Reembolso do tax free no centro da cidade – a nossa experiência em Madri

Que brasileiro gosta de fazer economia comprando produtos no exterior, isso todo mundo sabe. Além do preço baixo, ainda é possível economizar um pouco mais recebendo o reembolso dos impostos pagos em alguns países, o velho conhecido tax free.

Tax Free

Para receber o reembolso, você tanto pode solicitar que seja lançado o crédito na fatura do seu cartão, como pode receber em dinheiro (dólar ou euro) no aeroporto de partida na volta para casa. Acontece que em alguns lugares, é possível solicitar esse reembolso ainda na cidade, antes mesmo de ir ao aeroporto, o que pode ser um fôlego extra para o bolso no final da viagem, ou uma incrementada no orçamento das compras.

Puerta del Sol

Atualmente várias empresas trabalham com a devolução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) ou VAT (Value Added Tax) na Europa. As maiores são a Premier Tax Free e a Global Blue. Para saber mais sobre o que é o tax free e os critérios para obtenção dele, acesse esses dois posts super completos do pessoal do Viaje no Detalhe e Sundaycooks.

Lojas como Apple Store, El Corte Inglés, Galeries Lafayette, entre outras, permitem solicitar o reembolso das taxas.

Como havia decidido comprar um novo smartphone nesta viagem, peguei um folheto explicativo da Global Blue que havia todos os endereços de onde poderia realizar o procedimento. Qual a minha surpresa ao ver que havia um ponto na Puerta del Sol, no centro de Madri?!

Puerta del Sol

Voltei ao hotel e peguei as notas fiscais da Apple Store para realizar a troca na mesma hora, pois queria ver como funcionava, afinal, todas as outras vezes havia solicitado o crédito no cartão e nunca aconteceu (devo ter sido muito azarado, pois todo mundo que conheço já fez e deu certo).

Puerta del Sol

Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar o passaporte, as notas fiscais previamente carimbadas na loja e preenchidas – lembre-se de SEMPRE avisar ao vendedor que você quer o tax free – e o cartão de crédito/débito que fiz a compra.

Puerta del Sol

O local do reembolso próximo à Puerta del Sol é uma casa de câmbio, que também faz o reembolso dos impostos para estrangeiros. A moça que me atendeu foi bastante simpática e explicou tudo direitinho. Precisei assinar alguns formulários e ela ficou com uma cópia do meu passaporte, mais a cópia do cartão de crédito, pois se eu não realizasse o procedimento da aduana no aeroporto e enviasse a nota carimbada por eles para a Global Blue, me cobrariam o valor recebido acrescido de uma taxa – mas não me informaram quanto era.

Foi tão simples e rápido, que cheguei a ficar desconfiado, rs. Mas há vários detalhes que devem ser observados:

No momento que é feito o reembolso, eles carimbam a nota fiscal informando que a taxa já foi paga.

Puerta del Sol

É dado um prazo máximo de até 21 dias após o pagamento do tax free para que você envie as notas fiscais carimbadas pela aduana, para a central da Global Blue. Então, fica a dica: não faça esse procedimento se o seu voo de volta ultrapassar esse período. Deixe para os últimos dias da viagem.

Por ter recebido o reembolso, é extremamente necessário que chegue mais cedo ao aeroporto e passe pela aduana, pois eles precisarão carimbar a nota fiscal confirmando a saída dos produtos daquele país / da União Européia.

Há sempre um posto aduaneiro antes da área restrita, caso os produtos precisem ser despachados. E, em Lisboa – onde fiz o procedimento – havia outra logo após o raio-x, para os itens na bagagem de mão. Por isso, deixe os itens sempre de fácil acesso, pois se eles precisarem ver o que comprou, você tem como mostrar.

Após carimbar a(s) nota(s), basta colocá-la no envelope apropriado – as lojas fornecem o envelope – e depositar na caixa do correio. A própria Global Blue tem uma caixa de envio exclusiva na área de embarque. Elas ficam do lado do guichê que faz a devolução do imposto no aeroporto.

Evite enviar a correspondência do Brasil, pois pode ser extraviada ou não chegar a tempo. Se isso acontecer, você ser taxado no cartão de crédito.

Pode parecer complicado, mas é bem simples. Fiz o reembolso do tax free em Madri e realizei o procedimento da aduana em Lisboa. Recebi exatos 89,50 euros pela compra do iPhone 5S de 16GB, comprado em Barcelona por 699 euros na Apple Store (janeiro de 2014).

Puerta del Sol

Além dessa casa de câmbio em Madri, estive em outros dois escritórios no centro de Barcelona, mas quando tentei realizar o reembolso, não consegui em nenhuma das duas. Uma estava fechada por ser domingo e a outra não aceitou porque eu paguei uma parte da compra em espécie e outra parte no débito. Eles só aceitavam se fosse tudo pago no crédito. Vai entender…

Informações úteis:

Exact Exchange
Puerta del Sol Madrid, Puerta del Sol 12, Madrid, 28013 Madrid
Horário de atendimento: SEG – DOM: 09:00h – 0:00h.

Para saber quanto receberá de tax free de acordo com o valor da compra, acesse a calculadora disponibilizada pela Global Blue. Nela é possível selecionar o país onde a compra foi/será realizada e inserir o valor para o cálculo do reembolso. Acesse aqui a calculadora: Refund Calculator.

Para ver os locais – alguns com mapa – onde pode ser solicitado o reembolso do tax free da Global Blue, clique aqui. Os endereços estão divididos por países e o único na América do Sul que realiza esse procedimento é a Argentina.

Você já solicitou o tax free nas suas viagens? Sabia dessas opções no centro da cidade? Conta pra gente a sua experiência!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado pela aviação, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário, mas sonha em ser piloto para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.