10 motivos para amar (e muito) Istambul, na Turquia

10 motivos para amar (e muito) Istambul, na Turquia

Booking.com

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Istambul é uma cidade incrível! Foi a capital do Império Romano, do Império Bizantino e do Império Otomano. Hoje é a maior cidade da Turquia.

Fica estrategicamente localizada entre dois continentes: Europa e Ásia. Basta pegar um barco, um trem ou atravessar uma ponte para chegar, em poucos minutos, ao lado asiático da cidade. Simples assim.

A cidade é riquíssima em história, a comida é deliciosa, as pessoas são simpáticas, o transporte público é de excelente qualidade e os preços, pelo menos por enquanto, estão bem atraentes. Enfim, não faltam motivos para amar Istambul!

1 – A majestosa Mesquita Azul (Sultanahmet Camii)

Impossível não suspirar ao avistar pela primeira vez a Mesquita Azul.

Istambul

A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Foi construída em 1616, a mando do sultão Ahmed I, para competir com a Basílica de Santa Sofia, que fica logo em frente, no centro antigo da cidade. Seu tamanho é majestoso. A alta cúpula central tem 34 metros e é cercada por cúpulas menores e semi-cúpulas.

O nome Mesquita Azul se dá em razão dos azulejos azuis que compõem o seu interior.

2 – O interior impressionante da Santa Sofia (Aya Sofia)

Chega a ser difícil acreditar que uma construção das proporções da Basílica de Santa Sofia tenha sido erguida no ano 535.

Istambul

A parte externa não é tão empolgante, mas o interior é fantástico. Mesmo estando atualmente em reforma, é possível ver a grandiosidade do pátio interno. Durante anos, foi considerada a maior igreja do mundo. Ainda hoje é a quarta maior “igreja” do mundo.

Istambul

Originalmente, a Santa Sofia era uma igreja, mas com a conquista do Império Otomano foi transformada em mesquita. Atualmente, funciona como um museu.

3 – Os deliciosos Kebaps

Ir a Turquia e não comer um kebap (leia-se kebab) é como ir a Roma e não provar uma pasta. Os kebaps estão por todos os lados, desde os restaurantes mais simples, onde não há sequer cadeira para sentar, até os restaurantes mais sofisticados. Existem diversas variações de kebaps. Basicamente, kebap são carnes grelhadas (em geral, cordeiro ou frango) servidas em um prato com outros acompanhamentos ou enroladas em pão folha como um wrap.

Istambul

Não deixe de provar o Döner kebab (ou o Döner dürüm, que vem enrolado no pão pita) e o Testi kebap, em que a comida vem em um vaso, que é quebrado na hora de servir. Depois eu escrevo outro post contando mais detalhes.

4 – Bazar de Especiarias (Mısır Çarşısı)

O perfume dos temperos é inconfundível. É uma mistura de pimenta, açafrão, canela, chili… Isso sem falar nos diversos tipos de chá, frutas frescas e doces. Por lá dá para comprar também cerâmicas, chales, almofadas e todo tipo de souvenir que você imaginar.

Istambul

5 – Palácio Topkapi (Topkapı Sarayı): o palácio dos sultões

O palácio foi construído no século XV e serviu como residência oficial dos sultões otomanos até o século XIX, quando foi substituído pelo Palácio Dolmabahçe. As paredes douradas, os tetos trabalhados, os azulejos azuis e as jóias em exposição demonstram a riqueza e a grandiosidade do imperio otomano. Os jardins com rosas e tulipas também não ficam atrás. São belíssimos. E as histórias do harem são interessantíssimas!

Istambul

6 – Baklava, o doce turco mais famoso

A quantidade de lojas de doces espalhadas pelas ruas e mercados de Istambul é impressionante. E as vitrines são tentadoras! Dá vontade de provar todos!

O baklava é o doce mais famoso e mais típico da cozinha turca. Ele é feito de camadas de massa filo (uma massa bem fininha tipo folha de papel) com recheios tradicionais de pistache (fıstığı) ou nozes (ceviz), e mel. O doce é beem doce. Gostei mais do sade baklava (que é sem nozes ou pistache, só com mel), que é menos enjoativo. Quer mais uma dica? Procure a loja Karaköy Güllüoğlu, pois, segundo dizem, ali são vendidos os melhores baklavas de Istambul!

Istambul

7 – O luxuoso Palácio Dolmabahçe (Dolmabahçe Sarayı)

Foi o primeiro palácio em estilo europeu em Istambul, construído para deixar o Palácio de Versailhes com inveja. E olha que conseguiram!

O Palácio fica às margens do Bósforo e é um luxo só. Para se ter uma ideia, o Salão de Cerimônias (Grand Ceremonial Hall) abriga o  o maior lustre de cristal bohemia do mundo, que tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas.

8 – Banho turco para relaxar

O banho turco tem status de atração turística em Istambul. Basta entrar no hamam para ver inúmeros turistas querendo experimentar o banho turco. E vale a pena! É ótimo para relaxar, especialmente depois de dias de caminhada. O lugar parece uma sauna e você passa por uma sequência de esfoliação, massagem e banho de espuma. Depois conto todos os detalhes.

9 – Lokum (Turkish Delight), quero mais um!

Que tal provar uma bala de goma de romã com pistache? Em Istambul tem! Os lokum são outro tipo de doces famosos na Turquia. São coloridos e têm textura de gelatina. São um ótimo souvenir para trazer para casa!

Istambul

10 – O Pôr do sol na Ponte Galata

Ah, o pôr do sol vista na Ponte Galata… À medida que a tarde vai caindo, o céu vai ganhando tonalidades rosadas e as silhuetas das mesquitas despontam ainda mais bonitas.

Istambul

Como bem disse o meu amigo Rafael do blog Esse Mundo é Nosso, não há programa melhor do que assistir ao pôr do sol em Istambul sentado em um dos bares embaixo da Ponte Galata, tomando uma cerveja Efes gelada e curtindo a vista. Todas as minhas tardes de sol foram bem ali!! Perfeito!

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

7 respostas

  1. Istambul é um lugar fantastıco! A equıpe da Bonita Tour agradece a equipe do blog Nos no mundo.

    Um abraço desde Istabul!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    maio 18th, 2014

    Oi Fernanda!
    Realmente, amei Istambul!!! 🙂
    Eu é que te agradeço e agradeço a Bonita Tour. A atenção e o carinho de vcs foi super especial!!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Já estava na minha listinha de lugares que quero conhecer, mas agora passou a frente de vários lugares kkkkkkkk As fotos ficaram lindas

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    maio 20th, 2014

    Oi Marília!!!
    Que maravilha ver vc por aqui!!! 😀
    Depois te mostro as fotos que vi de Efesus e Bodrum, no litoral da Turquia. Tudo pareceu sensacional!!!!
    Pode me chamar porque quero voltar!!! kkkk
    BJs, Anna

    Responder

  3. Olá! Meu nome é Simone, sou brasileira e trabalho com turismo receptivo na Capadócia – Turquia, há quatro anos.
    Planejo o roteiro dos seus sonhos, com serviços de qualidade e principalmente a preços justos!
    Os guias com os quais trabalho são oficiais, licenciados em diversos idiomas como, português, espanhol, inglês e outros.
    Combino Turquia com Grécia – outro destino fascinante – e tudo com a garantia do registro em órgão oficial – Ministério do Turismo da Turquia – TURSAB.
    Mais do que planejar seu roteiro e escolher serviços, garanto sua comodidade,segurança, tranquilidade e conforto com assistência full time, desde o seu primeiro contato até o seu retorno ao Brasil.
    Este é um trabalho que realizo com muito carinho e com o melhor sentimento pelos viajantes do meu Brasil.
    Entre em contato comigo, sem compromisso, que podemos conversar por Skype – para que me conheçam ou se preferirem, por email:
    email: simone@kleostourism.com
    Skype: skaraatli

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Booking.com
Posts Recentes