Brasília é uma cidade única. Totalmente planejada, de traçado retilíneo e forma de avião – ou será de cruz ou de pássaro? Seus bairros centrais são curiosamente chamados de Asa Sul e Asa Norte. E os demais têm o nome dos pontos cardeais: Sudoeste, Noroeste…
Não há esquinas e as áreas comerciais são separadas de acordo com a atividade comercial exercida. Há, por exemplo, a rua das farmácias, a rua dos restaurantes, o Setor de Indústria, o Setor de Gráficas… As distâncias entre um lugar e outro geralmente são enormes, mas as avenidas são largas e bem arborizadas.
É uma pena que o planejamento idealizado por por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa tenha cedido frente ao boom demográfico. Não param de surgir cidades-satélites, como são chamadas as cidades próximas à Brasília, as ruas das farmácias e dos restaurante não têm mais só farmácias e restaurantes, e engarrafamentos já são uma realidade do brasiliense.
Mesmo assim, Brasília continua linda.
Uma volta pelo Eixo Monumental é o must para qualquer turista, o lugar perfeito para apreciar muitas das belezas arquitetônicas da cidade. A praça dos Três Poderes reúne a sede do Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).
Foto: Arquivo pessoal. Palácio do Planalto.
Foto 1: Troca da guarda no Palácio do Planalto. Foto 2: Supremo Tribunal Federal.
Foto: Arquivo pessoal. Congresso Nacional.
A Catedral, em forma de mãos erguidas ao alto em oração, é impressionante.
Foto: Arquivo pessoal
Bem ao lado, os novos Museu da República e a Biblioteca Nacional. E, quase em frente, o Teatro Nacional e o Conjunto Nacional, um dos maiores shopping de Brasília.
E, como não temos Torre Eiffel, nos contentamos com a Torre de TV, que agora ganhou uma fonte luminosa.
Foto: Arquivo pessoal
No final do Eixo Monumental, JK acena a todos.
Foto: Arquivo pessoal. Memorial JK.
O Lago Paranoá e a Ponte JK são outra referência em Brasília. Uma pena que a Ponte JK, construída há pouco mais de 8 anos, já esteja com problemas estruturais…
Foto: Arquivo pessoal. Vista da Península dos Ministros.
Foto: Arquivo pessoal. Ponte JK.
Foto 1: Soraya Moretti. Foto 2: Arquivo pessoal. Península dos Ministros
E o pôr do sol…. em qualquer lugar de Brasília, é simplesmente um espetáculo!
6 respostas
AMEI, Aninha!!! Queria que fosse em inglês pra poder partilhar pros meus amigos gringos. A preguiça não ddeixa… vou mandar eles traduzirem no translator!!!
PARABENS! E as fotos: super profissionais! Ihuuuuu
Responder
Ótimo post. Só não entendo, ainda, esse lance das esquinas. Na minha concepção de esquina´, vejo várias em Brasília… rsrsrs… As fotos, um show à parte né… Vamos ver se essa cidade me conquista antes da minha aposentadoria, tempo para isso ela tem.. 🙂 Parabéns!
Responder
Olá!! As esquinas dependem do referencial… eu ainda não encontrei nenhuma. rsrsrs…
Obrigada pelos elogios!!
Responder
Verinha, muito obrigada pelos elogios e indicações!!
Vc que madruga para correr deve ter umas boas fotos de Brasília. A luz da manhã e do final da tarde são as melhores para fotografar… Se tiver, manda pra mim!!
Responder
Anna, li todos os posts sobre Brasília, viajo semana que vem pra lá e curti muito as tuas dicas. O site já está na minha lista de favoritos e sem dúvida usarei nas próximas viagens. Parabéns.
Responder
Olá Carlos Eduardo!
Fico feliz em saber que gostou do site!! Muito obrigada pelos elogios!!!! 😀
Bjs, Anna
Responder