18 dicas para curtir as férias em Brasília

Brasília não é um destino turístico por excelência. Para muitos, a Capital se limita aos escândalos de poder e aos prédios públicos. Porém, Brasília tem muito a oferecer e pode ser um destino incrível se você souber curtir a vibe brasilense como um local.

Então anote aí as nossas dicas e explore esse quadradinho do Planalto Central!

1 – Experimente Brasília com street art, mercados e sunset no Lago

Experimentar uma Brasília diferente. Essa é a proposta do Experimente Brasília, uma empresa de alma candanga que resolveu mostrar ao mundo as belezas da capital, a partir de um olhar local. Eles organizam walking tours com roteiros de arte de rua, roteiros arquitetônicos (como a rota dos azuleijos do Athos Bulcão) e por aí vai… Veja mais detalhes aqui e aqui.

2 – Bike, história e arquitetura

Essa é a ideia do pessoal do Camelo Bike Tour. O Graco, responsável pelo tour, é arquiteto e urbanistas e leva o pessol sob duas rodas por circuitos inusitados, com direito a um olhar arquitetônico da cidade e curiosidades da construção da capital. Leia mais aqui.

3 – Um passeio no Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília é um desses lugares que a gente esquece que está na cidade. Com diversas possibilidades de diversão, reservE uma manhã de domingo para tomar café da manhã no bistrô Jardim BomDemais. Há duas opções de fórmulas para você escolher ambas com opções de pães, bolos, frutas, sucos, e em uma delas  os produtos são sem glúten. Quer mais? Traga sua bike e aproveite para desbravar algumas trilhas no meio do cerrado, assim seu domingo estará completo. O bistrô funciona de quarta a domingo, das 9 às 17 h e fica ao lado do Centro de Visitantes.

4 – Bora pro Parque

Corrida, caminhada, yoga, bike, patins… aos finais de semana o brasiliense gosta de curtir a vida ao ar livre no Parque da Cidade, o maior parque urbano da cidade. A entrada é gratuita e sempre rola algum evento bacana por lá. Para quem curte yoga, a ideia é se juntar ao grupo do Coletivo Namaste, que se reune embaixo de uma árvore próximo ao Quiosque do Atleta todos os sábados às 9h. Não precisa ter experiência. Basta chegar com sorriso e disposição. A contribuição sugerida é de R$ 20.

5 – Te vejo na praia

O Universo não queria praia no Planalto Central, mas os homens quiseram diferente. Pelo menos em uma parte do ano. Nos meses de julho e agosto, uma praia artificial é construída às margens do Lago Paranoá. Por lá tem areia, cerveja e muita festa de quinta a domingo. A programação pode ser consultada aqui.

6 – Se joga no Lago!

Se não tem praia, vamos de lago mesmo! Se ideia é ficar só curtindo o visual, vá para o Pontão ou para a Orla da Ponta JK, os lugares com melhor estrutura. Mas se a ideia é cair na água, dá para escolher entre SUP, Fly board, wake board, caiaque… dá até para tentar umas aulas para aprender a velejar ou alugar uma lancha. Alguns bons lugares são a Praia do Cerrado (Bosque da QL 10 do Lago Sul), Katanka (Clube das Nações) e Orla da Ponte Jk. Leia mais aqui.

7 –  Yoga no Parque Olhos D’água

O Parque Olhos D’água (413/414 Norte) é o queridinho dos moradores da Asa Norte. O parque é bem arborizado, tem um lago com patos e clima bucólico. É com esse visual que é possível experimentar o Método DeRose, uma prática que utiliza técnicas do Yoga para o corpo e propõe uma cultura de boas relações humanas. A dica é desfrutar de uma aula gratuita todos os domingos às 17h.

8 – É hora de picnic!

Na Capital não faltam imensas áreas verdes. Como o clima ajuda, traga uma toalha, algumas guloseimas e curta um picnic. Pode ser em alguns dos parques da cidade, no eixão do lazer ou embaixo de uma das árvores das superquadras. Se preferir um picnic mais elaborado, procure o bistrô do Jardim Botânico ou do CCBB que eles organizam tudo para o picnic.

9 – Festival Internacional Instrumenta Brasília

Um pouco de música para deixar as férias ainda melhores é sempre bom! De 11 a 17 de julho, na Praça das Fontes do Parque da Cidade, na Funarte e nas estações de metrô da cidade, Brasília vai receber o Festival Internacional Instrumenta Brasília, de música instrumental. Além das apresentações, irão acontecer oficinas gratuitas e seminários. Vale a pena conferir a programação aqui.

10 – Olhe pro céu!

Já dizia Lucio Costa, “o céu é o mar de Brasília”. Então, não perca a chance de olhar para o alto e admirar o céu brasiliense. Praticamente de qualquer lugar da cidade é possível observar o horizonte. E que horizonte! No inverno, o pôr do sol ganha contornos rosas e alaranjados de tirar o fôlego. Suba no mirante da Torre de TV ou da Torre de TV Digital, sente em um dos bancos da Praça do Cruzeiro, caminhe pela Praças dos Cristais no Setor Militar Urbano ou vá até o Calçadão da Asa Norte para ter as melhores vistas do por do sol.

11 – Buenos Aires é aqui!

Durante os domingos de julhos, os restaurantes Loca como Tu Madre e Bistrô Ancho, na 306 Sul, prometem trazer para a versão brasiliense da tradicional Feirinha de San Telmo, com expositores de antiguidades, fotografias e artesanato. É claro que tem música argentina ao vivo para dar o clima. Veja mais detalhes aqui.

12 – Muito café no Thursday Night Throwdown – TNT Brasília

Brasília tem vários cafés super transados, com cardápios que competem com os melhores cafés do mundo. E não bastasse isso para ir conhecer cada um deles, vale ficar ligado nas programações especiais que acontecem em cada um deles. Uma das atrações que mais legais é o TNT Campeonato de Latte Art, um evento que acontece toda última quinta-feira do mês e envolve derramar um pouco de leite em xícaras de Espresso e formar desenhos, os Latte art. Além de ser uma oportunidade para ver os baristas prepararem as bebidas e se divertir, durante o campeonato, os cappuccinos preparados são cortesia para os clientes. Saiba mais aqui.

13 – Cine cult no Brasília Shopping

Todas as quintas-feiras de julho, rola uma cineminha gratuito no Teatro Brasília Shopping, às 19h30. Os filmes em cartaz trazem exploram o universo feminino e contam histórias femininas marcantes. A programação pode ser consultada aqui.

14 – Teatro no Palco Giratório do SESC

Durante o mês de julho, diversas companhias teatrais do Brasil inteiro se apresentam gratuitamente nos palcos dos Sesc Garagem e na Torre de TV. A programação pode ser vista aqui.

15 – Vai uma cachoeira?

Mesmo no inverno, faz calor em Brasília durante o dia. Bateu o calor? Vá se refrescar em uma cachoeira. Mesmo a poucos quilômetros do Plano Piloto, é possível encontrar algumas. Uma boa opção é a Chapada Imperial, que fica a 50km do Plano Piloto. Leia mais aqui.

16 – Partiu Piri!

Casarões antigos, ruas de paralelepípedos, igrejas centenárias, boa gastronomia e natureza exuberante. Precisa dizer mais alguma coisa para dizer que a cidade histórica Pirenópolis, “Piri” para os íntimos, localizada a cerca de 140km de Brasília, é a uma ótima pedida para um bate e volta no fim de semana? Veja mais detalhes aqui e aqui.

17 – Já ouviu falar em vinícola no Cerrado?

Pois é. Vinícola no cerrado existe! E, segundo os bons entendedores, o vinho é de qualidade. A Pireneus Vinhos e Vinhedos recebe turistas para degustações e passeios nos parreirais. E não é que no caminho até lá é possível parar numa fazenda que produz queijo tipo suíço?! Melhor ainda! Veja mais aqui.

18 – A histórica Goiás

A cidade de Goiás fica a 300 km de Brasília e é outra ótima pedida pra um fim de semana. A antiga capital do estado tem um centro histórico lindo, e é a terra de Cora Coralina, a grande poetisa que é lembrada até hoje no museu que fica na sua antiga casa. Vale a pena conferir o roteiro com as atrações de Goiás aqui.

19 – Cerveja gelada e petiscos no Baixo Asa Norte

Pra quem gosta de curtir um barzinho à noite, a 408 norte é repleta de opções. Chamada de “Baixo Asa Norte”, a rua tem happy hour para todos os gostos: cervejas especiais no Grote Markt e Godofredo, um bom tira gosto no Bar da Chica, proposta de bons drinks e boa gastronomia no Nola (que será inaugurado dia 15/7) e uma ótima programação musical e muita gente bonita no Pinella!

* O texto foi escrito a oito mãos, com a participação da Anna Bárbara do Nós no Mundo, da Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, da Camila Torres do Colecionando Imãs e da Verinha Mafra, que está com blog atualmente em atualização. Todas brasilienses de coração, blogueiras de viagem e apaixonadas pela cidade onde moram.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.