Hospedagem em uma vinícola na Toscana: Valdonica Winery & Vineyard Residence

A cidade tinha apenas uma rua principal e menos de mil habitantes. Era tão pequena, que o nome de cidade nem convém. Melhor chamar de vila. A vila de Sassofortino foi a  nossa escolha para conhecer a Toscana e, principalmente, se hospedar em uma vinícola.

Na Toscana não faltam cidades charmosas. Algumas delas são bem grandes e destino certo de turistas, como Florença, Siena, Lucca, San Gimignano… Sem dúvida, todas são encantadoras. Tínhamos, contudo, uma proposta um pouco diferente: fugir da legião de turistas e conhecer uma Toscana mais autêntica. Foi, assim, que descobrimos o agriturismo italiano e a cidade de Sassofortino.

Agriturismo é o turismo rural, ou o nosso agroturismo. Em geral, são pequenas fazendas produtoras de vinhos ou azeites que hospedam turistas em lugar aconchegante e acolhedor. A ideia é curtir a tranquilidade do campo, conhecer pessoas locais e degustar ingredientes orgânicos produzidos ali mesmo nas redondezas. Foi com esse objetivo que alugamos um carro em Florença e cerca de 2 horas depois desembarcamos em Sassofortino, no sul da Toscana, para conhecer a Valdonica Winery & Vineyard Residence. A Valdonica é vinícola comandada por austríacos que se apaixonaram pela Toscana e decidiram ali começar a produzir vinhos. Os vinhedos ficam no alto da colinas da região de Maremma, com direito a vista do Mar Mediterrâneo em dias claros.

Valdonica

Valdonica Winery

A vinícola oferece hospedagem em estilo rústico chique para quem curte vinhos e tranquilidade. Há opção de reservar as cantina guestrooms (quartos localizados próximos à adega, onde fica a área da receptação e do café da manhã) e as villas guestrooms (casas com mais privacidade, localizadas um pouco distante da área da recepção, ideal para viaja em grupos).

Ficamos hospedados em uma das cantinas guestrooms. O quarto não é grande, mas tem um toque bem contemporâneo. As paredes são cor de vinho e os armários de madeira lembram a cortiça das rolhas, tudo no clima dos vinhos. O banheiro segue a mesma linha: paredes vinhos e itens modernos, com atenção a todos os detalhes.

Valdonica Winery

No mini-bar, um vinho da casa de cortesia para dar o gostinho final.

O melhor do quarto é a área externa: uma varanda privativa com vista para os parreiras. É delicioso sentar ali para ler um livro ou simplesmente ficar vendo o tempo passar.

Valdonica Winery

Já a área central do hotel não lembra em nada um hotel. Parece uma casa de campo pronta a receber amigos. Os destaques ficam por conta do grande painel de vidro com vista para o parreiral e do painel de vidro com vista para as barricas de carvalho, onde os vizinhos ficam envelhecendo.

Valdonica Winery

Valdonica

É ali, na enorme mesa de carvalho decerca de 400 anos, onde é servido o café da manhã. Todos os hóspedes se sentam juntos à mesa, ótima oportunidade para trocar experiências e dicas de viagem. As frutas, as geléias, o mel, os queijos… tudo é ôrganico e produzido ali nas redondezas.

Valdonica

Valdonica Winery

Vale dizer que a informalidade é um dos conceitos da hospedagem na Valdonica. Se bater o desejo de cozinhar, fique à vontade para utilizar a cozinha. Se quiser tocar o piano da vinícola, fique também à vontade. Se quiser tomar um vinho, nem precisa dizer…. A ideia é deixar mesmo os hóspedes bem à vontade.

A vínicola tem uma área bem grande. Por isso, tire um tempinho para caminhar nos parreirais e explorar a propriedade. Foi em uma dessas caminhadas que vimos a piscina, já que fica afastada da área de hospedagem.

Valdonica Winery

De todas andanças pela propriedade, devo dizer que foram dois os meus cantinhos preferidos preferidos, coincidentemente bem próximos da área central da hospedagem. O primeiro, uma área com sofás embaixo de árvores frondosas. Se o tempo ajudar, dá para avistar a costa da Toscana e o mar!

Valdonica Winery

O segundo, a área com sofás em frente ao cáfe da manhã, com vista para os parreirais. O por do sol ali é um show a parte! Minha dica: escolha um dos vinhos da casa para curta o anoitecer.

Valdonica Winery

Valdonica Winery

Falando em vinhos, não deixe de fazer a degustação, cobrada à parte.

Valdonica Winery

A produção de vinhos da Valdonica é bem recente. Começou em 2006, mas só em 2008 as garrafas começaram a ser comercializadas. Hoje são 5 rótulos produzidos: Mersino (I.G.T Toscana Bianco), Ballarino (I.G.T. Toscana Bianco), Arnaio (I.G.T Toscana Rosso), Saragio (DOC Monteregio di Massa Marittima) e o Baciòlo (I.G.T Toscana Rosso), o top da casa.

Valdonica Winery

Confesso que os vinhos não são os melhores que já provei, mas o clima do lugar e a simpatia da equipe deixam tudo especial.

Enfim, a hospedagem foi memorável!

Pontos positivos:

– Hospedagem bucólica com clima informal.
– Quartos contemporâneos com vista dos vinhedos.
– Equipe de funcionários prestativos e simpáticos

Pontos negativos:

– A vinícola fica em um pequeno vilarejo. É necessário ter carro (com GPS) para fazer todos os deslocamentos, quer para chegar até lá, quer para conhecer os vilarejos vizinhos. Gastamos cerca de 1 hora de carro até Montalcino, cidade famosa pelos vinhos Brunelos. A distância também é de 1 hora de carro até Siena, e 1h30 até San Gimignano.
– Como a vinícola é de propriedade de austríacos, senti falta de um contato mais próximo com italianos. Para falar a verdade, queria ter conhecido uma autêntica nona, rsrs…

Mais informações:

Valdonica Winery & Vineyard Residence

End: Via Dogana 1, I-58036 Sassofortino (Roccastrada), Grosseto Toscana.

As diárias começam a partir de 100 euros.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.