Desde quando comecei a imaginar a viagem a Mendoza, sabia que não poderia me hospedar em um hotel tradicional.
O charme de Mendoza está nos incontáveis vinhedos que transformaram a cidade na principal zona vinícola da Argentina. Por isso, queria estar próximo da natureza, dos parreirais e, quem sabe, da Cordilheira dos Andes. Já havíamos nos hospedado na charmosa pousada Parador da la Viña, no Vale Colchagua, famosa região vinícola do Chile, e sabíamos que um “hotel rural” era o que buscávamos.
Pensamos inicialmente no Cavas Wine Lodge e no hotel boutique da Bodega Terrazas los Andes. Como fomos na época da Vendimia, a festa colheita das uvas, a procura por hospedagem estava bem acirrada. Não conseguimos vaga. Foi então que passei a buscar no site www.mendoza.com.ar a indicação de bodegas con alojamiento.
Gostei de várias, como a Casa Margot, a Posada Salentein e a Bodega Conalbi Grinberg. Porém, o Hotel Aguamiel foi o nosso eleito. Os motivos: a localização privilegiada, o custo-benefício e a originalidade de sua construção. Conclusão: adoramos!! Hoje, depois de ter visitado o Cavas Wine Lodge e a Terraza los Andes, acho que não trocaria o Aguamiel por nenhum deles.
Fica em uma rua tranquila na área de Lunlunta, na cidade de Maipú, a cerca de vinte minutos do centro de Mendoza, que não tem sequer asfato. Muitas vezes os taxistas se perdiam até encontrar o hotel, já que as placas são bem escassas… Mas para chegar até lá, a vista é matadora! Nem me importava em fica perdida ali. No final, nós já explicávamos para os taxistas a rota até o hotel.
Foto: Arquivo pessoal. Rua a cerca de 100 metros do hotel.
São apenas oito quartos, ou melhor, cabanas, todas com vista para a Cordilheira e no meio do vinhedos orgânicos de uva malbec.
Fotos: Arquivo pessoal
A construção tem inspiração nas primeiras bodegas européias que se instalaram na região e todos os materiais utilizados são ecologicamente corretos.
Os quartos são espaçosos e a cama fica estrategicamente posicionada de frente para a porta de vidro que tem vista para os Andes.
Fotos: Arquivo pessoal
A foto do reflexo das Cordilheiras na janela de vidro é impressionante…
Foto: Reprodução. www.hotelaguamiel.com
A banheira de pedra fica integrada ao ambiente do quarto, separada apenas por uma cortina de palha.
Foto: Arquivo pessoal
Os roupões e as toalham estavam enfeitados (e perfumados) com lavanda.
Fotos: Arquivo pessoal
No banheiro, mais flores de lavanda. Os amenities também eram especiais. Para curtir o clima das uvas, shampoo e condicionador à base de vinho. Shampoo de chardonnay e condicionador de riesling…
Fotos: Arquivo pessoal
O café da manhã e o jantar são servidos na cabana maior, onde funciona a recepção.
Fotos: Arquivo pessoal
As opções do café da manhã são bem limitadas. Só havia, por exemplo, pães de forma (integral e normal). Mas o delicioso biscoito de doce de leite com cobertura de chocolate e a vista deslumbrante compensavam.
Fotos: Arquivo pessoal
A área da piscina é bem convidativa e a cesta de uvas e maças verdes à disposição dos hóspedes… um bom agrado.
Fotos: Arquivo pessoal
Descansar ali acompanhado de um bom torrontés, vinho branco especialidade da região, é programa para ninguém botar defeito. Se preferir vinho tinto, vale experimentar o vinho malbec orgânico produzido com as uvas ali do hotel. Para completar o clima bucólico, colha um cacho de uva direto do pé e se delicie…
À noite, a iluminação dá um toque especial à pousada.
Foto: Arquivo pessoal
Não resistimos e carregamos algumas cadeiras para o meio do jardim e ficamos ali conversando sob as estrelas. Não sei se foi efeito do vinho ou não, o céu até pareceu mais estrelado…
Foram dias maravilhosos!
Para terminar, deixo apenas uma crítica com relação ao serviço do hotel. Apesar da simpatia de todos os funcionários e da proprietária Letícia, o serviço não era nada rápido.
Endereço: Calle Anchorena s/número Esquina Calle IV s/número, Maipú, Mendoza, Argentina.
Diárias desde R$ 259,00, com café da manhã incluído.
7 respostas
Amei!!!! Será minha primeira opção… com certeza!!!
Beijos
Responder
Que legal! Mendoza é definitivamente um destino must go! Bjs
Responder
Olá Anna, primeiramente parabéns pelo Blog, ele está sendo o meu guia para mendoza! estou indo pela primeira vez.
Gostaria de saber como que vocês fizeram para poder fazer a reserva com o hotel "aguamiel" pois eu nao queria fazer a reserva pelo booking.com prefiro fazer direto com o hotel, mas eu nao estou achando nenhum contato deles.
Parabéns mais um vez.
Responder
Olá Pedro!
Fico muito feliz em saber que o blog está te ajudando a planejar a viagem para Mendoza!!
Tomara que vc goste tanto de lá como nós gostamos!!
Aqui está o link do hotel Aguamiel: http://www.hotelaguamiel.com
Bjs, Anna
Responder
Oi! Eu adorei as fotos que vi do hotel e estou indo pra Mendoza em julho. Só que no tripadvisor duas pessoas disseram que se hospedaram lá no inverno e não tem calefação, que o frio fica insuportável. Vcs sabe dizer se outras pessoas já foram nessa época e o que acharam?
Obrigada =)
Responder
Olá Lara!
Infelizmente não sei dizer. Minha sugestão é que vc entre em contato com o hotel por email e pergunte sobre a existência de calefação.
Se não tiver, realmente não aconselho. Deve fazer frio mesmo.
Depois volte para contar como foi a viagem!! 😀
Bjs, Anna
Responder