Andando de trem na Suíça

Viajar de trem na Suíça é confortável, rápido e fácil.

Confesso, contudo, que ficamos um pouco perdidos ao tomar o primeiro trem. Subimos e descemos do vagão, com medo de estarmos no trem errado. Corremos de um lado para outro, empurrando a mala, atrás de alguém que pudesse nos dar informação.  E, só depois de muito custo, conseguimos achar um funcionário da estação que confirmou que o trem que havíamos entrado inicialmente era o correto. Por sorte, conseguimos embarcar quando já soava o apito de partida.

Na hora de fazermos a primeira baldeação, saimos correndo feito loucos à procura da plataforma de onde sairia nosso próximo trem. Afinal de contas, tínhamos “apenas” 9 minutos. Chegamos esbaforidos à plataforma e, quando olhei no relógio, ainda faltavam 6 minutos para o nosso trem chegar….

Depois desse vexame inicial, vimos como é fácil e simples andar de trem. E concluímos que 9, ou mesmo 5 minutos, é tempo mais do que suficiente para sair de um trem e entrar em outro.

A dica principal para fugir dos micos é imprimir os horários dos trens no site www.rail.ch (não há versão em português; só inglês, francês, italiano e alemão). Nesse site é possível traçar a rota da viagem, com todos os detalhes: horário de saída e chegada, duração do trajeto, locais de conexão (se o caso), número da plataforma,  tipo de trem e ocupação (se o trem estará vazio, cheio ou muito cheio).

A imagem abaixo foi obtida no site www.rail.ch e indica, a título ilustrativo, a rota de Interlaken West até a cidade de Montreux, com conexões em Spiez e Visp, e mostra todos os detalhes mencionados acima.

Trem na Suiça

Imagem do site www.rail.ch

Utilizando as informações do site, não tem como errar. Por via das dúvidas, segue um minucioso passo a passo.

Primeiro, anote ou imprima os horários do trens e suas conexões do site www.rail.ch

Chegando nas estações, procure a plataforma indicada no site e verifique as placas de informação, como a da foto abaixo.

Trem na Suiça

Foto: Arquivo pessoal

A foto indica, por exemplo, que você está na plataforma (gleis) 1 e o próximo trem é IC (Intercity, trem que conecta cidades maiores), tendo como destino final Basel, com paradas em Spiez, Thun, Bern, Olten (entre outras), e saída às 9:06.

A placa também indica ali onde está escrito “sektoren” quais são os vagões da primeira (indicado com o número 1) e da segunda classes (indicado com o número 2). Para entrar na primeira classe se posicione próximo das placas com as letras A e B que estarão na plataforma. Para a segunda classe, posicione-se próximo à placa com letra C. O vagão restaurante estará entre as primeira e segunda classes.

Importante: Mantenha os tickets ou passe de trem sempre em mãos (juntamente com algum documento de identidade, pois certos cobradores conferem o nome que está no passe de trem com o nome do passaporte ou identidade) e confira o número que está marcado na entrada do vagão para indicar se 1ª ou 2ª classe, antes de entrar.

Trem na Suiça Trem na Suiça

Foto: Arquivo pessoal. Os números 1 e 2 próximos às portas indicam que é, respectivamente, primeira e segunda classe.

Se o seu ticket/passe de trem foi comprado para a segunda classe, não adianta querer sentar na primeira. Sempre passa um funcionário conferindo os bilhetes e ele gentilmente irá pedir para você ir para a classe certa, caso isso ocorra.

A diferença entre a primeira e a segunda classe, na maioria dos trens, é pequena. Os assentos da primeira são mais largos, mais confortáveis e, em geral, a quantidade de passageiros é menor, o que significa mais tranquilidade. Entretanto, a diferença de preço é considerável. Os tickets da primeira classe custam de 50 a 60% mais do que os da segunda classe.

As fotos abaixo são de vagões da segunda classe, os quais achamos muito satisfatórios.

Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça Trem na Suiça

Em geral, os trens têm lugares específicos para deixar as bagagens. Alguns vagões também podem transportar bicicletas, mas em alguns trens é necessário fazer reserva.

Outro detalhe: os trens, salvo algumas exceções, não possuem lugar marcado.

Por fim, caso esqueça de imprimir a rota na internet, você deverá procurar a grade de horários dos trens, com os respectivos destinos, existente nas estações. A desvantagem de se orientar dessa forma é que cada estação só tem os horários dos trens que partem daquela própria estação. Assim, em caso de baldeação, não haverá a indicação da rota até o destino final.

Aí, a solução é perguntar no guichê de atendimento ou procurar os livrinhos disponíveis próximos aos guichês de informações com os horários e destinos. Nos livrinhos, há a indicação dos horários e das conexões, embora não tenha a indicação do número da plataforma. Por isso, insisto: a melhor forma é imprimir a rota, com a indicação completa de todos os detalhes, no site www.rail.ch.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.