O essencial do Museu do Louvre: a nossa experiência com o guia do museu mais visitado do mundo

Há alguns anos divulgaram um cálculo de quanto tempo uma pessoa levaria para conhecer todo o acervo do Louvre. E o resultado, pasmem: se você ficasse 30 segundos em frente a cada obra, gastaria mais de 2 meses dentro do museu, ininterruptamente!

Musée du Louvre

Pensando em toda essa quantidade de informação, a Patrícia Camargo, historiadora e autora do blog Turomaquia, escreveu um guia sensacional chamado “O essencial do Museu do Louvre”. 

Musée du Louvre

O pequeno guia foi escrito de acordo com os estudos realizados durante as visitas técnicas que a autora fez ao museu, ao longo de 10 anos, para concluir o seu mestrado e doutorado sobre museus e turismo cultural. Ou seja, ela é Doutora no assunto!

Musée du Louvre

Ao receber o guia, começamos a leitura com um agradável “Como usar” e os “Mandamentos para se divertir em um museu”. Essas informações são valiosíssimas e usaremos sempre, em todos os museus que iremos visitar daqui para a frente.

Musée du Louvre

São dicas básicas que vão desde como evitar uma overdose de informação, a quando parar para respirar e descansar um pouco para ter mais disposição até o final da visita. É ideal ler esta parte antes de ir ao museu, pois assim você pode planejar e organizar melhor o passeio.

Musée du Louvre

O guia sugere a visita de 18 obras – sendo que uma delas está em restauração neste momento – , todas elas selecionadas a dedo entre as mais de 35 mil expostas atualmente no Louvre.

As explicações são bem didáticas e a linguagem é super acessível. Nada de termos técnicos e chatos para dificultar a compreensão. O legal é que a autora soube unir as informações históricas e técnicas, de forma que é possível analisar e conhecer as obras nos mínimos detalhes em questão de minutos.

Musée du LouvreMusée du LouvreMusée du Louvre

Desde o movimento do pincel, ao contexto da sociedade naquele momento, ou ao momento histórico retratado na obra, o guia orienta o leitor entre as galerias – muitas vezes abarrotadas de turistas do mundo todo – de forma fluída e seguindo uma ordem lógica, sem nos deixar confusos.

Há ainda um mapa de localização extremamente útil. Como o museu tem 220 mil m2 de extensão, ter um mapa é imprescindível para ajudar a encontrar o caminho certo.

Musée du LouvreMusée du Louvre

Com as sugestões dadas, o tempo estimado da visita é de 3 horas, um prazo ótimo para circular entre as três imensas galerias e conhecer diversos movimentos artísticos.

Caso ainda tenha forças no final, há tempo suficiente para explorar por conta própria outros setores do Louvre e conhecer um pouco mais deste acervo espetacular. Não é a toa que aproximadamente 10 milhões de pessoas visitam o museu anualmente.

Musée du Louvre

O essencial do Museu do Louvre possui 63 páginas e é ilustrado para facilitar o reconhecimento da obra descrita. Ele pode ser lido antes ou durante a visita, mas, na nossa opinião, vale a leitura nos dois momentos, e até mesmo após a saída do museu, pois ajuda a compreensão e aprendizado de tudo o que foi visto. 

Musée du Louvre

Garantimos que ver todos os quadros e esculturas passa a ser algo prazeroso e nem um pouco maçante, quando vistos com junto com quem entende do assunto e sabe transmitir o conhecimento. É o fim da cara de interrogação após o excesso de informação visual recebida ao sair do museu!

Musée du LouvreMusée du LouvreMusée du LouvreMusée du Louvre

Todas as fotos deste post foram tiradas no ultimo mês, durante a visita que fizemos ao museu acompanhados do guia O essencial do Museu do Louvre. Algumas obras são as sugeridas pelo guia e outras nos chamaram a atenção e decidimos visitá-las por conta própria.

Musée du LouvreMusée du Louvre

Vale dizer também que, além deste fantástico guia sobre o Louvre, a Patrícia possui no Turomaquia uma série de posts e guias sobre diversos museus espalhados pelo mundo.

Musée du Louvre

Ano passado estivemos nos museus espanhóis acompanhados com as dicas dela e fizeram a diferença. Conhecemos a fundo as obras-chave dos museus e saímos inteiros para passear por Madri. Foi perfeito e recomendamos! Visite a sessão sobre museus do Turomaquia clicando aqui. 🙂

Musée du Louvre

O guia O essencial do Museu do Louvre por Patrícia Camargo está disponível tanto na versão impressa, como na versão e-book na página deles. Nós levamos no iPad e foi ótimo! Para comprar a sua cópia, clique aqui. Para ter uma amostra de alguns trechos, clique aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.