Como voar na econômica e receber tratamento first class

Como voar na econômica e receber tratamento first class

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Milagres não existem. Todavia, mesmo voando na classe econômica, é possível receber um tratamento especial, digno de primeira classe, ainda que seja entre uma conexão e outra.

Em muitos voos internacionais, especialmente para destinos mais distantes, é comum fazer conexões longas – 3, 5 ou, quem sabe, 8 horas. Algumas vezes dá até para deixar o aeroporto e conhecer a cidade, fazer um city tour ou tirar uma soneca nos hotéis cápsulas. Contudo, na maioria das vezes, o tempo é insuficiente. Nesses casos, uma boa solução são os lounges ou salas VIP.

A grande vantagem dos lounges é a possibilidade de relaxar e fugir um pouco do estresse, do caos e da muvuca dos aeroportos. Há cadeiras e confortáveis sofás, inclusive para deitar e ver TV. Internet wi- fi e computadores são sempre serviços essenciais. Sempre contam também com diversas revistas e jornais, além de comidas e bebidas – alcoólicas ou não – para se servir à vontade. Os banheiros são bem diferenciados. Além de mais espaçosos, muitos contam com chuveiros.

Alguns cartões de crédito conferem acesso a salas VIP. Entretanto, mesmo sem eles, é possível ter acesso aos lounges pagando uma taxa pela utilização (day pass), que, em geral, varia entre USD 30 e 50. Confira o site Salas Vip, que contém a descrição e preços do day pass de lounges no Brasil e no exterior.

Outra opção é se cadastrar em planos anuais que permitem acesso a vários lounges, como, por exemplo, o Priority Pass, cujos planos de fidelização para acesso a lounges no mundo inteiro variam de USD 99 a 399. São mais indicados para aqueles que viajam com muita frequência.

A nossa experiência? Entre um voo de cerca de 12h de Hong Kong até Joanesburgo e outro voo de quase 11h entre Joanesburgo e Guarulhos, fizemos uma conexão de mais de 4h no aeroporto O. R. Tambo em Joanesburgo, na África do Sul. Resolvemos passar o tempo de conexão no lounge Shongololo, que fica no embarque internacional do aeroporto de Joanesburgo. Pagamos uma taxa de USD 40 por pessoa e achamos que valeu o custo.

A decoração do lugar é bem charmosa. Há vários ambientes, alguns com sofás confortáveis, outros com mesas e outros adaptados para quem quer assistir TV ou utilizar o computador.

Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo Lounge Shongololo Lounge Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo LoungeShongololo Lounge

Para os lanches disponíveis, já incluídos no preço do day pass, havia sanduíches quentes e frios, bolos, pães diversos, biscoitos, salgadinhos, além de refeições como sushi, sopa, pasta e saladas.

Shongololo LoungeShongololo Lounge Shongololo Lounge

Quanto às bebidas, havia sucos, refrigentes, cervejas, espumantes, vinhos, cafés…

Shongololo Lounge Shongololo Lounge

O consumo dos lanches e bebidas é self service e ilimitado.

O banheiro também agradou bastante. Havia três banheiros privados com chuveiros. Para utilizá-los, basta pegar a chave na recepção, que eles já disponibilizam as toalhas. Tudo estava bem limpinho.

Shongololo Lounge

Um banho foi providencial para revigorar as energias antes de encarar outro voo tão longo.

No lounge da Star Alliance no aeroporto Heathrow em Londres também há banheiros com duchas.

Banheiro do lounge Star Alliance

Já que o assunto é sala VIP, deixo aqui também as fotos do igualmente agradável BMI Lounge no aeroporto Heathrow, quando voamos de Lufthansa.

Lounge BMILounge BMI Lounge BMI

Conclusão: as salas VIP são um luxo acessível que podem fazer toda a diferença, especialmente nas conexões de voos longos.

Gostou? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

29 respostas

  1. Sala Vip é uma delícia mesmo! Mas acho que só vale mesmo pagar se for em longa espera, voo muito longo como no sue caso ou para quem quer conhecer mesmo, porque é uma delícia ficar ali esperando cheio de glamour!

    Ótima matéria.

    Flavia Mariano

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    janeiro 16th, 2012

    Olá Flávia!!
    Tb só acho que vale pagar para usar a sala vip se o tempo de conexão for longo. Caso contrário, não dá nem para aproveitar todos os mimos, rs.
    Obrigada pelo elogio!!
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Anna que dica maravilhosa, não sabia que as salas vips eram assim. Realmente uma excelente alternativa durante as conexões 🙂

    Abraços

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    janeiro 16th, 2012

    Oi Érika!!
    Também me surpreendi com a sala VIP do aeroporto de Joanesburgo. Tudo muito bonitinho, decor moderno, comidinhas gostosas, bebidas geladas e banheiros super limpos.
    E a possbilidade de um banho entre dois longos voos… Tudo de bom!! Foi, para mim, um dos grandes destaques! Além, é claro, do wi fi, rs. #viciadaeminternet
    Bjs, Anna

    Responder

  3. Olá!! Queria parabenizar pela dica, e dizer que o local é ótimo, estou nesse momento esperando o voo para Perth, Austrália. Para atualizar os valores, são U$ 40 por 2 hrs ou U$ 60 por 4 hr. A parte de bebidas é boa, tendo whisky 12 anos a vontade,refrigerante, sucos, e muita comida apimentada para os padrões do Brasil.
    O banheiro é muito bom, vale a pena tomar um banho entre os voos.
    Mais uma vez obrigado pela dica.
    Marcelo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    março 2nd, 2012

    Olá Marcelo!
    Fico muito feliz que vc tenha testado e aprovado a dica da sala VIP do aeroporto de Joanesburgo.
    Valeu pelos preços atualizados!
    Boa viagem pra vc!!
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Obrigada pela dica, na semana que vem estarei no aeroporto de Joanesburgo de 7h da manhã até as 18h esperando meu voo para Sydney….já havia procurado alguns lounges para ficar mas esse aí gostei muito, vcs postaram bastante fotos, antes vou passear um pouco ver as lojas, ja que nao poderei sair do aeroporto, ver se acho uma camiseta da Africa do Sul…..e depois vou pro Shongololo…que delicia os banheiros…vi nas suas fotos…tem shampoo e creme….estava super preocupada de chegar em Sydney sem um banho. Obrigada…depois conto como foi por lá. Abração….sou do RJ. Eliana

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    setembro 26th, 2012

    Olá Eliana!
    Fico bem em saber que as dicas estão sendo úteis!! De fato, não há nada melhor do que um banho para aguentar mais uma viagem longa. Só não me recordo se lá tinha shampoo e condicionador…
    Acho que deve ser fácil encontrar camiseta da África do Sul. Lembro de ter visto uma loja com produtos bem regionais.
    Aproveite muito a viagem!!! Vou ficar aguardando as suas dicas!!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  5. Muito bacana esse post. Não sabia que dava pra usar as salas de embarque especiais pagando uma taxa. E pensar que faz 2 meses passei 8h no aeroporto de Johanesburgo e foi suuuper tedioso 🙁
    No meu blog escrevi um post sobre dormir nos aeroportos, se quiser dar uma olhada depois. http://mochilacult.com/2011/06/13/enquanto-o-avia
    Abraços.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    outubro 4th, 2012

    Olá Lucila!
    Obrigada pelo elogio!
    É possível sim utilizar a grande maioria das salas VIP ao redor do mundo pagando uma taxa de acesso. A depender do tempo de espera e da qualidade do aeroporto, é um ótimo investimento. No nosso caso, um dos grandes destaques foi a possibilidade de se resfrescar com a ducha antes de continuar viagem…
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Oi Anna Barbara, achei muito legal suas dicas… Vou para Hong Kong e sou viajante de primeira viagem, tenho mtas dúvidas… Vou ficar em Joanesburgo 9 horas e gostei mto destes Lounges, será que terei mtas dificuldades por lá ja que não sou mto craque no Inglês? na verdade sei o básico. Vc teria alguma dica para me dar? Para ficar nestes lounges preciso reservar antes ou na hora que eu chegar posso entrar? Obrigada e parabéns amei suas dicas 🙂

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    novembro 12th, 2012

    Olá Laysa!
    Obrigada pelos elogios!!
    Não é necessário reservar o lounge com antecedência. Fique tranquila, pois é bem fácil encontrar o local. Logo na entrada do lounge há um balcão com os preços. É só pagar e depois usufruir.
    Se quiser tomar banho, basta informar na balcão da recepção que eles te entregam as chaves do banheiro com ducha.
    Espero que aproveite muito toda a viagem!!!
    Bjs, Anna

    Responder

    Layza Respondeu:
    novembro 12th, 2012

    Oi Anna, mto obrigada mais uma vez pelas dicas, vão ser mto valiosas para uma viajante de primeira viagem! Hehehehe… Bjos!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    novembro 13th, 2012

    De nada Laysa!!
    Precisando, é só falar!!
    Depois volte para contar como foi!!
    Bjs, Anna

  7. Pingback: Sala VIP Aeroporto
  8. Oi Anna!
    Gostaria de saber como que faço para pagar os serviços da sala VIP, se na hora da compra da passagem ou na hora que chego no aeroporto?
    Vou fazer um voo POA – Melbourne e tenho 4 conexões, uma delas vou ficar mais de 3 horas no aeroporto e queria aproveitar e ficar na sala vip.
    Bjos

    Responder

  9. Olá Tairine!
    Se vc comprar passagem na classe executiva, automaticamente vc terá direito a utilizar os serviços da sala vip.
    Se vc tiver voando na classe econômica, vc faz o pagamento da sala vip no momento em que chegar na sala vip para usar os serviços.
    Bjs, Anna

    Responder

  10. Olá Barabara ,tudo bem!

    Amei todas suas dicas. Parabéns!

    Estou indo a madrid com espera em lisboa de 3.45, là tem sala vip e como usar?

    Poderia também informar se faço imigração em Lisboa ou Madrid destino final?

    Bjsss

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    janeiro 22nd, 2017

    Olá Adriana!
    Em Lisboa há salas vip sim. Para utilizar, você pode pagar o acesso. Se tiver viajando de classe executiva, é só mostrar o cartão de embarque. A imigração é sempre feita no primeiro país onde você desembarca, no caso, Lisboa.
    Beijos, Anna

    Responder

  11. Olá, Bárbara!!
    Adorei a dica!! Gostaria de saber se você tem que comprar o pass pro Shongololo com antecedência ou se pode comprar na hora mesmo.

    Abraços!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    março 5th, 2017

    Olá Sofia!
    Não é necessário comprar com antecedência. Basta chegar e pagar o ingresso de entrada.
    beijos, Anna

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Posts Recentes