Viva os BierGarten! Cerveja, cerveja e um wurst, só para variar

Verão na Alemanha é assim: biergatens lotados, canecas transbordando de cerveja e ruas com intensa programação cultural. É tudo o que um turista pode querer!!

MuniqueMunique

Desembarcamos em Munique em meados de junho, coincidentemente no aniversário da fundação cidade, chamado de Stadtgründungsfest, comemorado, este ano, nos dias 13 e 14 de junho. Era festa por todos os lados! Aliás, verão na Europa é assim: uma festa só!

MuniqueMuniqueMunique

Em razão dos dias mais quentes e longos, os locais aproveitam para fazer programações ao ar livre. É teatro, cinema, música, feira, piquenique, tudo a céu aberto. Além de parques e praças sempre lotados.

É nesse clima de verão e de festa que os biergartens fazem o maior sucesso.

Biergarten são espaços ao ar livres, onde a degustação de cervejas é o grande destaque. Áreas abertas de restaurantes, pracas, parques… Praticamente todo local ao livre pode se tornar um biergarten. Basta algumas mesas e muita, muita cerveja.

Foi exatamente assim que a Marienplazt, a praça mais conhecida de Munique (famosa pelo seu relógio), se transformou num mar de guarda-sol e grandes mesas coletiva. Músicos e artistas de rua aproveitaram para

Munique

Munique

Munique

Munique

E não foi só na Marienplatz. Várias outras praças e ruas do centro histórico (Altstadt) também foram tomadas por biergartens durante Stadtgründungsfest. Não se preocupe se visitar a cidade em outra época. Os biergartens se multiplicam em toda a cidade durante todo o verão.

O bom dos biergarten é que eles são democráticos. Qualquer um pode chegar, sentar e participar da festa. Nada de ingresso para entrar nem de assentos reservados.

O cardápio é reduzido: alguns tipos de cervejas locais, uma ou duas opções de suco ou refrigerante e algumas poucas opções de comida, todas especialidades locais. Mas, convenhamos, quem vai a um biergarten, quer degustar uma boa cerveja e não ter uma experiência gastronômica. Então, se for com esse propósito em mente, garanto que não irá se decepcionar. Se pedir cerveja, pretzel ou wurst, o sucesso é garantido!!

Munique

Só para explicar: wurst são os tradicionais salsichões alemães. Podem ser feitos com carnes porco, vaca/vitela ou ainda com uma combinação de carnes. São deliciosos! Não deixe de experimentar a weisswurst, uma salsicha branca típica da Bavária. Apesar da aparência estranha, é deliciosa!

As cervejas, em geral, são servidas em enormes canecões de 500ml ou 1 litro. E prepare-se! Reza a lenda que é necessário beber, pelo menos, um canecão de 1 litro, sem ajuda de outra pessoa, para poder regressar à Baviera (região ao sul da Alemanha famosa pelas cervejas). Se é verdade ou não, não sei dizer. Por via das vias, me esforcei para tomar meu canecão sozinha, rsrs.

Os preços das canecas de 500 ml custam em torno de 3 a 5 euros. E fica o aviso: as canecas não são brindes para levar para casa. Na maioria dos biergartens em espaços públicos, ao comprar a cerveja, é necessário pagar o valor referente ao depósito pelo uso do copo, uma espécie de caução. E junto com a caneca transbordando de cerveja eles te entregam uma ficha. Quando terminar a bebedeira, basta se dirigir ao caixa e devolver a caneca com a fichinha, para recebe de volta o valor relativo à caução, que costuma ser um torno de 1 a 2 euros.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.