Em Bogotá, a forma mais prática e fácil de se deslocar é de táxi.
Os táxi são amarelos (à exceção de alguns carros de rádio táxi que são de cor branca ou prata) e tem baixo custo, se comparados aos preços praticados na grande maioria das cidades brasileiras.
Para ir, por exemplo, do hotel onde estava hospedada (na Calle 97 com Carrera 19) até a Candelária (na altura da Calle 10 com Carrera 7) paguei 14.000 pesos colombianos, algo equivalente a R$ 14. E a distância era bem considerável… Foram quase 40 minutos para fazer esse trajeto, em função do trânsito congestionado da cidade.
Os táxis possuem taxímetros, que curiosamente marcam unidades (pontos) e não o preço a ser pago pelo passageiro. Ao final da corrida, as unidades são convertidas para pesos colombianos, com base na tabela de conversão que fica na parte de trás no banco do motorista ou do carona. Por cautela, sempre confira a tabela para ver a correspondência das unidades marcadas no taxímetro.
Foto: Arquivo pessoal
A oferta de táxi nas ruas é bem grande. Entretanto, ouvi alguns comentários desaconselhando pegar táxis na rua e indicando chamar sempre um rádio táxi. Minha amiga colombiana que mora em Bogotá, porém, disse que não há risco em fazê-lo, desde que você verifique se o taxímetro está ligado para não correr o risco de ser surpreendido por um valor astronômico dado por algum taxista “espertinho”.
Nas vezes que precisei pegar táxi na rua não tive qualquer problema. Mas, como estava viajando sozinha, optei na maioria das vezes por utilizar os serviços do rádio táxi conveniado do hotel, a Cooturismo. Os preços são um pouco mais caros e, ao contrário dos táxis convencionais, não há taxímetro. Cobra-se um valor fixo, que varia conforme o destino. Para fazer o trajeto que mencionei acima (Calle 97 até a Candelária) o preço era de 18.000 pesos colombianos, ou seja, cerca de R$ 18.
Gostei muito da simpática taxista Cecila Serrano Forero da empresa Cooturismo. Além dos serviços rotineiros do rádio táxi, ela faz transfer do aeroporto até o hotel e também cobra por hora para levar passageiros a passeios dentro e fora da cidade. Acho que essa pode ser uma boa sugestão de transporte para quem deseja conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá, que fica a cerca de 49km de Bogotá, com mais conforto e sem a muvuca das excursões. O email dela é serralila@hotmail.com e os telefones de contato são 571 311 583 8674 e 571 301 431 9725.
Para fazer o trajeto do aeroporto até o hotel, utilizei o serviço de táxi disponível logo na saída do desembarque – Transporte Nuevo Dorado Union Temporal. Há um balcão onde você informa o endereço onde pretende ir e o atendente já informa antecipadamente o valor da corrida. No meu caso o valor foi de 24.600 pesos. O pagamento é feito diretamente ao motorista e não é comum gorjeta ao taxista.
A dica é só ter cuidado com as malas, pois, na saída do desembarque, vários os funcionários se oferecerem para carregar as malas, em busca de gorjetas. Lembre-se de observar se a mala é efetivamente colocada dentro do táxi.
Com relação à moeda, achei mais fácil levar dólar e cambiar lá por pesos colombianos. No aeroporto, também próximo à saída do desembarque, há várias casas de câmbios. A cotação não é boa. Por isso, é recomendável fazer apenas o câmbio de uma quantia pequena para os gastos imediatos, e deixar para trocar a maior quantidade fora do aeroporto.
A melhor cotação que encontrei, no mês de março/2011, foi na casa de câmbio El Centauro no Shopping Hacienda Santa Barbara em Usaquen. Ali 1 dólar era trocado por 1.850 pesos colombianos.
Foto: Arquivo pessoal
Neste shopping existem várias casas de câmbio e há a grande vantagem da segurança. Em outros shoppings da cidade, como o Centro Comercial Andino e o Unicentro, também há casas de câmbio. Evite trocar dinheiro na rua, especialmente em casas de câmbio muito pequenas. Os hotéis também costumam fazer câmbio, mas a cotação geralmente não é boa. No meu hotel, 1 dólar valia 1.600 pesos.
End: Hacienda Santa Barbara – Carrera 7 com Calle 115. Centro Comercial Andino – Carrera 11 com Calle 82. Unicentro – Carrera 15 Calle 127.
20 respostas
Ainda não conheço Bogotá, mas está nos meus planos!
Responder
Viemos parar aqui por problemas da compania aerea – vou conhecer a cidade agora de manha – Gostei muito suas dicas – obrigado, E Endosso suas palavras , na chegada ao aeroporto o assedio ao passageiro é terrivel , umas 20 pessoas te ATACAM e querem te levar , por 70.000 pesos , ai vai baixando , consegui fujir e ir na fila da empresa que vc citou – Pagamos 25.000 , ele retira o papel e da o valor certo e o destino ao taxista , eram 22.600, paguei 25.000 . HottelConfort 80, é bom , por 80 dolares , mas naó consegui vaga , fiquei no Bogotá Vierrey no cento , bonzinho ( medio) por 132.00.
Agora iremos conhecer a cidade ,
Carlos e Isabel Tirapelle ( Santa Catarina – Chapecó)
Responder
Olá Carlos e Isabel!!
Espero que vcs aproveitem o passeio em Bogotá!
Obrigada pelas dicas de hotéis!! Se tiverem mais dicas, voltem aqui para compartilhá-las conosco!
Responder
Anna, tudo bom?!
Irei a Bogotá mês que vêm, você acha melhor eu levar dólares ou reais para e efetuar câmbio em Bogotá?
Obrigado!
Responder
Olá!
Existem algumas casas de câmbio em Bogotá que fazem câmbio de real por peso, mas, por segurança, acho melhor levar dólar. Eu levei somente doláres…
Responder
Obrigado, estou em Buenos Aires, onde vou ficar um mês, e estou pensando em visitar Bogotá uns dias. As digas são muito uteis, valeu. fabrizio
Responder
Oi Fabrizio!
Que viagem interessante: Buenos Aires e Bogotá!!
Eu amei Bogotá!! Achei a cidade movimentada, com vários bares e restaurantes charmosos e muitos estrangeiros.
Que bom que gostou das nossas dicas!!
Aproveite a viagem e depois volte aqui para contar o que achou desses lugares e quais são as suas dicas!
Bjs, Anna
Responder
Gostei muito desta postagem!!!! Viajo amanhã com, meu esposo para Bogotá e estava cheia de dúvidas quanto aos preços dos taxis. Estou bastante ansiosa, pois esta viagem organizei sozinha e incluímos Zipaquirá, San Andrés, Cartagena, Barranquilla, além de Bogotá, onde vamos passar 4 dias.__Assim como você, tenho um blog de RELATOS DE VIAGEM, pois acredito que iniciativas como a nossa ajuda muita gente, não acha????__Se quiser visitar, fique à vontade!!!!! http://meamarroemviajar.blogspot.com__Sua opinião é bem vinda.
Responder
Olá Rosiane!
Tenho certeza que vc irá aproveitar muito a viagem! A Colômbia é um destino muito interessante!
Depois quero ler os seus relatos no seu blog. Quero ver as fotos de San Andrés, que dizem ser um lugar lindíssimo!!
Bjs, Anna
Responder
Oi Anna,vou a Bogotá em setembro,vc tem alguma dica de passeios?
Responder
Olá Garibaldi!!
Temos sim muitas dicas de passeios em Bogotá. Tem dicas de museus, restaurantes, walking tours, baladas…
Dê uma olhada nessa lista aqui: https://www.nosnomundo.com.br/category/colombia/bo…
Bjs, Anna Bárbara
Responder
Adorei as dicas , taxi , cambio, tudo mais, vc tem algum hotel na candelaria para indicar?
Responder
Olá Rafael!
Que bom que curtiu as dicas!!
Infelizmente não sei indicar hotel na Candelária. Fiquei hospedada na Zona Norte. Dê uma olhadinha neste post: https://www.nosnomundo.com.br/2011/04/onde-se-hosp…
Bjs, Anna
Responder
Oi Ana !! você foi a Bogotá e Cartagena sozinha ??? É que estou indo no dia 15.6 e também sozinha. Foi tudo tranquilo ?? Me conte um pouco ….você teve algum problema por estar só??
Bjs Sandfra
Responder
Olá Sandra!
Viajei sozinha pra Colombia. Eu gostei demais e não tive nenhum problema.
O conselho é ter o cuidado que normalmente já temos no Brasil. Em Bogotá, dê preferência para táxis de radiotáxi e evite andar em ruas muito isoladas.
Depois me conte como foi sua experiência!
Bjs, Anna
Responder
Oi Ana,
Muito obrigado pelas suas dicas, adorei.
Quero te perguntar sobre a questão da alimentação em Bogotá. Tem como você me falar da sua experiência? Se há comidas e temperos semelhantes ao nosso, se devo evitar algo, e em relação aos preços praticados.
Muito obrigado.
Davyson
Responder
Buenas noches Anna,
Soy Cecilia Serrano, hace unos dias me llegó un correo de uno de sus lectores, donde me piden el valor de un servicio de transporte, en este correo encontré un link que me llevó a tu página, con mucho agrado y sorpresa veo que das muy buenas referencias de mi servicio de transporte acá en Bogotá, y así mismo hablas de lo bien que te fue en mi país, agradezco tus comentarios y espero poderte tener pronto nuevamente en mi País.
Cecilia
Responder
Oi Ana
Estou indo para Bogotá na 3a feira e não consegui ter uma resposta definitiva sobre a obrigatoriedade de vacinação contra a febre amarela. Eles exigem a Carteira Internacional de Vacinação quando você chega no Aeroporto?
Obrigada.
Responder
interesantissimas dicas Anna, estou planejando minhas ferias de 2014 na Colombia…qual mes vocé sugere entre mar/abr/mai?
Se eu posso te ajudar alguma vez que viaje para Argentina (sou gringo), deixei dicas de restaurantes no meu blog:
enogastrogringo.blogspot.com.br
Responder
Olá Alejandro!!
Vou olhar sim as suas dicas de restaurantes!!
Bjs, Anna
Responder