A Bolívia não é um país grande em extensão. No entanto, a distância entre as principais cidades e as atrações turísticas mais famosas é grande. Por exemplo, Santa Cruz de La Sierra, uma das principais rotas aéreas do Brasil até a Bolívia, fica a 850km da capital La Paz. La Paz fica a mais de 500km da cidade de Uyuni, a porta de entrada do Salar de Uyuni, e a quase 4h de distância do famoso Lago Titicaca.
Por isso, é bom preparar toda uma logística para conseguir alcançar as principais atrações. E, para piorar, tenha em mente que o deslocamento via terrestre é sofrido e demorado. Em muitos lugares não há estrada asfaltada, os engarrafamentos são frequentes, a sinalização é precária e muitos motoristas têm fama de loucos. Sem falar que as leis de trânsito por lá não são rigorosas. Muitos veículos – incluindo taxis, vans e ônibus – não têm sequer cinto de segurança em bom estado para utilização.
Diante dessas condições nada favoráveis, o deslocamento de avião nos pareceu a melhor opção, ainda que mais caro. Entretanto, os relatos que vimos na internet não foram nada animadores. Veja o relato da Renata do Revivendo Viagem, em que ela conta que o avião tremia, balançava e chacoalhava tanto, que metade dos passageiros rezava para o avisão não cair, e a outra metade chorava, gritava ou vomitava. Tenso…
Mesmo assim, escolhemos ir de avião. Entre sacolejar no ônibus por 10 horas para fazer o trecho de La Paz a Uyuni, preferimos sacolejar no avião por apenas 1 hora.
Na Bolívia existem 2 principais companhias aéreas: a BoA – Boliviana de Aviación e a Amaszonas.
Escolhemos a Boliviana de Aviación, pois tinha os melhores horários e preço, quando pesquisamos. Fizemos os seguintes trechos:
- Santa Cruz De La Sierra – La Paz
- La Paz – Uyuni
- Uyuni – Santa Cruz De La Sierra, com conexão em La Paz.
Confesso que, ao embarcamos, já estávamos dispostas a encarar um “teco teco” dos ares. Imaginamos o pior. Para a nossa alegria, tivemos uma excelente surpresa! As aeronaves eram novas, confortáveis e modernas. Não era um teco teco!!
E o serviço de bordo foi simples, mas não deixou a desejar. Foi até melhor que alguns voos nacionais aqui no Brasil.
Gastamos cerca de R$ 1.000 reais por pessoa para fazer os 3 trechos aéreos.
Um aspecto negativo é o fato de que esse valor não se pode dividir no cartão, tem que ser de uma só vez. Mesmo assim, achamos que valeu muito a pena, principalmente porque otimizamos o nosso tempo, evitando cansativas horas “sacolejando” nas estradas bolivianas. Além disso, só mesmo da janela do avião, para avistar a imensidão do Salar do Uyuni e passar pertinho da cordilheira. A vista das paisagens bolivianas pela janela do avião é in-crí-vel!
6 respostas
Muito toppppp
Responder
Amei viajar contigo, amiga!!!
Que venham mais viagens!! 🙂
Bjs, Anna
Responder
Oi, Anna. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Responder
Olá Natie!!
Que legal!!! 😀
BJs, Anna
Responder
Oi Anna. Fred Raimundao. Deixa eu te perguntar? Vc comprou as passagens da BoA no Brasil ou na Bolívia? Como vc fez?
Responder
Oi Raimundão!!
Eu comprei pelo site. Mas soube que o site está em manutenção e as passagens só estão sendo vendidas por meio da agência da BOA que fica em São Paulo.
Vc deve mandar um email para eles que eles façam a reserva.
Acredito que no site deve ter o contato da agência. Se não encontrar, me avise, pois tenho um amigo que mandou mensagem para eles nos últimos dias.
BJs, Anna
Responder