Quantos sapatos e blusas cabem em uma mala de bordo?

Arrumar as malas é, para muitos viajantes, a pior parte da viagem.

Nunca cabe tudo aquilo que se quer levar. Às vezes, só mesmo sentando sobre a mala para conseguir fechar. E, para piorar, parece que, na volta, a mala nunca comporta a mesma quantidade de roupas da ida, ainda que não se compre nada durante a viagem! Já reparam nisso ou é só comigo??

Mala

Foto: Reprodução

Mas, e se arrumar as malas não fosse tão ruim assim? E se fosse possível colocar em uma mala de mão (ou pelo menos em uma mala pequena), tudo aquilo (ou quase tudo) que você pudesse precisar?

Quem acompanha o blog, sabe: nos últimos 3 anos tenho me esforçado para viajar apenas com uma mala de mão e um bolsa/mochila. Juro que é verdade!! E sim, isso é possível!! (Por mais que alguns ainda duvidem, rsrs)

Também tenho incentivado nossos leitores a fazer o mesmo. E por quê? Bem, na minha opinião, viajar leve só tem vantagens. Olha só:

 

1) Quem viaja leve tem mais mobilidade

Em lugares onde o sistema de transporte público funciona, você pode pegar um metrô, trem ou ônibus, se estiver com pouca bagagem. Por outro lado, se tiver levando uma mudança, só mesmo táxi para te salvar.

2) Quem viaja leve gasta menos

Com o dólar e o euro nas alturas, esse é um grande motivador para viajar com menos bagagem!

Além de economizar utilizando o sistema público de transporte, quem viaja com pouca bagagem também economiza na hora de voar. É que algumas companhias áreas, como as low cost em geral, cobram bilhete mais caro de quem leva mais de 1 item de passagem. Quem leva muita coisa também pode vir a pagar excesso de bagagem, se ultrapassar a cota determinada por cada cia aérea.

A economia também acontece na hora de utilizar lockers de estações de trem e aeroportos, ou mesmo no táxi, onde, muitas vezes, há um acréscimo na tarifa do taxímetro em razão da bagagem.

Quem viaja com pouca bagagem também economiza nas compras. Afinal, não há lugar onde guardar uma montanha de compras.

3) Quem viaja leve ganha tempo

Ao viajar apenas com mala de bordo, não é necessário chegar ao aeoporto com tanta antecedência. Afinal, não há necessidade de esperar entrar na fila de check in para despachar a bagagem. Ao final do voo, os viajantes leves também ganham tempo, já que não precisam aguardar a entrega da mala.

4) Viajando com mala de bordo, desaparece a chance de extravio da mala!

Só quem teve a mala extraviada para saber como é desesperador vc ver a esteira do aeroporto rodar e nada da sua mala chegar…

5) Quem leva pouca bagagem, faz (e arruma) menos bagunça

Pode parecer óbvio, mas é bom pensar nisso, especialmente naquelas viagens múltiplos destinos, em que você fica apenas 2 ou 3 dias em cada lugar. Imagina ter que revirar a mala toda para encontrar aquela blusinha que estava lá no final da mala. Agora imagina ter que guardar tudo de volta? Isso sem falar no abrir, fechar e guardar as malas, para pingar de hotel em hotel…

6) É ecologicamente correto

Segundo a matéria Por uma viagem mais verde do site Planeta Sustentável, levar uma mala mais leve significa exigir menos combustível dos aviões, já que “10 quilos a menos na mala podem significar 3 toneladas a menos de peso no avião”.

 

Te convenci a viajar leve?

Ainda não?

Então tenho um argumento final:

7) Em uma mala de bordo pode caber MUITO MAIS do que você imagina

Confira aqui tudo o que levei para passar 30 dias na Europa, em destinos de praia e cidade (Holanda, Alemanha, Turquia, França e Croácia – veja os detalhes aqui), e temperaturas que variaram de 13 a 32 graus.

 

Tudo o que cabe na minha bagagem de mão

 5 pares de sapato

(1 tênis de corrida, 1 tênis all star, 1 tênis slip-on, 1 rasteirinha e 1 havaianas)
Mala

6 blusas

(2 regatas, 2 blusas de manga curta, 1 blusa de manga 3/4 e 1 blusa de manga comprida)
Mala

4 vestidos

(3 vestidos curtos e 1 macaquinho curto)
Mala

5 partes de baixo

(1 saia longa, 1 saia curta, 2 shorts e uma legging preta)

Mala

2 cardigãs de manga 3/4

Mala

1 calça e 1 blusa térmica

Mala

1 Capa de chuva

Mala

Roupa de ginástica

(1 legging, 1 blusa de manga comprida, 1 regata e 1 top)
Mala

Para a praia

1 biquini, 1 saída de praia e 1 canga

Mala

Outros

(meias, lingerie, roupa de dormir, 1 necessarie com itens de higiene pessoal e 1 sacola dobrável (para o caso de compras pelo caminho)

 

E o resultado ficou assim:

MalaMala

Só precisa ter jeitinho (e um pouquinho de fé, rsrs) na hora de colocar tudo dentro da mala.

 

O que cabe na minha mochila?

Minha câmera fotográfica Canon D 60

1 ipad

1 cardeninho de anotações com caneta

1 jaqueta de couro

1 óculos escuros e 1 óculos de grau

1 pashimina

1 necessarie com maquiagem

1 bolsa a tiracolo pequena, que utilizava como bolsa e carteira. Ali guardava meus documentos, telefone celular, fone de ouvido e dinheiro

Mala

 

Com que roupa viajei?

Um vestido de moleton de manga comprida, uma meia calça e uma sapatilha.

Mala

 

Viu? Dá para levar bastante coisa! Nem precisa fazer mágica! 😀

Então, conte para a gente quantos sapatos e quantas roupas cabem na sua mala?

 

Atualização:

Atendendo aos pedidos dos leitores, deixo aqui as informações sobre minha mala e mochila citadas no post:

– Mala de bordo: modelo Salsa Air, Ultralight Cabin Multiwheel, da marca alemã Rimowa. Tem volume de 34 litros, pesa 1,9kg e tem 4 rodinhas. As dimensões são 55x40x20cm.

Mochila: modelo Flyweight Pack da marca The North Face. A grande vantagem é o tecido bem maléavel que permite que você dobre a mochila todinha, ficando do tamanho da palma da mão.

 

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.