Já pensou em fazer um curso de culinária no exterior?
Saiba que uma aula de culinária nem sempre é apenas uma aula de culinária.
Em Bali, fazer uma aula de culinária significa também conhecer ingredientes tipicamente locais, visitar uma autêntica casa balinesa, descobrir a importância dos arrozais, enfim, conhecer a cultura local.
A aula começa cedo. Antes de 8h da manhã, o motorista já nos aguardava. Nada de ir direto para cozinha, o primeiro destino é o colorido e movimentado Mercado de Ubud. Lá conhecemos nossos colegas de curso, cerca de 14 pessoas das mais diversas nacionalidades.
Com auxílio da guia, descobrimos alguns ingredientes que não conhecíamos, experimentamos frutas diferentes, vimos senhoras preparando as típicas oferendas (canang sari) feitas com flores nativas e folhas de bananeira, e ainda passamos pelo setor de roupas do mercado para entender melhor os costumes e o modo de vestir dos balineses.
Depois das compras, seguimos para Laplapan Village. Paramos em extenso arrozal, onde o simpático Wayan nos deu uma verdadeira aula de agricultura balinesa, com detalhes sobre o plantio, o sistema de irrigação coletivo e a colheita do arroz.
Foi ali que conseguimos compreender que o arroz não é, para eles, um simples alimento. É a base de toda a cultura balinesa. O cultivo do arroz é feito conforme rituais milenares, intrinsecamente ligados à religião local. Nos arrozais há santuários em homenagem à Deusa do Arroz – Dewi Sri – uma das principais divindades cultuadas na ilha, e as festas religiosas coincidem com o calendário das plantações.
De lá seguimos para a residência do casal Wayan e Puspa, os responsáveis pelo curso de culinária. Antes de colocar a mão na massa, eles nos mostraram a sua casa (compound, em inglês), apontando como é uma típica casa balinesa. Ao contrário das casas ocidentais, as casas em Bali são como vilas em que integrantes da mesma família residem conjuntamente. O chefe da família tem o melhor quarto. Ali reside em companhia da esposa e dos filhos. Se os filhos já forem casados, eles recebem uma espécie de casa menor dentro do mesmo compound.
Família e religião têm grande importância na cultura balinesa. Por isso, as residências possuem áreas de reunião familiar e templos onde todos fazem oferendas e agradecem as dávidas já recebidas. O divórcio é visto com maus olhos pelos balineses. A mulher que abandona o lar conjugal não recebe a partilha de bens e pode, inclusive, perder a guarda dos filhos.
Só então fomos para a cozinha. Não é necessária qualquer experiência culinária prévia. A falante e simpática Puspa conduz o curso de forma divertida e promove a interação de todos.
Ninguém fica parado, nem mesmo os maridos que nunca tinham pilotado um fogão. Picar, descascar, mexer, provar… há sempre uma atividade simples a ser feita.
Preparamos, ao todo, nove receitas, incluindo as sobremesa. Todos pratos bem típicos. Os ingredientes foram bem variados: frango, cogumelos, vegetais, amendoim, curry, tofu, folhas de bananeira, muita pimenta e leite de coco. O leite de coco, aliás, é feito ali mesmo…
No final, todos se reúnem em uma grande mesa para experimentar todos os pratos preparados. Foi difícil escolher qual o melhor, tudo estava delicioso!
O almoço foi longo e a conversa boa! Quando deixamos o local já eram quase 15h… Saímos de lá felizes, com a alma alimentada. Foi uma das melhores experiências que tivemos em Bali!
Informações úteis
O curso de culinária se chama Paon Bali Cooking Class e fica na região de Ubud. A aula é toda em inglês. O curso tem duração aproximada de 6h. As aulas podem ser pela manhã ou à tarde (depois de 16h). Ao término do curso, os alunos recebem as receitas dos pratos elaborados.
O valor cobrado é IDR 350.000 (cerca de R$ 73) por pessoa. Neste valor já está incluído o transporte de ida e volta para qualquer hotel da região de Ubud.
As inscrições podem ser feitas no próprio site do curso.
12 respostas
Que delícia, hein, Anna? Babei aqui! bjos
Responder
Oi Rafael!!
Também fiquei com água na boca ao escrever o post!
To pensando até em tentar fazer uma das receitas. O difícil é traduzir a receita que está em inglês e encontrar os ingredientes…
Se der certo, eu te aviso!!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Anna isso não é só um curso de culinária, mas uma experiência cultural tb! Poder ir visitar o mercado com quem conhece, ver as plantações, ir na casa de um local é muito legal! Uma experiência tipo do Antony Bourdain! Gostei demais!!!! Super diferenciado!
Mais um passeio q vou ter q fazer quando ir para Bali! 😀
Responder
Oi Guta!!
Com certeza!! Uma baita experiência cultural!!
Te falo, com toda sinceridade, foi um dos melhores passeios que fizemos em Bali!
Gostei de tudo lá em Bali, mas, se tivesse que eleger o que mais gostei, diria: o passeio para ver o nascer do sol no alto do vulcão; essa aula de culinária; uma visita ao arroais, de preferência o Tegalalang; e assistir ao pôr do sol, em um templo ou um beach club.
São todos passeios imperdíveis!!
Bjs, Anna
Responder
ADOREI! quero fazer algo assim quando eu for. Adoro cozinhar e esses especiarias parecem maravilhosas!
Responder
Oi Teté!!!
Não deixe mesmo de fazer!! É simplesmente uma experiência maravilhosa!!!
E se vc gosta de cozinhar então… vai amar!!
Bjs, Anna
Responder
Oi, Anna. Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos,
Bóia Paulista
Responder
Oi Bóia!!
Que maravilha!! É bom demais estar na #viajosfera!! 😉
Bjs, Anna
Responder
OI, estou indo para Bali daqui ha duas semanas e vou seguir a sua dica, depois te conto,valeu
Responder
Olá José!
Que maravilha!!! Espero que vc goste tanto de Bali como eu gostei!!! E do curso de culinária também! Achei uma experiência fantástica!
Também amei "escalar" o vulcão Mount Batur. E recomendo! Aqui está o nosso relato: https://www.nosnomundo.com.br/2012/03/amanhecer-no…
Depois volte para contar como foi!!
Bjs, Anna
Responder
Qual o site que se inscreve para as aulas e o endereço e em Bali mesmo. O hotel e por nossa conta obrigada, qual a época que tem esses cursos e a duração .
Responder
Olá!
Para ver informações sobre o curso de culinária, é só acessar o site http://www.paon-bali.com
Att,
Anna
Responder