Trem noturno para a Sicília

Eram 21h20. Chegamos na estação Termini, em Roma, com trinta minutos de antecedência para pegar nosso trem noturno para a Sicília.

Compramos um sanduíche e um vinho para passarmos bem a noite. Em seguida, identificamos a plataforma de saída do nosso trem e vimos que o trem já estava a postos.

Trem para a Sicilia

Essa, aliás, é a maravilha de viajar de trem: estação bem localizada e de fácil acesso, nada de atrasos, nada de raio X, nem de longas filas para entrar. E a pontualidade costuma ser britânica. Apesar de que na Itália não é uma regra assim tão levada à risca…

O nosso era o InterCity Notte 1955, da Trenitalia, a principal companhia de trens italiana, com destino a Taormina-Giardini, na Sicília.

O trem noturno é dividido em cabines camas e vagões apenas com poltronas reclináveis. As cabines camas podem individuais (posto singolo), duplas (posto doppio), triplas (compartimento 3 letti) e quádruplas (cuccette C4 confort). Há a opção de ficar com pessoas desconhecidas na mesma cabine (e, nesse caso, as cabines são divididas em só para homens, só para mulheres e mistas) ou somente com pessoas do mesmo grupo (nesse caso, deve-se marcar a opção compartimento intero na hora da compra).

A nossa cabine era a posto doppio, compartimento intero. O espaço é realmente minúsculo. A parte boa é que tudo é realmente bem funcional. Em dos cantos há pia, com toalheiro. No outro há um mini-cabideiro. Há um espaço ainda para colocar as malas, na parte superior das camas (leve pouca mala ou você não conseguirá andar pela cabine…). Não é necessário se preocupar com roupa de cama. Há lençois e toalhas limpas disponível para os passageiros. Também é entregue aos passageiros uma mini-necessarie com itens básicos de higiene pessoal.

Trem noturno para TaorminaTrem noturno para TaorminaTrem noturno para Taormina

O inconveniente, porém, é não ter banheiro nas cabines. Em caso de necessidade, utilize o banheiro comum do vagão. Importante: não há chuveiros.

Trem noturno para Taormina

A viagem durou 10 horas. O trem sacode um pouquinho, mas confesso que foi o balanço que me fez dormir mais rápido (rsrs).

Durante o percurso, o trem faz algumas paradas rápidas, mas não chegam a atrapalhar. Estava com tanto sono que nem cheguei a acordar. Para não dormir além da hora, aliás, convém colocar o despertador.

Quando vimos, já estava um dia lindo e o trem passava bem próximo ao mar. Era uma paisagem linda!

Trem noturno para TaorminaTrem noturno para Taormina

Logo em seguida, um dos funcionários do trem bateu em nossa cabine para deixar o café da manhã. Era uma cestinha com iogurte, suco e sanduíche. O lanche veio bem a calhar, já que no trem não havia vagão restaurante.

Pouco tempo depois já estávamos em Taormina, nosso local de desembarque.

Trem noturno para TaorminaTrem noturno para Taormina

Dê lá seguimos de ônibus até o terminal de ônibus de Taormina e depois caminhamos empurrando as malas até nosso local.

Trem noturno para TaorminaTrem noturno para TaorminaTrem noturno para Taormina

Foi econômico (economizamos uma noite de hotel), divertido e ainda dormimos bem. Recomendo!

Informações úteis:

As passagens de trem na Itália podem ser compradas pela internet pelo site http://www.trenitalia.com, ou pessoalmente nos guichês e máquinas de autoatendimento.

Dependendo do trajeto, é recomendável comprar o bilhete com antecedência, especialmente se tiver interesse em ficar em alguma cabine específica nos trens noturnos.

Compramos os bilhetes pela internet e não tivemos qualquer problema. Não é necessário trocar o comprovante da internet por qualquer bilhete. Basta a impressão do comprovante da compra on line.

O bilhetes custam, em média, a partir de 50 euros, por pessoa, para o trajeto que fizemos. No caso de cabine para duas pessoas (posto doppio intero), o preço sobe para cerca de 79 euros por pessoa.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.