10 motivos para amar (e muito) Istambul, na Turquia

Istambul é uma cidade incrível! Foi a capital do Império Romano, do Império Bizantino e do Império Otomano. Hoje é a maior cidade da Turquia.

Fica estrategicamente localizada entre dois continentes: Europa e Ásia. Basta pegar um barco, um trem ou atravessar uma ponte para chegar, em poucos minutos, ao lado asiático da cidade. Simples assim.

A cidade é riquíssima em história, a comida é deliciosa, as pessoas são simpáticas, o transporte público é de excelente qualidade e os preços, pelo menos por enquanto, estão bem atraentes. Enfim, não faltam motivos para amar Istambul!

1 – A majestosa Mesquita Azul (Sultanahmet Camii)

Impossível não suspirar ao avistar pela primeira vez a Mesquita Azul.

Istambul

A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. Foi construída em 1616, a mando do sultão Ahmed I, para competir com a Basílica de Santa Sofia, que fica logo em frente, no centro antigo da cidade. Seu tamanho é majestoso. A alta cúpula central tem 34 metros e é cercada por cúpulas menores e semi-cúpulas.

O nome Mesquita Azul se dá em razão dos azulejos azuis que compõem o seu interior.

2 – O interior impressionante da Santa Sofia (Aya Sofia)

Chega a ser difícil acreditar que uma construção das proporções da Basílica de Santa Sofia tenha sido erguida no ano 535.

Istambul

A parte externa não é tão empolgante, mas o interior é fantástico. Mesmo estando atualmente em reforma, é possível ver a grandiosidade do pátio interno. Durante anos, foi considerada a maior igreja do mundo. Ainda hoje é a quarta maior “igreja” do mundo.

Istambul

Originalmente, a Santa Sofia era uma igreja, mas com a conquista do Império Otomano foi transformada em mesquita. Atualmente, funciona como um museu.

3 – Os deliciosos Kebaps

Ir a Turquia e não comer um kebap (leia-se kebab) é como ir a Roma e não provar uma pasta. Os kebaps estão por todos os lados, desde os restaurantes mais simples, onde não há sequer cadeira para sentar, até os restaurantes mais sofisticados. Existem diversas variações de kebaps. Basicamente, kebap são carnes grelhadas (em geral, cordeiro ou frango) servidas em um prato com outros acompanhamentos ou enroladas em pão folha como um wrap.

Istambul

Não deixe de provar o Döner kebab (ou o Döner dürüm, que vem enrolado no pão pita) e o Testi kebap, em que a comida vem em um vaso, que é quebrado na hora de servir. Depois eu escrevo outro post contando mais detalhes.

4 – Bazar de Especiarias (Mısır Çarşısı)

O perfume dos temperos é inconfundível. É uma mistura de pimenta, açafrão, canela, chili… Isso sem falar nos diversos tipos de chá, frutas frescas e doces. Por lá dá para comprar também cerâmicas, chales, almofadas e todo tipo de souvenir que você imaginar.

Istambul

5 – Palácio Topkapi (Topkapı Sarayı): o palácio dos sultões

O palácio foi construído no século XV e serviu como residência oficial dos sultões otomanos até o século XIX, quando foi substituído pelo Palácio Dolmabahçe. As paredes douradas, os tetos trabalhados, os azulejos azuis e as jóias em exposição demonstram a riqueza e a grandiosidade do imperio otomano. Os jardins com rosas e tulipas também não ficam atrás. São belíssimos. E as histórias do harem são interessantíssimas!

Istambul

6 – Baklava, o doce turco mais famoso

A quantidade de lojas de doces espalhadas pelas ruas e mercados de Istambul é impressionante. E as vitrines são tentadoras! Dá vontade de provar todos!

O baklava é o doce mais famoso e mais típico da cozinha turca. Ele é feito de camadas de massa filo (uma massa bem fininha tipo folha de papel) com recheios tradicionais de pistache (fıstığı) ou nozes (ceviz), e mel. O doce é beem doce. Gostei mais do sade baklava (que é sem nozes ou pistache, só com mel), que é menos enjoativo. Quer mais uma dica? Procure a loja Karaköy Güllüoğlu, pois, segundo dizem, ali são vendidos os melhores baklavas de Istambul!

Istambul

7 – O luxuoso Palácio Dolmabahçe (Dolmabahçe Sarayı)

Foi o primeiro palácio em estilo europeu em Istambul, construído para deixar o Palácio de Versailhes com inveja. E olha que conseguiram!

O Palácio fica às margens do Bósforo e é um luxo só. Para se ter uma ideia, o Salão de Cerimônias (Grand Ceremonial Hall) abriga o  o maior lustre de cristal bohemia do mundo, que tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas.

8 – Banho turco para relaxar

O banho turco tem status de atração turística em Istambul. Basta entrar no hamam para ver inúmeros turistas querendo experimentar o banho turco. E vale a pena! É ótimo para relaxar, especialmente depois de dias de caminhada. O lugar parece uma sauna e você passa por uma sequência de esfoliação, massagem e banho de espuma. Depois conto todos os detalhes.

9 – Lokum (Turkish Delight), quero mais um!

Que tal provar uma bala de goma de romã com pistache? Em Istambul tem! Os lokum são outro tipo de doces famosos na Turquia. São coloridos e têm textura de gelatina. São um ótimo souvenir para trazer para casa!

Istambul

10 – O Pôr do sol na Ponte Galata

Ah, o pôr do sol vista na Ponte Galata… À medida que a tarde vai caindo, o céu vai ganhando tonalidades rosadas e as silhuetas das mesquitas despontam ainda mais bonitas.

Istambul

Como bem disse o meu amigo Rafael do blog Esse Mundo é Nosso, não há programa melhor do que assistir ao pôr do sol em Istambul sentado em um dos bares embaixo da Ponte Galata, tomando uma cerveja Efes gelada e curtindo a vista. Todas as minhas tardes de sol foram bem ali!! Perfeito!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.