Karaköy Güllüoğlu: a melhor baklava de Istambul

Doces, doces e mais doces. Existem tantas lojas de doces em Istambul, que poderia apostar que de cada 10 lojas comercias pelo menos 1 seria doceria. E não são doces quaisquer. São doces árabes artesanais que ficam expostos nas vitrines como obras de arte. É absolutamente tentador!

IstambulIstambulIstambul

A variedade é grande, mas a baklava é considerada a sobremesa nacional turca e um dos doces mais populares no mundo árabe. É feita de camadas de massa filo (uma massa bem fininha tipo massa folhada) recheadas com nozes trituradas e cobertas com mel. Pode ainda ter acréscimo de pistache (fistikli baklava), mais nozes (cevizli baklava) e outros. 

Karakoy Guluoglu

Amigos, guias de viagem e revistas foram unânimes em indicador a loja Karaköy Güllüoğlu como sendo o lugar para comer a melhor baklava de Istambul. Depois de tantos elogios, não podia deixar de correr para lá.

Localizada no bairro de Karaköy, bem próximo da Ponte Galata, a doceria é um clássico da cidade. Funciona desde 1820 e os doces e salgados são feitos artesanalmente.

Karakoy Guluoglu

A princípio, o atendimento na loja parece meio confuso, pois há muitas opções de quitutes e a identificação dos doces está toda em turco (sem tradução para o inglês). Além disso, não há garçons e o lugar costuma ficar cheio.

IstambulKarakoy GuluogluKarakoy GuluogluKarakoy GuluogluKarakoy Guluoglu

Porém, depois que você entende como funciona, fica fácil. É assim: primeiro você espia todos os doces e escolhe o que quer experimentar (pode escolher na sorte mesmo…). Depois vai ao caixa fazer o pagamento e segue para buscar o pedido em cada um dos balcões correspondentes.

Karakoy Guluoglu

IstambulIstambul

Na dúvida do que provar, resolvi experimentar um pouco de tudo. O rapaz do caixa até me olhou intrigado e perguntou, em inglês, se aquilo tudo era só para mim. Felizmente, éramos um grupo de 5 adultos. Ainda assim, sobrou para levarmos para o hotel, o que, convenhamos, não foi nada mal.

Karakoy Guluoglu

Minha sugestão? Antes de partir para doce, comece com o salgado. Peça um peyn su börek. Böreks são pastéis salgados de massa folhada. Os recheios são bem variados. Provamos o de queijo feta (peyn, em turco) e adoramos! É delicioso!

Karakoy Guluoglu

Uma vez nos doces, vale experimentar, pelo menos, 2 tipos diferentes de baklava. Pode não parecer, mas cada baklava tem cerca de 40 folhas de massa filo. Mesmo assim, os pasteizinhos têm textura bem leve.

E opções de recheios não faltam. Tem baklava de amêndoa, castanha, nozes, pistache, laranja, chocolate e por aí vai.  Provamos os mais tradicionais: fistikli baklava (pistache), cevizli baklava (nozes) e sade baklava (simples). Vá preparado, pois os doces turcos são beeem doces. Se gostar de doce não tão doce, como eu, opte pelo sade baklava, que é gostoso, sem ser enjoativo. Recomendo!

Karakoy Guluoglu

Os preços são atrativos. Toda a nossa comilança saiu por TRY 29,50, cerca de R$ 33.

Karakoy Guluoglu

Depois, para queimar as (muitas) calorias, aproveite para caminhar às margens do Bósforo e suba a ladeira até a Torre Galata…

 

Informações úteis:

O funcionamento é diário. Durante a semana, de 7h às 23h. Aos finais de semana, o funcionamento é de 8h às 23h30.

End: Rihtim Caddesi, Karaköy, distrito de Beyoğlu.

Mais detalhes no site www.karakoygulluoglu.com/en

.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.