1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília: evento reúne apaixonados por aeronaves

Na manhã do dia 25 de julho de 2015, a Inframerica realizou o 1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília. O evento que reuniu fotógrafos (profissionais e amadores) apaixonados por aeronaves permitiu que os 65 selecionados – via inscrição no site do aeroporto – pudessem fotografá-las de perto e em áreas restritas, onde só é possível o acesso de pessoas autorizadas.

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

O termo spotter vem do inglês e significa “observador”, mas também é utilizado para “vigia”, “guarda” ou até mesmo “detetive particular”. No Brasil e no mundo todo, fotógrafos que buscam captar o movimento das aeronaves, as pinturas especiais, entre outros, são chamados de plane spotters, pois eles realizam um trabalho realmente investigativo.

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Rádio para ouvir a frequência da torre e saber sobre o movimento de pousos e decolagens, colete refletivo, câmera a postos, boné e protetor solar são só alguns dos itens carregados pelos observadores de aviões. Eles acompanham as frequências abertas da torre de comando para saber exatamente quando uma determinada aeronave irá pousar ou levantar voo, para então fazer a melhor foto.

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Aplicativos nos smartphones também são essenciais para acompanhar via radar a movimentação das aeronaves e saber com antecedência se algum modelo de avião “raro” em determinado aeroporto, ou pinturas especiais das cias aéreas estarão no aeródromo de interesse.

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Geralmente os spotters ficam em pontos de observação próximos às pistas e na área externa, mas numa iniciativa inédita em Brasília, a Inframerica (administradora do aeroporto) montou um evento muito bem organizado e convidou os fotógrafos para dentro da área restrita, deixando-os bem próximos dos aviões para registrar tudo.

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Tudo começou com um briefing na noite anterior ao evento, onde todos conheceram a equipe da Inframerica que organizou o 1º Spotter Day. Lá nos foi explicado como seria a estrutura, horário para chegada e os procedimentos de segurança.

1° Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Nos impressionou o trabalho realizado por eles, pois procuraram spotters da cidade para que fossem feitos estudos de iluminação – posição do sol -, movimentação das aeronaves, segurança e distância da pista para a realização do evento e, permitir as melhores condições para os spotters aproveitarem. Ao final do briefing foi entregue um kit com camiseta e alguns itens úteis dos patrocinadores e apoiadores do Spotter Day.

1° Spotter Day do Aeroporto de Brasília1° Spotter Day do Aeroporto de Brasília

No dia seguinte todos se encontraram no horário combinado e, logo após a identificação e passagem pela área de segurança, foi hora dos cliques. Milhares deles!

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Teve aceno de pilotos e passageiros;

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Alguns praticamente pararam para a foto;

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

Teve avião da Força Aérea Brasileira também marcarcando presença;

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

E muitos outros taxiando para decolar!

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

O clima de descontração – e empolgação – esteve presente durante todas as 4 horas de evento, tanto que, no final, todos foram embora com pesar, mas felizes com a experiência e torcendo por novas edições do Spotter Day SBBR. 😀

1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília

A Inframerica ainda realizou um concurso fotográfico, onde a melhor fotografia entre os participantes será premiada com uma viagem para Natal com tudo pago. Boa sorte aos spotters!

Quer saber quando acontecerá o próximo? Acompanhe o Aeroporto de Brasília nas redes sociais! Eles estão identificados como @aeroportobsb no Instagram e Twitter.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.