Recanto Pedra Grande: Hotel Fazenda próximo a Brasília

Comida de roça, simplicidade e simpatia. Assim foi o delicioso final de semana no Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande.

Localizado no Vale do Paranã, mais precisamente no Município de Formosa/Goiás, e a 150 Km de Brasília, o Recanto Pedra Grande é uma ótima opção para descansar e ficar mais próximo da natureza.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Logo que chegamos fomos recebido pela simpática Dona Graça, que se apresentou como “a Graça do Recanto”, dizendo, em seguida, “mas não a única graça do Recanto”, fazendo um trocadilho com o seu nome.

Em seguida, conhecemos o Seu Dejair, que começou uma boa prosa sobre a história da fazenda. Ele nos contou que a colonização da região começou em 1730, muito antes da construção de Brasília, quando Salvador ainda era a Capital do Brasil. Também contou que, ali próximo da fazenda, fica o Sítio Arqueológico do Bisnau, com pinturas em cavernas e gravações em pedra da área da pré-história, datadas de 4.500 anos atrás. No final da conversa, ele nos disse para ficarmos bem à vontade.

Aliás, essa é a filosofia do lugar: deixar o hospede à vontade para que ele se sinta como se realmente estivesse na sua própria fazenda.

E a pequena quantidade de quartos só confirma essa filosofia. Por mais que o hotel esteja com todos os 10 quartos ocupados, a fazenda nunca parecerá lotada. Há sempre muito espaço para curtir momentos a sós com a natureza.

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Os quartos são simples, mas bem funcionais e limpos. Há TV, frigobar e banheiros individuais com água quente. Cada um deles tem tamanho diferenciado, podendo receber de 2 a 7 pessoas.

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

O Hotel Fazenda não aceita turistas que só queiram passar o dia (esquema day use). Há apenas pacotes fechados com hospedagem e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) de sexta a domingo. Por isso, não há – felizmente – a muvuca, a bagunça e a música alta de muitos Pesque Pague. É um lugar para relaxar.

Falando em pescaria, na fazenda há lagos e córregos para pescadores amadores ou não. Se a pescaria funcionar, a Dona Graça faz questão de preparar o peixe para o almoço ou jantar.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Para quem prefere algo mais dinâmico, dá para andar canoa ou caiaque, fazer um passeio a cavalo ou de charrete, jogar uma partida de voley ou futebol, fazer trilhas pelo Cerrado ou mesmo nadar na piscina natural. 

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Há também um parquinho para crianças pequenas e uma casa na árvore. Esta última, sem limitação de idade. Isso mesmo. Adultos podem subir na casa da árvore, sem nenhuma censura. Lá do alto da copa da árvore é possível avistar a serra e até sentar um pouquinho para ler um livro. Na hora de descer, dá para arriscar um escorregador, que também não tem limitação de idade. Não se preocupe em descer todo desengonçado. É igual é bicicleta: a gente nunca esquece como fazer. E, como dizem por aí, do chão na passa.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Quando o sino tocar, pare tudo o que estiver fazer e siga até a sede da fazenda. É o aviso de que a comida está na mesa, ou melhor, no fogão à lenha. Garanto que não irá se arrepender.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

A comida é tipicamente mineira e goiana. Tudo simples e delicioso: arroz, feijão, quiabo, angu, farofa, galinha caipira, carne de panela… A sobremesa segue a mesma linha: doce de leite, pudim, doce de banana, rapadura… Me lembrou o gostinho das férias na casa da minha avó no interior de Minas.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

O charme fica por conta da decoração caipira com louças esmaltadas, das panelas de barro, das toalhas de crochê e da “floresta de talheres”.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Depois da comilança, recomendo um cochilo no redário.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

No fim do dia, quando a preguiça der uma trégua, aproveite para fazer uma trilha para curtir o pôr do sol. Esse foi, sem dúvida, o meu passeio preferido!

Como o Recanto Pedra Grande faz parte da Reserva da Biosfera de Goiás, estabelecida pela Unesco, a área de Cerrado nativo tem flora e fauna muito bem conservada. É por isso que muitos estrangeiros que gostam de observar pássaros (chamados de birdwatchers, em inglês) procuram o Recanto para curtir o hobby.

O Sr. Dejair, que tem um olho mais treinado, nos acompanhou na caminhada, mostrou araras, tucano, periquitos, marrecos….

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Ele também nos mostrou algumas plantas medicinais e nos levou até o melhor ponto de observação do pôr do sol. Aliás, na hora do pôr do sol, eu e amigos blogueiros Camilla Kaffino do Ensaios de Viagem e o Marcelo do Across the Universe fizemos a festa! O cenário é sen-sa-ci-o-nal!! O Seu Dejair e os demais hóspedes ficaram até assustados com a enorme quantidade de clicks disparados pelas nossas câmeras fotográficas. Mas também pudera… veja como foi incrível!

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Hotel Fazenda Recanto Pedra GrandeHotel Fazenda Recanto Pedra Grande

À noite, é hora de relaxar ao lado da fogueira, curtindo uma roda de viola. Depois é só esperar o dia seguinte, torcendo para demorar a chegar…

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

Pontos positivos:

– A simpatia dos donos faz com que você se sinta em casa.

– A comida caipira é simples e deliciosa.

– Há atividades para toda a família.

– O pôr do sol, para apaixonados por fotografia como eu, é absolutamente memorável.

Pontos negativos:

– Tudo é muito simples (mas essa é mesmo a ideia do hotel fazenda :D)

 

Informações úteis:

Para chegar até o Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande, basta seguir o mapa indicado no site do hotel. É bem fácil.

Hotel Fazenda Recanto Pedra Grande

A estrada até lá, saindo de Brasília, está em boas condições. Tem pista dupla até a cidade de Formosa/GO. Há um trecho de estrada de terra, mas, pelo menos por agora, também estava em boas condições.

O Hotel trabalha com hospedagem fechada para os finas de semana, iniciando na sexta às 15h e encerrando no domingo às 15h. O pacote para o fim de semana custa R$ 596,00, o casal. No valor é incluído café da manhã, almoço e jantar (pensão completa). Crianças menores de 5 anos não pagam.

As reservas somente são feitas no site do Hotel – http://www.recantopedragrande.com.br – ou por telefone: (61) 3224-1397, (61) 3226-8184, (61) 9673-2493 ou (61) 3503-5005.

 

Gostou? Veja mais fotos no nosso Flickr.

Aproveite também conferir as opinões e as fotos da Camilla do Ensaios de Viagens sobre o hotel: http://ensaiosdeviagem.com/hotel-fazenda-em-brasilia-recanto-pedra-grande/

 

* O Nós no Mundo visitou o Recanto Pedra Grande a convite da Rural Tur.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.