Para fazer uma caminhada guiada pelo Centro Histórico de Cartagena a dica é ir até a Igreja San Pedro Claver, onde ficam reunidos alguns guias à espera de turistas para fazer os passeios.
Contratei o guia William Ortega e acertamos o preço de $70.000 pesos (pouco menos de R$ 70) para fazer um walking tour de cerca de 3 horas pelo centro histórico.
Começamos o passeio pela Igreja San Pedro Claver, onde pude aprender um pouquinho da história da cidade.
Fundada em 1533, Cartagena foi o porto mais importante para a Coroa da Espanha. Ali era desenvolvido o tráfico de escravos, mercadorias e ouro. San Pedro Claver dedicou sua vida à proteção dos escravos e, por muitas vezes, foi considerado traidor por defender os negros. Posteriormente foi consagrado santo.
Igreja e convento abrigam o local onde Claver morava. A área externa do claustro tem uma vegetação particular. Ali há também algumas obras de arte religiosas relacionadas a San Pedro Claver.
O altar da igreja é feito de mármore Carrara trazido da Itália e abaixo dele se encontram os restos mortais de Claver.
Na cúpula da igreja há a inscrição em latim com os dizeres “Pedro Claver, escravo dos negros escravos para sempre.”
O horário de funcionamento é de 8h às 5h30. Aos sábados, domingos e feriados o horário é de 8h às 4h30. É necessário pagar ingresso para visitar a igreja, no valor de $6.000 (adulto) e $ 4.000 (crianças).
De lá seguimos para a Plaza da Aduana, onde era realizado o mercado de escravos. Os casarões antigos, localizados ao redor da praça, demonstram a riqueza dos tempos áureos da cidade. Hoje, por ali, quase não há residências. Só agências bancárias e estabelecimento comerciais. Ali também se encontra um dos Centros de Informações aos Turistas.
Em seguida, fomos para a Boca del Puente, que era a entrada principal de Cartagena construída em 1601. O nome Boca del Puente refere-se à ponte elevadiça que servia de ingresso à cidade murada, unindo a ilha de Getsemaní com o centro. Atualmente, não existe mais ponte, mas sim três arcos que servem para fazer o trânsito de pedestres. Em 1911 foi construída a Torre do Relógio (Torre del Reloj) para celebrar os 100 anos de independência da cidade.
No centro da Plaza de los Coches fica a estátua de Pedro de Heredia, conquistador espanhol que fundou a cidade da Cartagenas das Índias, hoje mais conhecida apenas como Cartagena. Nesta praça é possível contratar charretes para fazer passeios na cidade.
Não deixe de parar para experimentar os doces típicos no Portal de los Dulces, que fica bem em frente à Torre do Relógio. As opções de doces são inúmeras e o guia fez questão que eu experimentasse alguns… A cocada é maravilhosa!
Continuamos a caminhada pelas ruelas estreitas da cidade, com casas coloridas e seus tradicionais balcões espanhóis, símbolos da cidade. Aprendi que nas casas coloniais os balcões são de madeira. Já nas casas construídas durante a República, entre 1800 e 1900, o balcões são de concreto.
Seguimos em direção à Plaza de Simon Bolívar, com muitas árvores e bancos, ponto de encontro entre os locais. A praça já serviu de cenário para a Inquisição, mas hoje serve de homenagem a Bolívar, responsável pela independência de várias colônias espanholas.
Encontramos na praça uma palenqueira, vendedora com cestos de frutas e doces na cabeça, e descobri algumas frutas típicas que não conhecia. Uma delas é o caimito, uma fruta de casca roxa, que é doce, polpuda e muito gostosa.
Fizemos uma parada rápida para conhecer a capela do Hotel Charleston e depois caminhamos até o Convento de Santo Domingo. A igreja é muito bonita, mas o que me chamou a atenção foi o pátio anexo à igreja, com seus lindos arcos.
O Convento de Santo Domingo fica na praça de mesmo nome. A igreja fica aberta de terça a domingo de 8h30 às 20h. A entrada somente é gratuita durante os horários das missas, que ocorrem às 11h e 17h.
A última parada foi na Catedral de Cartagena, o principal templo religioso da cidade que demorou 84 anos para ser construído. O interior é muito bonito, mas a torre, na minha opinião, é o grande destaque.
Foto 2: Reprodução. Cory Bradley
A Catedral de Cartagena fica na Calle Santos de Piedra. A igreja fica aberta de terça a domingo de 10h30 a meio-dia e de 13h às 19h30. A entrada somente é gratuita durante os horários das missas, que ocorrem às 9h e 10:30h.
Antes de encerrar o passeio, o guia fez questão que eu experimentasse a limonada vendida em uma barraquinha na rua. A higiene não parecia o forte do lugar, mas fiquei sem graça de recusar. E não é que a limonada estava ótima! Super refrescante diante do calor enorme que fazia.
O contato do guia é williampajaroortega@hotmail.com. Ele fica diariamente na Igreja San Pedro Claver de 10 às 5h. Lembre-se sempre de verificar se o guia é credenciado e combinar o preço com antecedência.
O mapa da cidade murada de Cartagena pode ser consultado aqui.
2 respostas
ANNA,
O guia willian so fala ingles?ou fala espanhol,portugues???
aguardo resposta.
Ana Paula
Responder
Olá Ana Paula!
O guia que contratei falava espanhol. Não me recordo se havia guias que falavam português.
Vá até a Igreja San Pedro Claver, que lá vc encontra vários guias.
Bjs, Anna
Responder