Shinkansen. Essa é a palavra utilizada pelos japoneses para se referir aos “trem-bala” do Japão. Modernos e de estrutura arrojada, os shinkansen praticamente voam a 300 km/h cruzando o país de norte a sul. Quem viaja pelo interior do Japão, provavelmente irá testar um deles. Nós testamos vários.
Contudo, na contramão de tanta tecnologia, optamos também por conhecer um trem antigo, cujo grande destaque, ao contrário dos shinkansen, é a baixa velocidade. O Sagano Scenic Railway também conhecido como Sagano Romantic Train or Sagano Torokko é um trem cênico que segue lentamente entre montanhas e florestas, ao longo do rio Hozugawa. Originalmente, a rota fazia parte da linha JR Sanin Line. No entanto, a antiga rota foi desativada no final dos anos 80 e conservada para fins turísticos.
A ideia é desfrutar paisagens bucólicas sem pressa, admirando tudo o que está por vir a cada curva do trem. O nome comercial de romantic train (trem romântico) não é por acaso…
O trajeto começa na cidade de Arashiyama e segue até Kameoka. São apenas 7 km. A viagem dura cerca de 25 minutos.
Turistas estrangeiros e locais se debruçam nas janelas para ver a paisagem.
A melhor época para fazer o passeio é durante o kooyoo, no outono japonês (novembro é um ótimo mês), quando as arvóres ganham uma explosão de vermelho, amarelo e laranja. (Leia mais aqui). Durante a sakura, época da floração das cerejeiras, na primavera japonesa, também deve ser incrível. Infelizmente, chegamos um pouquinho antes do kooyoo e as árvores estavam apenas timidamente coloridas. Se conseguir acertar a época certa, garanto que será inesquecível. As fotos são de babar! Se não acertar, ainda assim dá para curtir um passeio interessante.
Fotos: Reprodução. http://www.sagano-kanko.co.jp/photo/index.html
Informações úteis
Como chegar
A cidade de Arashiyama fica a 15 minutos de trem de Kyoto. Para chegar até lá, utilize a linha JR Sagano Line até a estação Saga-Arashiyama. Se tiver o Japan Rail Pass, não será necessário pagar para fechar esse trajeto.
Ao desembarcar na estação Saga-Arashiyama procure pela estação anexa chamada Saga Torokko Station, de onde partem os trens cênicos. Não tem erro. Basta seguir as placas.
Os tickets do Sagano Scenic Railway são adquiridos diretamente na estação Saga Torokko. O valor é de $ 600 ienes por adulto, cerca de R$ 12, por trajeto. Crianças pagam meia entrada. O Japan Rail Pass não serve para esse trem.
Os trens partem de hora em hora, de 9h às 16h. Nos dias mais procurados também há trens às 17h. Os trens não operam no inverno, no período de de 31 de dezembro até o final de fevereiro. Às quarta, em regra, os trens também não funcionam, com exceção de feriados, e na primavera e no outono. Mais informações sobre os horários aqui.
#FicaDica
Não recomendo fazer o trajeto de ida e volta no trem. Como o trem segue o mesmo percurso para ir e voltar, não haverá novidades no retorno. Chegando em Torokko Kameoka, opte por voltar no trem regular até Arashiyama ou fazer um passeio de barco pelo rio Hozugawa também com destino a Arashiyama.
Reprodução. http://www.japan-guide.com/e/e3965.html
Logo no desembarque em Torokko Kameoka, há várias pessoas indicando o passeio de barco – Hozugawa River Boat Ride. Alguns ônibus estacionados no locais levam os interessados até as margens do rio para pegar o barco. O passeio parece interessante, mas desanimamos porque o percurso demora 2 horas. O valor é de $ 3.900 ienes por pessoa, cerca de R$ 78.
Se seu tempo for curto, caminhe em direção à estação Umahori para voltar de trem regular até a estação Saga Arashiyama. A caminhada é de cerca de 5 minutos. Basta seguir o fluxo. Esse trajeto pode ser feito utilizando o Japan Rail Pass.
A cidade de Arashiyama é uma graça e talvez tenha sido um dos melhores bate-e-volta que fizemos a partit de Kyoto. Quanto mais tempo tiver para aproveitar o lugar, melhor será! É em Arashiyama que fica a famosa floresta de bambu, a ponte Togetsukyo Bridge, além de diversos templos. E tudo pode ser feito de bike! Mas isso é assunto para um próximo post…
9 respostas
Oi Anna,
Tudo bem?
Nossa seu post me deu uma nega saudades do Japão!
A volta de barco é muito especial. É um pouco cara porque cada barco leva dois barqueiros que empurram o barquinho com paus.
Fiz este passeio há dez anos atrás, vou ver se minhas fotos servem e faço post!
Obrigada pela inspiração!
Responder
Oi Mari!!
Que legal!! Vc fez esse passeio de barco então!!
Deve ser mesmo bem legal! Só desisti porque queria aproveitar o dia em Arashiyama!!
Me avisa se publicar um post!! Vou adorar ver as suas fotos!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Olá Anna!
Adorei essa dica! Já deixei guardada para a próxima viagem. Com certeza vou fazer esse passeio!
Bjo
Ps.: As fotos da viagem para a Holanda/Rússia ficaram lindas!
Responder
Oi Carlos!!!
Esse passeio é bem legal, especialmente no kooyoo e sakura.
Vc conhece Arashiyama? Arashiyama e a Miyajima foram os bate-e-volta de Kyoto que mais gostei!!!
Ainda tenho tantas dicas do Japão… não escrevi quase nada… Tenho que correr, rsrs
Obrigada pelos elogios às fotos!!! Ta aí uma recomendação de viagem incrível: Holanda e Rússia!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna!
Não consegui conhecer Arashiyama nem Miyajima…faltou tempo! Muita gente falou para conhecer Miyajima também mas não tivemos tempo. Acabamos ficando apenas um dia em Kyoto e um dia em Hiroshima.
É difícil arrumar tempo mas continue com as dicas! Ainda quero ver o que você fez nesta última viagem para levar apenas uma mala pequena! rsrs
Bjo
Responder
Oi Carlos!!
Então anote esses dois destinos para sua próxima viagem!! São fantásticos!!!
Também fiz um curso de culinária que amei!!! Em breve passo as dicas! 🙂
Pode deixar que vou revelar a mágina da mala, rsrsrs
Bjs, Anna
QUe lindo! Adoro essas paisagens do Japão… no período da sakura esse passeio de trem deve ser uma beleza *-*
Ótimo post, parabéns!
Responder
Obrigada Sabrina!!
Realmente é demais!!!
BJs, Anna
Responder
Olá Anna,
Obrigada pelo post, foi muito esclarecedor.
Só tenho uma dúvida e que parece que não encontro essa infirmação em lugar nenhum 🙁
Muito se fala sobre a viagem começando em Arashiyama, mas existe o comboio começando em Kameoka até Arashiyama? Queria terminar em Arashiyama para poder conhecer o local.
Beijos,
Responder