Death Road na Bolívia: de bike ladeira abaixo, só para os fortes!

Você encararia um passeio de bike ladeira abaixo com um visual incrível?

Death Road

E se estrada por onde é feito o passeio tivesse apenas 3 metros de largura? E se a estrada fosse à beira do precipício? E se tivesse que dividir esses poucos metros com alguns carros? E se eu dissesse ainda que o nome da estrada é Estrada da Morte (Death Road, em inglês) em razão do elevado número de pessoas que já morreram ali? Se você respondeu sim a todas as perguntas, bem vindo ao clube dos fortes!

Death RoadDeath Road

Death Road

Apesar de toda loucura, esse passeio existe de fato. E, inacreditavelmente, é um dos tours mais populares entre os turistas que visitam a capital boliviana. Quase todas as agências de La Paz organizam “passeios turísticos” pela Death Road.

E posso dizer com a propriedade de quem encarou o desafio: é perigoso, aterrorizador e deliciosamente incrível!

O passeio começa em La Cumbre, a 4.700m de altitude. É ali onde colocamos os equipamentos de segurança ( macacão impermeável, luvas, joelheiras e capacetes), conferimos as bicicletas e escutamos as primeiras orientações dos instrutores. Em resumo: se jogue, mas com moderação!

Death Road

Para não assustar logo de cara, a primeira etapa do passeio é a mais tranquila. A estrada é até asfaltada e tem guard rail. Em compensação, o fluxo de carros é grande. fique com um olho na pista e outro na paisagem!

Death RoadDeath Road

Imagem de Amostra do You Tube

Algumas horas e zero esforço depois (como é só praticamente downhill, não precisa nem fazer esforço para pedalar), é a vez de enfrentamos a “real” estrada da morte, toda no barro, beirando o precipício e, no nosso caso, para piorar, chovendo muito!

Death RoadDeath RoadDeath Road

Ali sim é possível entender porque o lugar leva o nome de estrada da morte e o título de estrada mais perigosa do mundo. É pura adrenalina!!!
Imagem de Amostra do You Tube

 

Durante o trecho que dura cerca de 2h, há várias paradas estratégicas para fotos e novas orientações dos instrutores.

Death RoadDeath Road

Ao final, se sobreviver à estrada da morte, garanto que o sorriso de orelha a orelha será inevitável!!!

Death Road

O passeio termina com direito a banho, almoço e piscina. Aliás, um banho é mais do que necessário. Estávamos com lama literalmente da cabeça aos pés!

Death Road

Informações importantes:

O passeio é no estilo “down hill” ou seja, ladeira abaixo. Em outras palavras, não é necessário muito preparo físico. No entanto, coragem e desenvoltura na bike são essenciais.

A escolha de uma boa empresa de turismo é muito importante. Escolhemos a Altitude Adventures e gostamos bastante do serviço, à exceção das fotos. O fotográfo disponibilizado gratuitamente pela empresa foi um fiasco! Imaginávamos que ao final teríamos fotos incríveis. Frustração total! As fotos ou saíram tremidas, desfocadas ou embasadas. Ainda bem que levamos a gopro e conseguimos fazer algumas fotos e vídeos.

O passeio dura o dia inteiro. Saímos às 7h e regressamos às 21h. O nosso grupo tinha 7 pessoas e 3 guias. O preço varia de $500 a $650 bolivianos (algo entre R$ 250 e 330,00), a depender da qualidade da bike. No valor está incluído transporte, bicicleta, equipamento de segurança, além de café da manhã, almoço e lanche. No banho, eles disponibilizam shampoo e toalha.

É recomendável levar um saco plástico (para guardar a roupa suja, em caso de chuva), lenço umedecido (para limpar a lama ou a poeira) e óculos escuros (entrou tanta lama no meu olho que no dia seguinte ao passeio fiquei com os olhos vermelhos e inchados).

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.