Flashes de viagem: Amazônia

Muitas das vezes que viajamos para o exterior nos perguntaram como era a Amazônia. Nossa resposta era sempre bem genérica. Afinal, só conhecíamos o lugar pela TV e livros.

No último feriado, deixamos as desculpas de lado e fomos nos aventurar pela selva.

É bem verdade que, em alguns pontos, a selva já não é tão selva assim. Parecia mais floresta para inglês ver… com animais domesticados e vegetação desgastada.

Contudo, ao seguirmos em um pequeno barco pelo igarapé (floresta alagada), o meu imaginário de floresta Amazônica veio à tona. Árvores gigantescas, vitórias-régias, pássaros voando, macacos pulando de galho em galho e simpáticos ribeirinhos acenando das janelas de suas casas flutuantes.

AmazôniaAmazônia

AmazôniaAmazôniaAmazôniaAmazônia

Vimos de perto botos cor de rosa, anaconda, jacarés e bichos preguiça. Eu até me arrisquei a segurar alguns deles…

AmazôniaAmazôniaAmazônia

À noite navegamos por pequenos afluentes do Rio Negro para tentar avistar os bichos da floresta, em especial os jacarés. O guia, de habilidade espantosa, segue em pé na proa do barco e aponta uma laterna em direção à margem do rio para localizar os jacarés, cujos olhos se iluminam com a luz. Para o meu alívio, só encontramos jacarezinhos filhotes!

Amazônia

Experimentamos frutas novas e apreciamos o artesanato local.

Biribá

Arco e flecha, máscaras e tigelas enfeitadas com aves nativas

Amazônia

Tapete feito de fibras vegetais tingidas com urucum e goiaba-de-anta.

Na cidade de Manaus visitamos o Teatro Amazonas, símbolo da riqueza dos tempos áureos da Borracha,

fomos até o Encontro das Águas, onde as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas barrentas do Rio Solimões,

Amazônia

vimos cutias, peixe-boi, ariranhas e outros bichos no Bosque da Ciência (INPA) e

testamos a culinária amazonense e aprovamos, com louvor, a costela de tambaqui e todos os doces e sorvetes com cupuaçu e açai.

AmazôniaAmazônia Amazônia

O serviço e o atendimento ao turista, de um modo geral, deixaram bastante a desejar. E o calor, o que era aquilo? Estávamos derretendo nos trópicos!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

1. Camila Alvim
    28 junho 2011

Mais uma excelente matéria! Vocês estão cada vez melhores! Parabéns!

Anna Bárbara Respondeu:
    28 jun, 2011

Oi Camila!!
    Obrigada pelos elogios!!!! Bjs, Anna

2. Renata Menescal
    28 junho 2011

Olá Anna! Parabéns pelas fotos!
    Adoro o norte do Brasil, suas comidas típicas e seus rios lindos. Conheço Belém, no Pará e Bova Vista, em Roraima, fui várias vezes.
    Agora falta conhecer Manaus!!
    Abs,
    Renata Menescal (do MMK!)

3. 28 junho 2011

Oi Renata!!
    Agradeço os elogios!
    Morro de vontade de conhecer Belém. Ouvi muitos elogios à culinária paraense!
    Quanto a Boa Vista, não sei muita coisa… mas como estou curtindo uma fase "destinos exóticos", certamente gostaria de conhecer. Curti muito visitar um pouquinho do Norte do Brasil!
    Bjs, Anna

4. Diego Paiva
    Diego Paiva
    16 julho 2011

Fotos lindas (pra variar)!

Juro que tento me encantar com a floresta, mas o medo das águas turvas e da quantidade de animais perigosos à solta me dão calafrios, rsrs. E olha que vivi toda a minha infância em uma chácara, acho que até por isso corro de programas natureza…

Vou trabalhar bastante esse meu lado medroso e tentarei no futuro fazer um passeio assim… 🙂

5. 16 julho 2011

Oie Diego!!
    Eu também morro de medo de todos os bichos! E olha que mesmo assim eu consegui fazer a viagem….rsrs
    Tudo bem que não me aventurei a nadar no rio ou "abraçar" os botos… e fiquei tremendo de medo na hora de fazer o passeio à noite para a focagem de jacarés. Mas a experiência de entrar de barco no iguarapé é tão tão fantástica, que vale a pena todo o esforço!
    Em breve vou postar o vídeo que fiz em Manaus, quem sabe vc não se anima?!
    Bjs, Anna

6. Patricia
    9 fevereiro 2015

Estou indo para Manaus… E adorei as dicas! Parabéns. Diretas, praticas e bem úteis. Ah! Adorei as fotos tbm.

7. Diego Paiva
    22 fevereiro 2015

Oi, Patricia!

Espero que as dicas deixem a sua viagem ainda melhor. Muito obrigado pelos elogios!

Abraços.

Deixe seu comentário:

* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.