Tegalalang: os arrozais mais famosos de Bali

Tegalalang: os arrozais mais famosos de Bali

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

É impossível visitar Bali e não se deparar com inúmeros templos e arrozais.

O arroz, além de ser a base da alimentação balinesa, faz parte da cultura local. O cultivo é feito conforme rituais milenares, intrinsecamente ligados à religião e à filosofia local.

O sistema de plantio e irrigação é conhecido como subak. O solo é recortado em camadas ou terraços (rice terrace), para que a água fique acumulada em determinados pontos, mas também flua naturalmente do topo da colina até a área mais baixa.

Os Arrozais de Tegalalang Os Arrozais de Tegalalang

A ideia é cultivar o arroz, criando uma relação de harmonia com os deuses, com o solo e com as outras pessoas. Esta, aliás, é a base de toda a filosofia balinesa – Tri Hita Karana  Philosophy.

Não é de se estranhar, portanto, que nos arrozais existam santuários em homenagem à Deusa do Arroz, Dewi Sri, uma das principais divindades cultuadas na ilha, e que a colheita seja o resultado do esforço coletivo de todos os integrantes da comunidade.

Devido a suas características sustentáveis e toda a sua filosofia, o subak foi recentemente reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.

Os campos de arroz são quase obras de arte. Um dos mais bonitos é o de Tegalalang, que fica cerca de 15 minutos do centro de Ubud. Os campos têm vários tons de verde e são extremamente bem cuidados. Os coqueiros ainda dão um charme extra.

TegalalangOs Arrozais de Tegalagang Os Arrozais de Tegalalang

Não deixe de caminhar pelo arrozal para explorar de perto sua arquitetura diferenciada. O melhor jeito é contratar um dos vários jovens que ficam no local para mostrar qual o melhor caminho para descer e subir, pois os campos mais parecem labirintos.

Depois do passeio, descanse em um dos diversos cafés com vista para os arrozais. Pode ser uma boa oportunidade para experimentar o famoso café balinês Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo. (Veja os detalhes sobre esse café no post Amanhecer no alto do vulcão Mount Batur: trekking em Bali!)

Os Arrozais de TegalagangOs Arrozais de Tegalalang

No caminho de volta até Ubud, faça uma parada para apreciar e comprar artesanto local nas diversas lojinhas que ficam nas proximidades do arrozal.

Artesanato balinês Artesanato balinês

Para chegar até Tegalalang, é aconselhável contratar um táxi ou alugar um carro ou moto. (Veja mais detalhes aqui.) Alguns passeios organizados por empresas de turismo locais também incluem visita a Tegalalang. O passeio que fizemos para escalar o vulcão Mount Batur, por exemplo, incluia uma rápida parada em Tegalalang.

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes