Por que visitar Tallinn, a capital da Estônia?

Geograficamente localizada no nordeste da Europa, a Estônia é um pequenho país banhado pelo Mar Báltico, comprimido entre a Letônia, a Rússia e o Golfo da Finlândia.

Possivelmente por conta da distância, a Estônia não é um país conhecido do grande público brasileiro. No entanto, existem, pelo menos, 2 bons motivos para conhecer o lugar: o país é considerado a terra dos vikings, e a capital – Tallinn – leva o título de cidade medieval mais bem preservada da Europa.

E o que esperar de Tallinn? Leia e surpreenda-se!

As torres e muralhas estão por toda parte!

A Estônia integra a comunidade europeia desde 2004 e Tallinn, como toda capital européia, tem uma faceta moderna e cosmopoilta. No entanto, é o centro histórico que atrai a grande maioria dos turistas.

Basta se perder pelas ruelas do centro histórico de Tallinn para encontrar torres, muralhas, igrejas medievais…

Taliinn

Taliinn

Tallinn

Tallinn

Tallinn

TallinnTallinn

Restaurantes/Lojas com arquitetura e conceito medieval para entrar no clima

Imagine um ambiente escuro iluminado apenas com velas. Adicione desenhos e tapeçarias nas paredes, além mobiliário e utilensíos medieval, e terá uma ideia do que esperar. Assim funcionam alguns restaurantes em Tallinn, como, por exemplo, o Olde Hansa.

Tallinn

TallinnTallinn

O cardápio? Culinária medieval com autênticas receitas medievais. De preferência, carne de caça, é claro! Segundo o garçom me informou, a carne de urso é a melhor pedida. Infelizmente, estava em falta quando fomos. Então fica para a próxima vez o meu relato sobre a carne de urso…

Para beber, vá de honey beer! É uma cerveja levemente adocicada servida em grandes jarros de barro.

Ah, não deixe de visitar o banheiro. Já adianto que é, no mínimo, curioso.

Pessoas vestidas com roupas de época, para dar o toque final

Para ficar completa a sensação de ter voltado à Idade Média, basta encontrar pessoas vestidas com roupas de época pelas ruas. E é isso mesmo! É possível encontrar homens e mulheres com trajes medieval pelas ruas de Tallinn.

É bem verdade que a maioria das pessoas vestidas a caráter está divulgando alguma lojinha ou restaurante para turista, ou mesmo vendendo alguma coisa. Mas, ainda assim, já cria um ambiente bastante peculiar.

Tallinn

Festivais de música típica

A programação cultural em Tallinn é bem diversificada e há eventos o ano inteiro. Desde de show de música pop até, é claro, festivais medievais. Quando fomos, havia um show de música local na Town Hall Square, a praça principal da cidade.

Havia também apresentações de música medieval (com instrumentos medievais) por personagens a caráter. Esse vídeo que encontrei no YouTube mostra bem o clima medieval da cidade.

Vivendo como os vikings

Os vikings eram os exploradores nórdicos, uma antiga civilização do século VIII a XI. Também eram conhecidos como piratas nórdicos, pois a exploração e as conquistas marítimas eram importante atividade econômica para eles.

Para saber mais sobre os vikings, a dica é visitar o Viking Village, localizado a poucos minutos do centro de Tallinn. Por lá, é possível fazer caminhadas guiadas na floresta, participar de competições vikings, como batalhas no castelo e arremesso de machado.

Viking Village

Foto: Reprodução

Mais informações no site http://www.viikingitekyla.ee

Beleza russa

A cidade de Tallinn tem forte influência russa. A Catedral de St. Aleksander Nevsky, construída em 1900, quando a Estônia fazia parte do império russo, simboliza a antiga dominação religiosa e política da Rússia. 

Atualmente, as várias cúpulas e mosaicos da Catedral, típicos das igrejas ortodoxas russas, fazem do lugar um imponente e imperdível ponto turístico e religioso.

Tallinn

TallinnTallinn

Belezas naturais

Tallinn possui vários quilômetros de litoral. O mar báltico está longe de oferecer praias como no Brasil, mas o visual é bonito. Dá para fazer passeios de barco e, quem sabe, dar até um pulinho na Finlândia, país vizinho, que fica a menos de 2 horas de ferry boat.

Tallinn

Viva o wifi!

Depois de falar de tantos ingredientes medievais, ora de falar de modernidade. Se você é daqueles que não consegue se desconectar em por um minuto, Tallinn é a cidade pra você. Por lá, o que não falta é rede wi fi com acesso gratuito.

Aliás, o país tem orgulho de dizer que há até wifi nas florestas! Pois é, tudo isso só na Estônia!

Para mais informações sobre a Estônia, acesse os sites:
http://estonia.eu , http://www.visitestonia.com/en/  e http://www.tourism.tallinn.ee/eng 

* Registramos aqui nossos agradecimentos à Secretaria de Turismo de Tallinn – Visit Tallinn, por toda a atenção recebida durante nossa estadia na cidade, bem como pelo envio de cortesia do Tallinn Card.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.