do Bósforo e suba a ladeira até a Torre Galata…
Informações úteis:
O funcionamento é diário. Durante a semana, de 7h às 23h. Aos finais de semana, o funcionamento é de 8h às 23h30.
End: Rihtim Caddesi, Karaköy, distrito de Beyoğlu.
Mais detalhes no site www.karakoygulluoglu.com/en
.
8 respostas
Anna, eu adoro baklavas e as fotos estão demais!!! Fiquei morrendo de vontade de comer uma agora! 🙂
Responder
Oi Alessandro!!!
Também escrevi o texto morrendo de vontade de comer uma baklava!!! Delícia, né?!
Obrigada pela visita ilustre e pelo elogio! 😉
Bjs, Anna
Responder
Nossa! Fiquei louca c/ esse post e c/ as fotos! Vou conhecer Istambul em março! Agora fiquei c/ medo de engordar na viagem! Hehe Vi que o seguro viagem é obrigatório e eu ainda ñ contratei. Alguém pode me indicar uma boa empresa? Bjs.
Responder
Nossa! Que delícia isso tudo…
Ia fazer um convite pra vir a Beagá e curtir nossa cidade, e o #bhdicas, mas depois desse post, até desisti. rs.. Parabéns!
Responder
Olá Suelen!
Em Istambul tudo é realmente delicioso!!! Amei todas as comidas!! kkkk
Mas nem precisa se preocupar muito. Há tanta caminhada para fazer que não acredito que vc irá ter problemas com o peso…
Bjs, Anna
Responder
Olá!!
Que isso… Adoro BH! Aliás, nasci aí, mas fui embora ainda pequena. E, por isso, não conheço muito dos encantos da cidade. Mas quando passo por aí, sempre adoro!!
Bjs, Anna
Responder
Olá, nósnomundo, seguimos suas dicas!!!!!!!!!!!!!!
Comi tudo o que podia e não podia. Sai da dieta!!!!
valeu a pena!!!!
Responder
OIe!
Bom demais, ne?!! 🙂
Bjs, Anna
Responder