Conheça Santiago a pé: walking tours gratuitos pela cidade

Conheça Santiago a pé: walking tours gratuitos pela cidade

Booking.com

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Uma boa forma de conhecer Santiago é caminhado. A cidade é essencialmente plana e, especialmente no Centro Histórico, há uma grande quantidade de atrações turísticas próximas uma das outras.

Para não perder os detalhes e aproveitar ao máximo o passeio a pé, a dica é juntar-se aos walkings tours que acontecem diariamente na capital chilena. Não é necessário fazer reserva nem se preocupar com o pagamento. É de graça! Basta comparecer aos locais de saída dos tours nos dias/horários agendados e seguir o guia. Os passeios são em inglês, mas, quem preferir, pode agendar tours privados em espanhol. Neste caso, é necessário pagar algo em torno de USD 10.

Free Tour Santiago e a Spicy Chile são as principais empresas que fazem walking tours gratuitos em Santiago. A Free Tour Santiago tem apenas uma opção de roteiro. É um tour básico pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Santiago. Já a Spicy Chile, possui, além do tour básico pelo Centro, um roteiro pelos mercados da cidade e outro pelo Bairro Brasil e Yungay.

Se você ainda conhece Santiago, a dica é fazer o tour básico pelo Centro Histórico.

Escolhemos o tour básico da Free Tour Santiago e chegamos pontualmente às 10h da manhã em frente à Catedral de Santiago, local de saída do tour. Para identificar o guia, basta procurar a pessoa de camisa vermelha com as palavras “free tour”. Chovia um pouco, mas isso não foi empecilho nenhum. O tour saiu no horário. Guarda-chuva, chapéu, capuz… cada um dava um jeito de se proteger da chuva.

O passeio começa pela Plaza de Armas, onde fica a Catedral de Santiago, a Prefeitura e o prédio dos Correios.

Santiago Santiago Santiago

De lá seguimos em direção ao Palacio de La Moneda, com parada para explicações sobre o Antigo Congresso, a Suprema Corte e também sobre o “café com pernas” (cafeterias onde as garçonetes usam saias curtíssimas).

Santiago Santiago

As próximas paradas são na Bolsa de Valores, no Cerro Santa Lucia e no Museu de Belas Artes.

SantiagoSantiagoSantiago

SantiagoSantiago

Depois de cruzar o Parque Forestal e a Plaza Baquedano, seguimos pelo bairro de Bella Vista. Após uma rápida passagem pelo shopping Pátio Bella Vista, chegamos à Casa de Pablo Neruda – La Chascona, onde termina o tour.

O tour teve duração aproximada de 3 horas.

Gostamos demais do passeio. O guia, além de dar explicações e detalhes sobre os lugares onde passamos, também forneceu dicas de restaurantes e indicou comidas típicas que deveríamos provar. A única desvantagem é que o tour não tem paradas longas em nenhum dos pontos turísticos. Assim, não é possível, por exemplo, visitar o Centro Cultural Palacio de la Moneda ou subir no Cerro Santa Lucia.

Informações úteis:

– Chegue pontualmente ao local de saída do tour. Chegamos com 10 minutos de atraso para fazer o tour da Spicy Chile pelos os mercados e não encontramos mais ninguém. Acabamos tendo que improvisar um roteiro próprio, de última hora…

– Os walking tours são gratuitos. Ao final, cada um paga se quiser e o quanto quiser. A sugestão é que a gorjeta oferecida ao guia seja de $ 5.000 pesos, cerca de R$ 20.

– Mesmo se estiver chovendo os walking tours não são cancelados.

– Se puder, não faça o tour pelo Centro Histórico aos domingos. Escolha outro dia. Como todo o comércio fica fechado, não dá para conhecer o “café com pernas” nem apreciar a vibração da cidade.

Free Tour Santiago: O tour básico pelo Centro Histórico acontece diariamente às 10h e às 15h. A saída é feita em frente à Catedral de Santiago.

Spicy Chile: Há 3 tipos de tours. O Good Morning Santiago é o tour básico ao estilo do Free Tour Santiago. O ponto de encontro do tour é na esquina da rua Morandé e Moneda, em frente à estátua de Salvador Allende, que fica próxima ao Palacio de La Moneda. As saídas são de segunda a sábado às 10h e às 14h.

O The Popular Santiago é o tour pelo mercados da cidade. O ponto de encontro do tour é em frente ao Banco BCI, na saída do metrô Patronato (linha amarela). As saídas são às segundas, quartas e sextas às 11h.

O The Patrimonial Route é o tour pelos bairros Brasil e Yungay. O ponto de encontro é em frente à fonte na saída do metrô Republica (linha vermelha, saída R. Cummings), às terças, quintas e sábados, às 10h. Nos feriados não há walking tour.

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

33 respostas

  1. Muito legal essa dica! Acabei de voltar de Santiago e amei a cidade! Pretendo voltar em breve e essa dica será mto útil!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    julho 16th, 2012

    Olá Claudia!
    Fico feliz em saber que vc gostou!
    Recomendo os walking tours! Os guias são simpáticos e exploram alguns detalhes que poderiam passar despercebidos em caminhada solo…
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Fui em Santiago em Dezembro de 2012 , nao tive nenhuma difilculdade para conhecer bem a cidade , para quem gosta de caminhar melhor ainda , metro com integraçao com onibus muito facil e barato , povo muito educado e receptivo . voce consegue mapas com pontos turisticos no aeroporto , hotel ou na internet . na america do sul conheci montevideo , que por sinal tambem e maravilhosa e Buenos aires , mais Santiago ta bem acima de todas .

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    julho 16th, 2012

    Olá Carlos!
    De fato, é bem fácil se locomover em Santiago. O metrô tem boa cobertura (a linha vermelha passa pelos principais pontos turísticos do centro histórico), as pessoas são simpáticas e a geografia da cidade facilita a caminhada.
    Adoro Buenos Aires, Santiago e Montevidéu… fica difícil escolher a mais bonita! Amo Buenos Aires! rsrs
    Bjs, Anna

    Responder

  3. Oi Anna!
    Vou para santiago daqui a uma semana e foi muito bom encontrar esta dica!
    Tenho um blog que fala apenas de SP, mas estou considerando seriamente contar noticias da viagem pelo Chile, acho que vai ser linda!
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços!
    Ana

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    julho 22nd, 2012

    Oi Ana!
    Vou olhar o seu blog!!! Sempre viajo para São Paulo e adoro descobrir dicas de lugares novos e interessantes.
    Certamente a viagem pro Chile será ótima!! Dá para tirar lindas fotos!!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Olá. Irei ao Chile no próximo dia 23/11. Estou muito interessada em fazer o passeio de um dia ao Aconcágua. Já dei uma olhada na empresa que faz o tour, porém é necessário um grupo mínimo de cinco pessoas. Eu e meu namorado gostaríamos de ir, preferencialmente, no dia 26/11, mas também dia 24/11 ou 25/11 cabem no nosso roteiro. Se alguém estiver interessado em conhecer um cenário magnífico, saindo de Santiago às 08h e retornando por volta das 19h30min, poderá obter mais informaçoes no link: http://www.andeswind.cl/plantillaportugues.html
    Precisamos de mais três pessoas para nao sair do Chile sem conhecer o teto das Américas.
    Deixo o meu e-mail: mmpizzol@yahoo.com.br

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    novembro 19th, 2012

    Olá Marcela!!
    Tomara que vc consiga encontrar mais companheiros para a sua aventura!!
    Boa sorte!!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Estou aqui em Santiago. Estas dicas sao reais. a única coisa é que no caso do spice chile se o seu inglês estiver enferrujado, é bom reciclar. No mais um bom tênis, e dinheiro para alguma comprida de ultima hora e para propina…..rsrsr as famosas gorjetas…

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    fevereiro 4th, 2013

    Olá Luciana!
    Fico feliz que tenha curtido e aprovado as dicas!!!
    Aproveite muito a viagem!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Olá, gostaria de uma dica, vou ao Chile passar o Reveillon 2013-2014 e gostaria de saber se é fácil comprar um Sim Card (chip de celular) acredita que essa é minha maior preocupação? rsrsrsr aguardo!!

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    novembro 5th, 2013

    Olá, Herick!

    É sim, você pode procurar uma loja da Claro, Movistar ou Entel. 🙂

    Que bom! Seria ótimo se a maior preocupação de todo mundo fosse como a sua… rs.

    Aproveita bastante! Passei o réveillon 2012/2013 em Pucón, no sul do Chile e foi fantástico!

    Abs.

    Responder

  7. Olá, Enderson!

    Todas as vezes que fui, peguei um ônibus noturno saindo de Santiago nas empresas Tur Bus e Pullman Bus. De avião, só costuma ter voo pela LAN na temporada de ski… Nos outros períodos você pode ir até Temuco de avião e de lá pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar até Pucón.

    Abs!

    Responder

  8. Olá, suas dicas são ótimas! Vamos a Santiago em Maio(de 18 a 25), seremos 07 pessoas e no grupo ninguém fala inglês 🙁 Entendi errado ou existe a possibilidade do tur ser em espanhol? Como faremos para saber mais sobre isso? Obrigada

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    fevereiro 28th, 2014

    Olá Amanda!
    Existe sim a possibilidade de fazer um tour privado em português ou espanhol. Nesse caso, o tour é pago e vc tem que agendar previamente.
    Dê uma olhada aqui: http://freetoursantiago.cl/private.html
    Bjs, Anna

    Responder

  9. Olá Anna, eu e meu namorado, vamos para Santiago em julho desde ano 2014, você sabe nos informar quanto custa as passagens de onibus (linha comum), ou aonde nós podemos nos informar por algum site? Tem algum evento especial nesta época do ano lá? Quais sao os restaurantes bons e baratos lá? Hostel ou Hotel a melhor comodidade(privativa) sem gastar muito? Adoramos a dica dos onibus de turismo free, já estamos agregando no nosso roteiro! =)
    Obrigada

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    abril 18th, 2014

    Olá, Luisa!

    A tarifa do ônibus custa $600 pesos. Você pode conferir os preços (incluindo integração) aqui: http://www.tarjetabip.cl/tarifa-integrada.php
    Vale ressaltar que para pegar ônibus em Santiago é necessário adquirir a "tarjeta Bip!", que é vendida em diversos pontos da cidade, incluindo estações do metrô. Eles não aceitam pagamento em dinheiro nos ônibus, apenas no metrô.

    Em Julho o que mais atrai os visitantes são as estações de esqui nas proximidades de Santiago, mas não há eventos especiais.

    Encontrará diversos restaurantes no bairro Bellavista, incluindo o chamado Patio Bellavista.

    Hospedagem eu recomendo que olhe as opções no <a href="http://www.airbnb.com.br” target=”_blank”> <a href="http://www.airbnb.com.br” target=”_blank”>www.airbnb.com.br há vários apartamentos e flats por um bom valor em pontos interessantes de Santiago.

    Abraços!

    Responder

    Luisa Cabral Respondeu:
    abril 18th, 2014

    Muuito Obrigada Diego!! Vamos pegar as dicas que tem nos informados! =)
    Abraços!

    Responder

  10. Oi, Tours4Tips.com e também uma opcao de tours gratis nas cidades de Santiago e Valparaiso. Poderiam nos incluir nas suas dicas de tours gratuitos caminhando por favor. Muito obrigado.
    Wally

    Responder

  11. Olá Paulo

    Gostei das dicas, vou para Santiago em Julho e vou com certeza considerar o walking tour, tem mais algum site ou blog para indicar?

    Abraços…

    Responder

    Diego Paiva Respondeu:
    junho 6th, 2014

    Olá, Naira!

    Aqui mesmo no Nós no Mundo você encontra muitas dicas e informações sobre Santiago e arredores. 🙂

    Abraço.

    Responder

  12. Luisa também vou agora em julho com meu namorado, do ,dia 11 ao 14 quais serão suas datas? Já encontrou algum lugar legal pra se hospedar, e você vai para as estações de esqui?

    Responder

  13. Achei muito importante as suas dicas e gostaria de saber qual é a previsão de clima e o que fazer ou não poder fazer em Março deste 2016.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    fevereiro 15th, 2016

    Olá!
    Em março já estará começando a esfriar, mas não acredito que o clima irá atrapalhar os passeios.
    Fiz esses passeios no auge do inverno (julho) e ainda assim foi tranquilo!
    Depois volte para contar como foi!
    Bjs, Anna

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Booking.com
Posts Recentes