Aruba e Curaçao: as dicas da Andreia Borges

Aruba e Curaçao: as dicas da Andreia Borges

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Quem escreve o post de hoje é a Andréia Borges. Ela é da área jurídica, moradora de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro e, sempre que pode, adora viajar e conhecer novas pessoas e culturas. Ela viajou para Aruba e Curaçao e conta as suas dicas!

==================================================

“Foram 9 dias de viagem: seis noites em Aruba, duas em Curaçao e uma em Bogotá. Embarquei no dia 16 e voltei 26 de janeiro.

Fui pela Avianca: Rio/Bogotá/Aruba e Aruba/Bogotá/Rio. De Aruba para Curaçao e Curação para Aruba, segui pela Companhia Insel Air e gostei.

Aruba

Aruba é um lugar com uma super estrutura, principalmente em Palm Beach, onde eu fiquei. Há shoppings, restaurantes, piscinas à beira-mar e piers onde são servidos drinks.

A ilha não é muito grande. Para quem aluga um carro, acho que dá para conhecer a ilha toda em dois dias, mas há passeios que devem ser feitos por agência, pois são de difícil acesso, como o Parque Arikok, onde há uma piscina natural, e a ilha De Palm Island, que pertence à agência Palm Tours.

Eu não aluguei carro, andei de táxi. Os taxistas não utilizam taxímetro, então, você pode negociar o preço. A moeda nas duas ilhas é o florim, mas o dólar é aceito, portanto, só levei dólares.

O idioma lá é o papiamento, mas a gente se comunica bem em inglês, espanhol e usando o nosso portunhol. As pessoas em geral são muito amáveis e simpáticas.

Fiz dois passeios com a Palm Tours, que é a maior agência de lá. Não sei se é a melhor, pois eles deixaram um “furo” comigo. Não apareceram para me pegar para fazer um dos passeios, então cancelei os demais, sem maiores problemas.

Praias

Além de Palm Beach, que é bonita e com uma super estrutura, visitei Arashi Beach, Malmok Beach e Boca Catalina, todas no norte da ilha, uma ao lado da outra. Essas três você conhece no mesmo dia. Ficam a 10 minutos de Palm Beach. São praias quase desertas e com mar mais azul que Palm Beach. Para ir para essas praias, os taxistas cobram entre $10 e 12 dólares, então, $ 20 dólares, ida e volta.

Aruba

Palm Beach

No sul da ilha, um pouco mais distante de Palm Beach, fica Baby Beach, que é super calma, com água bem azul e parece uma piscina. Ao lado dela tem a praia Rodgers Beach, também com mar bem azul e muito deserta. O taxista me cobrou $ 80 dólares para o trajeto de ida e volta.

Aruba

Baby Beach

Também conheci De Palm Island. Reservei e paguei o passeio pela internet. Quando cheguei em Palm Beach, passei lá para pegar o voucher. Paguei algo em torno de R$ 200, mas é sistema tudo incluído. Vale muito a pena! Na ilha, eles oferecem um mini parque aquático, equipamento de snorkel para ver os peixes coloridos, praias com espreguiçadeiras, banana boat, café, almoço e bebidas à vontade. Ainda oferecem algumas atividades pagas, para quem quiser, como massagens, mergulho, tatuagem temporária. Adorei!

Aruba

De Palm Island

Outro passeio que fiz com a agência Palm Tours foi para a piscina natural – Natural Pool Jeep Adventure. Fomos de jipe 4X4 e passamos pelo Parque Nacional Arikok, que é bem bonito. É outra paisagem. Todo árido e com animais. Durante o percurso, ainda visitamos ruínas, paramos na piscina natural onde fizemos snorkel, conhecemos a Natural Bridge, a Capela Alto Vista Chapel, e passamos próximos ao farol (California Lighthouse). No passeio está incluído equipamento para snorkel, sapato aquático e um pequeno lanche. Foi incrível! Acho que paguei por volta de R$ 160 reais. No site da agência, há todas as atividades e os valores.

Aruba

Natural Pool no Parque Nacional Arikok

Também fui a Eagle Beach, que é praticamente ao lado de Palm Beach. O taxista cobrou $ 8 dólares. É uma praia bonita, mas não tem muitas barracas e restaurantes como a vizinha Palm Beach. Nas praias mais desertas, as pessoas levam bolsa térmica com bebida e lanche.

Ao sair de Eagle Beach, peguei um ônibus até o centro (Oranjestad), onde há lojas de grifes e também lojinhas para comprar lembranças. No centro, há vários restaurantes, é bem estruturado. É bem fácil se locomover de ônibus entre Palm Beach e o centro. E a passagem foi barata. Custou $ 2,55 dólares.

Hotéis

Eu aconselho a ficar em Palm Beach, pois além de ser uma linda praia é super estruturada. Há vários hotéis pé na areia, muito bons.

Nas primeiras 4 noites, fiquei hospedada no Carinãs Studios Apartments, um apart hotel a 5 minutos da praia. Achei excelente! O quarto é grande e tem cozinha e varanda. Fiz umas comprinhas em um mercado próximo. Nas duas noites seguintes fiquei no hotel 3 estrelas Palm Beach Retreat, que oferecia café da manhã. Achei o hotel bom.

Restaurantes

Taste of Belgium – é no shopping de Palm Beach, eles têm café, almoço e jantar. Lá eu só tomei café e lanchei. Tudo muito bem preparado e com ótimo atendimento.

Mc donald’s – igual do Brasil.

Aroma d’Italy – Restaurante italiano próximo à praia (Palm beach). Comi uma lasanha de frango. Achei bom, normal. A comida, o suco e  o sorvete saíram por volta de $ 20 dólares.

Moomba – é um bar descolado, em Palm Beach. Comi uma comida mexicana. Foi gostoso!

Amazonia – churrascaria com carne brasileira. Adorei! É sistema de rodízio. Só funciona a partir de 17h. A conta com refrigerante e água deu algo em torno de $ 50 dólares.

Subway – igual ao daqui.

 

Curaçao

Em Curaçao, fiquei hospedada no Floris Suite, um hotel 4 estrelas muito bom, com um jardim lindo. O café da manhá é pago à parte e custa $ 10 dólares. Eles te levam para uma praia particular, levam e buscam para a praia Pirate bay, que é muito linda.

Curaçao é uma ilha maior, então para se locomover é tudo muito distante. Para dirigir não é tão simples, pois a ilha é grande, então optei pelo táxi.

Fui à praia Cas Abao, que é lindíssima, com água bem transparente. Ela é privada, paguei $ 6 dólares para entrar. E o táxi saiu por $100 dólares, ida e volta. É caro, pois é tudo distante.

Curaçao

Cas Abao

Também fui ao Sea aquarium. Esse é imperdível! Reservei pela internet o mergulho com os golfinhos, na Dolphin Academy. Custa $ 159 dólares. Paguei lá quando cheguei. Quem paga o mergulho, não precisa pagar a entrada do Sea aquarium, que custa $ 20 dólares. Megulhar com os golfinhos é algo extraordinário. Eles são treinados, não dá medo. Eles brincam com a pessoas. Fazem a foto do beijo. É demais! Há também o show deles, que é lindo. O show com os leões marinhos também é o máximo. Quem quiser, também ganha beijo deles. Há ainda tubarão no aquário, onde a gente pode passar a mão. Podemos alimentar as arraias e tocar nas estrelas do mar. E ainda tem as praias do Sea Aquarium, que são lindíssimas. Há quiosques na praia e lanchonetes. O táxi até o Sea Aquarium saiu por $ 50 dólares, ida e volta.

Curaçao

Não posso deixar de falar das iguanas, que são encontradas nas duas ilhas. É muito comum vê-las nas praias.

Restaurante

Governeur, em Otrabanda. De lá dá para ver Punda, com os prédios coloridos. Comi o prato típico que é keshi yena, que achei uma delícia. Leva frango, ameixa, pimentão e é gratinado com queijo. Para o acompanhamento, escolhi batatas fritas. Teve pãozinho e molho de ervas de entrada. O prato com o suco de abacaxi saiu por quase $ 22 dolares. O táxi de ida e volta saiu por $ 24 dólares.

Curaçao

Punda

Em resumo, gostei muito das duas ilhas. Aruba é mais estruturada e mais animada. Curaçao possui praias mais preservadas, com águas mais cristalinas. O legal é ir nas duas. Uma complementa a outra.” 

 

* Texto e fotos por Andreia Borges

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

22 respostas

  1. E Bonaire ? é complicado ir até lá ? eu pensei em conhecer as 3 ilhas de uma só vez. Qual é a melhor época pra ir visitar essas ilhas ? e quanto custa a passagem de ARUBA pra CURAÇAO ?

    Responder

  2. Oi Anna!! Tudo bem???
    Preciso de ajuda!…rs
    Eu e minha noiva vamos nos casar no final do ano em São Paulo e vamos fazer um cruzeiro no caribe como lua de mel!
    Gostaria de algumas (muitas!) dicas! (se for possível, é claro!)
    A primeira delas é quanto ao cambio, qual a melhor forma de adquirirmos moeda local? Faço aqui no Brasil em casas de câmbios que fornecem aquele cartão internacional, etc ou deixo para fazer nos destinos?

    Nossa viagem está com a seguinte programação:

    15/12 – São Paulo -> Aruba (com conexão em Bogotá!)
    -Ficaremos em Bogotá das 5:45 às 14:20 (O que daria para fazer por lá? Dá tempo de conhecer algum lugar?)

    15/12 – Bogotá -> Aruba (Chegaremos em Aruba as 17:10)
    -Ficaremos hospedados no Talk Of The Town Hotel & Beach Club (O que podemos fazer na Noite do dia 15 e na Manhã do dia 16 já que temos que fazer o CheckOut 12:00)

    16/12 – Aruba – 14h Embarque no Cruzeiro (Você poderia nos dar algumas dicas do que fazer, que serviço contratar, etc, etc ???)

    17/12 – La Guaíra (Venezuela)

    18/12 – Curaçao

    19/12 – Navegação

    20/12 – Colón (Panamá) – (Compras? Onde comprar? Qual limite de compras?, etc)

    21/12 – Cartagena das Índias

    22/12 – Navegação

    23/12 – Aruba (fim do Cruzeiro) – Estamos com o seguinte problema: O Navio chega em Aruba as 7:00 e o nosso vôo para São Paulo é as 19:25, o que fazemos com as bagagens até lá e o que podemos visitar nesse tempo???

    É a primeira vez que vamos para lá, estou meio sem saber o que fazer!
    Agradeço muito a sua ajuda!

    Abraço,

    Caio e Paula – Salvador/Ba

    Responder

  3. Vou pra aruba em julho e gostaria de saber se há opções baratas de comida ? Vou com meus pais mais velhos e eles têm preferência por uma comida mais simples e saudável, tem dicas ? ah, há arroz nos restaurantes?

    Responder

  4. Caio vou fazer este mesmo cruzeiro que vc e ai o q achou? alguma dica?
    O vc fez? Vou agora no carnaval!
    Os preços como estavam? comprou algo bom la?

    É a primeira vez que vamos para lá, estou meio sem saber o que fazer!
    Agradeço muito a sua ajuda!

    Abraço,

    Responder

  5. Gostaria de saber quais são as opções para se deslocar entre Aruba e Curação e qual a melhor relação custo X benefício entre as opções que existem. Obrigada

    Responder

  6. De Aruba para Curaçao só de avião ou de navio. Há cruzeiros que fazem uma parte do Caribe. Se você pesquisar, consegue bons preços nas passagens aéreas. E dentro da Ilha, há ônibus (mais em Aruba), táxi e passeios com agências. Bjs

    Responder

  7. Há restaurantes brasileiros, então, há arroz, sim. Quanto aos preços, não são tão baratos, mas você encontra redes de fast food, como subway, com preços em conta.

    Responder

  8. Oi Anna! Agora, estou com um blog sobre diversidades (assuntos em geral, como mundo pet, viagens, cultura etc). No meu blog, coloquei os links deste blog com relação às viagens para Bariloche e Caribe que relatei aqui. Quando quiser, faça uma visita. <a href="http:// wwww.mardevariedade.blogspot.com.br” target=”_blank”> <a href="http://wwww.mardevariedade.blogspot.com.br” target=”_blank”>wwww.mardevariedade.blogspot.com.br Bjs

    Responder

  9. Olá Andreia!
    Que legal!!! Bem-vinda ao clube dos blogueiros!!! kkkkk
    Tentei acessar o link do seu blog, mas deu errado (página não encontrada). Depois me passe o endereço correto que vou certamente fazer uma visita!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

    Andreia Borges Respondeu:
    agosto 8th, 2014

    Obrigada Anna. Segue o endereço: <a href="http://www.mardevariedade.blogspot.com.br” target=”_blank”>www.mardevariedade.blogspot.com.br
    Bjs

    Responder

  10. vou estar no Panama dias 26 e 27 de ovembro no dia 28 vou para um cruzeiro retornando 05 de dezembro, te pergunto, onde é o melhor local para comprar perfumes, eletronicos e algumas roupas tipo camisetas, no navio será que haverá black fridaym agradeço sua atenção

    Responder

  11. Pois é Laurete gostaria de saber também sobre essa sua pergunta, mas seria em Aruba, os produtos lá são caros? vale a pena comprar lá? Por que algumas pessoas falam que depende do lugar que você vai não são baratos as roupas, eletronicos etc.
    guardo retorno de alguém quanto a isso.

    Responder

  12. Olá Ana ,irei em Fevereiro passar minha lua de mel em Aruba, o que eu gostaria de saber é se os produtos, roupas, eletrônicos também tem preços mais acessíveis ou não lá. Aonde podemos encontrar essas coisas?
    Obrigada. Sara

    Responder

  13. Estou indo para Aruba em setembro de 2015, e estou fazendo a reserva de um hotel através do booking.com, mas vi lá que além do valor do quarto, ainda devo pagar uma taxa de 23,50% para p governo em cima do valor de todas as diárias! Esse valor extra é comum para todos os hotéis em Aruba e Curaçao? E quando esse valor deve ser pago, uma vez que não é cobrado pelo booking? Essa taxa deixa a estadia bem mais cara. Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes