Na Cidade do México, especialmente na área do Centro Histórico, é fácil encontrar os fuscas-táxi, ou melhor, os vochos táxis. (Os fuscas são conhecidos no México como vochos.)
Os vochos táxis são facilmente identificáveis: verdes, velhos e barulhentos.
Foto: Reprodução
Quando passeávamos no Centro Histórico da Cidade do México, próximo ao Zócalo, não hesitamos em pegar o primeiro vocho disponível. Já estávamos há mais de 15 minutos tentando conseguir um táxi e nada.
Quando entramos no veículo, tivemos que controlar o riso e a vontade de descer logo do carro.
O Fusca não tinha o assento dianteiro do passageiro, mas até aí tudo bem. O problema é que também não tinha retrovisor nem trava da porta. A trava da porta foi substituída por uma corda amarrada no painel. E o retrovisor… afinal, para que serve o retrovisor quando se pode virar o pescoço?!
Uma chave de fenda já ficava, inclusive, a postos, no assoalho do carro, caso a trava da porta precisasse de algum reparo… Ou caso o carro quebrasse…
O velocímetro marcava velocidade constante: 120km/h, estando o carro parado ou em movimento…
Cinto de segurança era artigo de luxo. Para os passageiros não havia. Para o motorista, só havia a fita do cinto amarrada para disfarçar em algum eventual caso de blitz.
Não sei se todos os vochos táxis são assim. Depois dessa experiência no mínimo curiosa, optamos por não mais arriscar.
Uma boa notícia: parece que os vochos táxis estão com os dias contados. O Governo mexicano anunciou recentemente que os fuscas serão substituídos por novos veículos. Leia mais aqui e aqui.
Então, se alguém quiser conhecer os fuscas-táxi, tem que correr. A renovação da frota ocorrerá até o final de 2012.
2 respostas
Tenho viagem marcada com destino à cidade do México para novembro próximo. Espero encontrar esses vochos apenas como peças de museus.
Responder
Olá!
Tomara!!! rsrs
Bjs, Anna
Responder