Reembolso do tax free no centro da cidade – a nossa experiência em Madri

Que brasileiro gosta de fazer economia comprando produtos no exterior, isso todo mundo sabe. Além do preço baixo, ainda é possível economizar um pouco mais recebendo o reembolso dos impostos pagos em alguns países, o velho conhecido tax free.

Tax Free

Para receber o reembolso, você tanto pode solicitar que seja lançado o crédito na fatura do seu cartão, como pode receber em dinheiro (dólar ou euro) no aeroporto de partida na volta para casa. Acontece que em alguns lugares, é possível solicitar esse reembolso ainda na cidade, antes mesmo de ir ao aeroporto, o que pode ser um fôlego extra para o bolso no final da viagem, ou uma incrementada no orçamento das compras.

Puerta del Sol

Atualmente várias empresas trabalham com a devolução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) ou VAT (Value Added Tax) na Europa. As maiores são a Premier Tax Free e a Global Blue. Para saber mais sobre o que é o tax free e os critérios para obtenção dele, acesse esses dois posts super completos do pessoal do Viaje no Detalhe e Sundaycooks.

Lojas como Apple Store, El Corte Inglés, Galeries Lafayette, entre outras, permitem solicitar o reembolso das taxas.

Como havia decidido comprar um novo smartphone nesta viagem, peguei um folheto explicativo da Global Blue que havia todos os endereços de onde poderia realizar o procedimento. Qual a minha surpresa ao ver que havia um ponto na Puerta del Sol, no centro de Madri?!

Puerta del Sol

Voltei ao hotel e peguei as notas fiscais da Apple Store para realizar a troca na mesma hora, pois queria ver como funcionava, afinal, todas as outras vezes havia solicitado o crédito no cartão e nunca aconteceu (devo ter sido muito azarado, pois todo mundo que conheço já fez e deu certo).

Puerta del Sol

Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar o passaporte, as notas fiscais previamente carimbadas na loja e preenchidas – lembre-se de SEMPRE avisar ao vendedor que você quer o tax free – e o cartão de crédito/débito que fiz a compra.

Puerta del Sol

O local do reembolso próximo à Puerta del Sol é uma casa de câmbio, que também faz o reembolso dos impostos para estrangeiros. A moça que me atendeu foi bastante simpática e explicou tudo direitinho. Precisei assinar alguns formulários e ela ficou com uma cópia do meu passaporte, mais a cópia do cartão de crédito, pois se eu não realizasse o procedimento da aduana no aeroporto e enviasse a nota carimbada por eles para a Global Blue, me cobrariam o valor recebido acrescido de uma taxa – mas não me informaram quanto era.

Foi tão simples e rápido, que cheguei a ficar desconfiado, rs. Mas há vários detalhes que devem ser observados:

No momento que é feito o reembolso, eles carimbam a nota fiscal informando que a taxa já foi paga.

Puerta del Sol

É dado um prazo máximo de até 21 dias após o pagamento do tax free para que você envie as notas fiscais carimbadas pela aduana, para a central da Global Blue. Então, fica a dica: não faça esse procedimento se o seu voo de volta ultrapassar esse período. Deixe para os últimos dias da viagem.

Por ter recebido o reembolso, é extremamente necessário que chegue mais cedo ao aeroporto e passe pela aduana, pois eles precisarão carimbar a nota fiscal confirmando a saída dos produtos daquele país / da União Européia.

Há sempre um posto aduaneiro antes da área restrita, caso os produtos precisem ser despachados. E, em Lisboa – onde fiz o procedimento – havia outra logo após o raio-x, para os itens na bagagem de mão. Por isso, deixe os itens sempre de fácil acesso, pois se eles precisarem ver o que comprou, você tem como mostrar.

Após carimbar a(s) nota(s), basta colocá-la no envelope apropriado – as lojas fornecem o envelope – e depositar na caixa do correio. A própria Global Blue tem uma caixa de envio exclusiva na área de embarque. Elas ficam do lado do guichê que faz a devolução do imposto no aeroporto.

Evite enviar a correspondência do Brasil, pois pode ser extraviada ou não chegar a tempo. Se isso acontecer, você ser taxado no cartão de crédito.

Pode parecer complicado, mas é bem simples. Fiz o reembolso do tax free em Madri e realizei o procedimento da aduana em Lisboa. Recebi exatos 89,50 euros pela compra do iPhone 5S de 16GB, comprado em Barcelona por 699 euros na Apple Store (janeiro de 2014).

Puerta del Sol

Além dessa casa de câmbio em Madri, estive em outros dois escritórios no centro de Barcelona, mas quando tentei realizar o reembolso, não consegui em nenhuma das duas. Uma estava fechada por ser domingo e a outra não aceitou porque eu paguei uma parte da compra em espécie e outra parte no débito. Eles só aceitavam se fosse tudo pago no crédito. Vai entender…

Informações úteis:

Exact Exchange
Puerta del Sol Madrid, Puerta del Sol 12, Madrid, 28013 Madrid
Horário de atendimento: SEG – DOM: 09:00h – 0:00h.

Para saber quanto receberá de tax free de acordo com o valor da compra, acesse a calculadora disponibilizada pela Global Blue. Nela é possível selecionar o país onde a compra foi/será realizada e inserir o valor para o cálculo do reembolso. Acesse aqui a calculadora: Refund Calculator.

Para ver os locais – alguns com mapa – onde pode ser solicitado o reembolso do tax free da Global Blue, clique aqui. Os endereços estão divididos por países e o único na América do Sul que realiza esse procedimento é a Argentina.

Você já solicitou o tax free nas suas viagens? Sabia dessas opções no centro da cidade? Conta pra gente a sua experiência!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado pela aviação, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário, mas sonha em ser piloto para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Comentários

  1. Patricia
    22 abril 2014

    No aeroporto de Madri também vi loja da Global Blue logo após passar o raio-x no Terminal 4, mas imagino que estejam também nos outros terminais. Excelente post!

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    22 abr, 2014

    Oi, Patricia!

    Que bom saber desse ponto de atendimento da Global Blue em Barajas! Como só fiz o voo intercontinental em Lisboa, não passei por ele em Madri.

    Muito obrigado pelo elogio 😀

    Beijos!

    Responder

  2. jéssica
    28 abril 2014

    Precisava de um help, passei 20 dias em madri, e fiz o tax free de todas as compras e tal, passei pela alfandega antes de entrar, porem o meu voo era incerto se eu iria ou não, mas acabo dando certo de ir, como o aeroporto de madri é bem extenso, não consigui passar na aduana, por conta de eu estar super atrazada para entrar no voo. Séra que eu consigo receber esse dinheiro mesmo estando no Brasil já??

    Responder

  3. Diego Paiva
    17 maio 2014

    Olá, Jéssica!

    Infelizmente não tem como… Você precisa do carimbo da aduana do aeroporto de Madri para solicitar o reembolso. =/

    Abraço!

    Responder

  4. Glória
    12 junho 2014

    E, se por azar seu voo de conexão para São Paulo, ou seja de seu último país europeu atrasar…
    Perde-se toda a possibilidade de solicitar o tax free?
    Existe alguma chance de se enviar do Brasil quando comprovado pelos bilhetes de embar
    que?
    Obrigada,

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    13 jun, 2014

    Oi, Glória! Tudo bem?

    Se você não passar na aduana no último aeroporto da Europa, perde sim. É essencial o carimbo da aduana para comprovar a saída dos produtos da União Européia. Com o carimbo, você pode enviar os comprovantes do Brasil, sem problemas. Eu só não recomendo muito por risco de extravio. Infelizmente o cartão de embarque e o fato de você enviar a nota de outro país, não serve como comprovante para eles.

    Abraço!

    Responder

  5. jajunior
    26 junho 2014

    Li num post num blog (que agora esqueci qual é) que o El Cortés Inglés devolve o dinheiro direto no caixa, sem precisar ir a outro lugar. Tem informações disso?

    Responder

  6. Diego Paiva
    2 julho 2014

    Olá, Junior!

    Eu também tinha lido isso, mas quando fiz a minha compra, eles deram a nota para resgatar o valor no aeroporto. Essa casa de câmbio não aceitou a nota dessa loja, inclusive.

    Abraço.

    Responder

    Ruan Respondeu:
    5 ago, 2016

    como assim Diego? a casa de cambio nao aceitou o documento do El corte? pq ? sabe me dizer?
    obrigado

    Responder

  7. Anamaria
    5 julho 2014

    Olá, gostaria de saber como envio do Brasil as notas ja carimbadas pelo aduaneiro de Barcelona. Alguém sabe?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    17 jul, 2014

    Olá, Anamaria!

    Você precisa enviar para o endereço da empresa que realiza o reembolso. Geralmente na loja onde você realiza as compras, te dão um envelope com o nome dessa empresa. A maior delas é a Global Blue.

    Abs!

    Responder

  8. Maria
    1 setembro 2014

    Caso eu compre um iPhone, posso solicitar o resgate do Tax Free e o aparelho será considerado de uso pessoal e não será taxado? É isso mesmo.

    Responder

  9. Sonia
    16 outubro 2014

    Bati o carimbo em Madri mas me disseram que o reembolso seria somente em Lisboa . Mas com o atraso do voo de conexão não houve tempo pra passar no guichê. Tenho dois envelopes Premier táxi free e Detaxe. Como paguei em espécie, queria saber se posso enviar pelo correio do Brasil e como eles podem me reembolsar? Alguém sabe me informar se é possível?

    Responder

  10. fabio
    5 novembro 2014

    Amigo, a Apple Store aceita o tax free caso eu pague a vista, no dinheiro, também recebo o tax free ou só se for pago no cr[edito?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    5 nov, 2014

    Olá, Fabio!

    Recebe sim, pois você paga o imposto da mesma forma. A diferença é que não há a opção de receber em crédito na fatura do cartão, se não me engano. Mas recomendo confirmar a informação com o pessoal da Global Blue.

    Abs!

    Responder

  11. Mariana Miki Tanaka
    16 novembro 2014

    Hola! Buenas noches!

    Parabéns pelo blog. As fotos ficaram fantástica e ótimo texto! Informação superútil e atualizada!

    C certeza vou seguí-los!

    Estou lendo dúzias de blogs e ainda ñ consegui tirar minha dúvida! Estou em Barcelona com o visto de estudante por 4 meses e tenho cerca de 15 envelopes tax refund. Meu voo para o Brasil tem escala em Madrid. Pego o carimbo em Barcelona antes de despachar as malas com o check in em maos, certo?! E o dinheiro em Barcelona ou Madrid? Se for em Madrid, já era (pq ja estará despachado)?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    17 nov, 2014

    Olá, Mariana! Tudo bem?

    Muito obrigado pelos elogios! 🙂

    Sobre a sua dúvida, acho que conseguirei te ajudar, rs. São dois procedimentos: carimbo na aduana e reembolso do tax free. As duas coisas são independentes, apesar de uma depender da outra. O carimbo da aduana você pega em Barcelona, pois irá despachar a bagagem. Recomendo que tente resgatar o tax free lá mesmo, mas se não der certo (o que é pouco provável), basta levar as notas carimbadas pela aduana no local onde receberá o valor do tax free. Eles não pedem para ver as mercadorias, pois as notas já estão com o carimbo da aduana, confirmando a saída da União Européia.

    Espero que consiga receber toda as notas, pois dão uma bela economia.

    Abraços!

    Responder

  12. Patrícia Dant
    18 novembro 2014

    Olá, parabéns pelo seu post, foi muito elucidativo =D
    No entanto estou com um problema… Fui para Madri no mês passado, peguei os formulários para o reembolso mas fiz a compra em dinheiro, portanto nos formulários não aparece os dados do meu cartão. Quando fui solicitar o reembolso, em Barajas, me disseram que eu tinha que postar o envelope em Amsterdã (que era o local da minha escala de onde eu iria para São Paulo). Fiz tudo como me orientaram e após 1 mês recebi o cheque em minha casa. No entanto não consigo compensá-lo em banco nenhum. Fui ao banco onde sou correntista e me disseram que a taxa para resgate dos meus 56 euros seria de 150 dólares oO. Você saberia me dizer onde (ou como) posso sacar este cheque?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    25 nov, 2014

    Olá, Patrícia, tudo bem?

    Muito obrigado pelo elogio! Procurei na internet e na maioria das vezes as pessoas sacavam cheques do exterior no Banco Rendimento. Não conheço o banco, nem sei se tem agência próxima de você, mas me parece que é um local que não cobra tão caro para sacar. Tenta ver também se alguma casa de câmbio aceita sacar o cheque, pois eles devem ter como receber o valor e te repassam a cotação deles. Outros bancos como Bradesco e Citi devem fazer esse saque, ou não?

    Espero que consiga! Depois, se puder, volta pra contar se deu certo. 🙂

    Abs.

    Responder

  13. Vivian
    22 novembro 2014

    Oi, Pessoal! Li o post e os comentários, mas a dúvida persiste.

    Caso compre uma bolsa em Paris, e meu voo de volta para o Brasil seja via Madri, entendi que peço o detax nesse último lugar. Minha dúvida: a devolução do imposto na Espanha é maior do que na França. Qual a alíquota que vou receber de volta? Local da compra ou do pedido de detax?

    Brigadinha e abraços!

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    25 nov, 2014

    Olá, Vivian!

    O valor recebido é sempre de acordo com o imposto pago no ato da compra. Como terá pago o valor do imposto francês, receberá de volta o correspondente a ele. Conforme o exemplo citado, o aeroporto de Madri só entra na história por ser o último aeroporto da viagem antes da volta ao Brasil, sendo assim, terá o reembolso das taxas francesas lá.

    Abs!

    Responder

  14. Diego Paiva
    1 dezembro 2014

    Olá, Maria!

    São duas questões distintas:

    1 – Comprar um iPhone e solicitar o resgate do tax free: correto! Assim como eu fiz, você pode comprá-lo e solicitar o reembolso dos impostos pagos. Basta que isso seja feito conforme descrito no post. 🙂

    2 – Aparelho considerado uso pessoal e não será taxado: depende. Isso só acontece se for o único aparelho celular que estiver portando na volta do exterior, independentemente de ter solicitado o reembolso do tax free ou não. Se estiver com outro aparelho, mesmo que daqueles mais simples, o iPhone entrará na cota de US$500 da Receita Federal e poderá ser taxado sim.

    Abraços!

    Responder

  15. Diego Paiva
    1 dezembro 2014

    Olá, Sonia!

    Você pegou o carimbo da aduana? Se sim, pode enviar os envelopes com as notas carimbadas e preenchidas para eles. Em algumas semanas receberá um cheque de cada uma das duas empresas – em euro – para sacar no banco de sua preferência.

    Abs!

    Responder

  16. tahiana
    5 janeiro 2015

    Ola fiz tudo certo no tax free, mas ja faz 3 meses e nao recebi meu dinheiro de volta como faço para reclamar?

    Responder

  17. Diego Paiva
    7 janeiro 2015

    Oi, Tahiana!

    Você precisa entrar em contato com a empresa que fará o seu reembolso. Infelizmente não temos contato com eles para poder intermediar o seu problema.

    Abraço e boa sorte!

    Responder

  18. Carlos Alberto
    14 janeiro 2015

    Também fiz tudo certo, já faz 4 meses e nada. Não caio mais nessa enrolação não. Se quiser fazer compras vai para os Estados Unidos e deixa a Europa somente para passeio !!!

    Responder

  19. Marilia
    20 janeiro 2015

    Eles só reembolsam compras efetuadas no cartão de crédito?

    Responder

  20. claudia
    26 janeiro 2015

    olá, estou indo a roma e paris, e queria tirar uma dúvida, se eu comprar um produto em roma em dinheiro e for a uma dessas casas que entregam o imposto na hora consigo receber o imposto? sendo que ainda seguirei a paris e só carimbaria a nota no aeroporto de paris.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    15 fev, 2015

    Olá, Claudia! Tudo bem?

    Conforme falei no post, é possível fazer isso, mas há um prazo para que as notas sejam carimbadas em Paris e enviadas ao escritório da empresa que efetuou o reembolso. Veja se estará dentro do prazo e procure uma casa de câmbio que efetue esse reembolso. Pode ser uma ótima forma de dar uma incrementada no orçamento. 🙂

    Abraços.

    Responder

  21. Wagner R. Oliveira
    8 fevereiro 2015

    Prezado Diego, fiz compras em Paris e no dia do meu embarque para o Brasil lá em Madri, eu consegui carimbar todas as nfs na Duana, porém quando fui para receber no exchange, só recebi sobre as compras que fiz dentro da Espanha.A atendente me disse que sobre compra efetuadas na França eles não faz o reembolso.Retornei para o Brasil sem receber, estou com todos os comprovantes carimbados.Gostaria de sua ajuda me informando como devo proceder e para qual endereço da frança enviarei e qual o prazo que tenho.Obg.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    15 fev, 2015

    Olá, Wagner!

    Não sabia que eles só efetuavam o reembolso das notas espanholas. Agradeço pela informação muito relevante!

    No seu caso, poderia ter deixado as notas francesas para receber o reembolso no aeroporto de Madri, pois eles fazem de qualquer país europeu. Recomendo que veja qual a empresa de reembolso está marcada na nota, pois precisará enviar para o endereço deles. A maior delas e mais comum na França é a Global Blue, se for mesmo, você encontra mais informações sobre prazo e local de envio aqui: http://www.globalblue.com/customer-services/tax-f

    Espero que consiga receber em breve!

    Abraço.

    Responder

  22. Mariana
    9 fevereiro 2015

    Olá, estou interessada em comprar um Iphone 6 em Paris, mas custa 709 euros, quando eu for passar pela aduana não irá dar problema devido a cota? Levarei outro Iphone mais antigo, e comprado no brasil, na viagem mas darei ele pra minha mae já lá quando comprar o novo, será que terei problemas? Obrigada

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    15 fev, 2015

    Olá, Mariana!

    Não se preocupe, pois você pode ir e voltar com um celular, independentemente do valor. Apesar de você estar indo com um, ele não voltará com você e por isso o seu novo telefone não pode ser taxado e não entra na cota dos US$500.

    Abraço!

    Responder

  23. Diego Paiva
    15 fevereiro 2015

    Olá, Marilia!

    Não, eles reembolsam compras feitas no débito e com dinheiro também.

    Abraços.

    Responder

  24. FABIANA
    22 fevereiro 2015

    Olá Diego,
    Adorei o post! Li todas as informações mas ainda estou c duvidas!
    Vou a varios paises da Europa e o meu voo para o Brasil sai de Barcelona . Porem, para em Lisboa a noite e so vem para o RJ no dia seguinte as 11h. Será possivel eu passar pela aduana em Barcelona? e pela Global Blue em Lisboa? Seria bem melhor pois estarei com outras amigas que tem voo direto de Barcelona para o RJ e teremos compras em comum.
    Desde já agradeço.
    Fabiana

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    22 fev, 2015

    Oi, Fabiana! Fico feliz que tenha gostado do post!

    Infelizmente não tem como você passar com elas, pois ainda embarcará num voo dentro da Europa. Esse processo de passagem na aduana só pode ser feito no último aeroporto europeu que você embarcará, então somente em Lisboa a aduana poderá comprovar a saída dos produtos do Velho Continente. Digo isso, pois o meu voo era: Madri – Lisboa – Rio de Janeiro, com um stopover de 24h em Portugal. Sendo assim, todo o procedimento de verificação de passaporte e demais controles de fronteira – inclusive a aduana – foi realizado somente no dia seguinte em Lisboa, antes do embarque para o Brasil.

    Geralmente a aduana só aceita carimbar a nota fiscal antes do último aeroporto quando a bagagem será despachada e enviada direto ao destino final, fora da Europa.

    E não tem problema por vocês terem compras em comum, pois caso estejam na mesma nota fiscal, basta escolher no nome de quem ocorrerá o reembolso. Depois é só dividir o dinheiro/crédito entre vocês! 🙂

    Abraço!

    Responder

  25. Fábio
    11 março 2015

    Oi Diego,
    Você saberia dizer se o carimbo na aduana é realizada somente na volta ao Brasil especificamente ou na saída da União Européia? Farei uma conexão em Madrid e, de lá, vou para a Rússia, voltando para Madrid depois de 3 semanas e, aí sim, para o Brasil. Assim, pretendo solicitar o reembolso ainda na ida. É possível? Grato.

    Responder

  26. Fabiana
    20 março 2015

    Olá, dúvida: a gente manda a nota original pra Global Blue? Ou manda cópia?
    Ou quando a gente diz na loja que quer tax free são nos dada 2 notas? Uma pra guardar e outra pra enviar?

    Responder

  27. Diego Paiva
    26 março 2015

    Olá, Fabiana!

    Precisa ser onde foi carimbado pela aduana. Eu mandei a nota toda, pois a Apple também manda a nota fiscal virtual e não me preocupei em ter a nota fisicamente comigo.

    Abs.

    Responder

  28. Seyna
    7 abril 2015

    Olá!! Mariana, estou indo a Paris daqui 2 meses e também quero aproveitar para trocar o meu iphone, vc poderia me dizer em qual local olhou ou comprou e quanto saiu por favor, agradeço.

    Responder

  29. Cristiana
    12 abril 2015

    eu ia comprar em dinheiro o iphone tb. quer dizer que só funciona "melhor" se comprar no crédito ou no VTM?

    Responder

  30. Cristiana
    12 abril 2015

    Tenho outra pergunta: chego e volto por Madri e vou comprar o Iphone lá. Mas nesse período vou a Turquia e volto a Madri para pegar o voo para o Brasil. Dúvida: quando apresento os documentos para o tax free? Posso pedir quando for para a Turquia? Meu voo para o Brasil saí às 6 da manhã. O guichê funciona de madrugada?

    Responder

  31. Diego Paiva
    21 abril 2015

    Olá, Fabio! tudo bem?

    Olha, excelente pergunta… Eu *acho* que é saindo da União Européia, mas seria interessante entrar em contato com eles para confirmar. Pode ser que eles impliquem por você voltar à UE antes de voltar ao Brasil. Espero que dê certo! Se puder contar pra gente no seu retorno, será ótimo para ajudar outras pessoas.

    Abraço e boa viagem!

    Responder

  32. Diego Paiva
    21 abril 2015

    Olá, Cristiana!

    Conforme respondi ao Fabio, eu acredito que tenha como você fazer ao sair da união Européia e não necessariamente no retorno ao Brasil, mas o mais indicado seria entrar em contato com a Global Blue e se informar melhor. Infelizmente o guichê não é 24h, mas muda de acordo com o aeroporto.

    Abraço e boa viagem!

    Responder

  33. Cris
    3 junho 2015

    Olá Diego, parabéns pelo post. Gostaria de relatar minha experiência em Lisboa. Voltei ontem de Portugal, já fui varias vezes para Europa, marei em Barcelona, e sempre fiz taxfree, mesmo tendo cidadania portuguesa (não pode ter número do contribuinte em Portugal). Os aeroportos sempre mudam, mesmo em Lisboa, e ontem eu tive que fazer check in primeiro, uma mala foi despachada no ato do check in, e a outra que continha minhas compras foi despachada na Aduana, onde carimbaram minhas notas. Como estava com meu smartphone em mãos, ao passar pelo raio X, fui até Aduanda (novamente, pelo fato de ter um objeto em mãos), e depois fui ao Global Bleu, onde me devolveram 120 euros em espécie (por opção minha). As outras notas incluindo El Corte Ingles, eu não consegui passar na casa de Câmbios, pois estava em cima da hora do voo (sim, por causa de filas, em todos os locais citados). Agora, Vou enviar no endereço dos envelopes, pois todos estão carimbados pela alfandega. Ah uns anos atras, fiz Taxfree em Londres, e me enviaram tudo certinho pelo correio no Brasil, inclusive moedas, mas demorou uns 3 meses.

    Responder

  34. 14 julho 2015

    Olá Cris!
    Obrigada pelo relato!! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  35. lucymara
    29 julho 2015

    Fiz compras em Barcelona e recebi em dinnheiro da tax free, mas quando sai da europa não fiz o procedimento da apresentação na alfandega, pois a mala travou e não pude apresentar o produto. Alguem sabe como posso pagar o imposto recebido, uma vez que o cartão apresentado na loja para o posterior pagamento do imposto ,não era de credito.

    Responder

  36. César de Paul
    26 agosto 2015

    Minha amiga tem um cheque de 160,35 euros (da Espanha) referente a Tax Free que recebeu em sua residência aqui no Brasil. O cheque tem data de emissão de 06/09/2014. Como ela deve proceder para receber este valor???

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    1 out, 2015

    Olá, César!

    Pelo que sabemos, alguns bancos recebem esses cheques e fazem a conversão mediante uma taxa. Ela precisa ver se na cidade dela há algum desses bancos que realizam esse tipo de transação e proceder a troca. Se não me engano, a taxa chegava a 40 euros.

    Abraço,

    Diego Paiva.

    Responder

  37. Willian Cintra
    6 outubro 2015

    Olá! Estou em Sevilha, sabe me informar se aqui há algum lugar onde posso receber o dinheiro do taxista free em espécie?

    Se não souber, poderia me dizer como você descobriu esse em Madri? É uma casa de cambio, é órgão do governo?

    Muito obrigado! E parabéns pela matéria!

    Responder

  38. Daniel
    2 janeiro 2016

    A aduana de Roma é 24 horas pois meu vôo é 7:50 e precisaria carimbar minhas notas?
    Obrigado Daniel.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Daniel!

    Geralmente a aduana funciona 24h, mas indico entrar na página no aeroporto e confirmar. Quase sempre essa informação está disponível lá.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  39. Erica
    25 fevereiro 2016

    Oi Diego,
    Recebi um cheque do tax free do Texas-USA , uns 2 anos depois.
    Nao sei aonde trocar aqui no RJ. Você saberia os procedimentos?
    Obrigada,
    ERica

    Responder

  40. Igor Marques
    2 abril 2016

    Fiz tudo como descrito no site, recebi o Taxi crer pela compra de uma gopro, mas fui taxado no meu cartão. Como eu posso recorrer?

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    7 abr, 2016

    Olá, Igor!

    Você tem o contato deles? Infelizmente já não tenho mais os dados para te passar, mas entrando no site da Global Blue você tem essa informação. Eu entraria em contato via e-mail e/ou por telefone informando o problema e pedindo solução. Vale falar tanto com a agência que fez o reembolso, como com a própria Global Blue.

    Boa sorte!

    Responder

  41. Rafaela
    21 junho 2016

    Olá! Estou com um super problema com essa devolução. Fiz a minha compra em Milão e me informaram um posto para fazer a devolução na hora ao lado da loja. Fui até lá e recebi o dinheiro na hora. Como o meu voo de volta foi Nápoles – RJ com conexão em Roma, o funcionário do posto me disse que para que o meu voucher fosse devolvido no prazo de 21 dias e para que eu não tivesse problema com o horário da minha conexão, eu poderia carimbar a minha nota no aeroporto de Nápoles e postar o envelope na caixa do aeroporto de Roma. Assim foi feito! Entretanto, para minha surpresa, a cobrança veio no meu cartão de crédito. Entrei em contato com eles e eles me dizem que o meu voucher não foi devolvido no prazo e não receberam até agora (mais de 50 dias depois de eu ter colocado o envelope na caixa). O pior é que colocar o envelope nessas caixas de aeroporto não temos nenhuma comprovação. Estou discutindo com eles, mas eles respondem sempre com mensagens padrão. Estou muito irritada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    23 jun, 2016

    Olá Rafael!
    Nossa, que chato!!
    Imagino o transtorno e a irritação. Espero que vc consiga resolver!
    Bjs, Anna

    Responder

  42. regina augusti
    20 julho 2016

    quanto e a taxa que cobram no cartão, para pagarem o tax free? Estou preocupada em enviar as notas carimbadas junto com o relatório e sr taxada. Grata, regina

    Responder

  43. Valdecir Aquino
    29 julho 2016

    Boa tarde!!!

    Em caso que eu compre em dinheiro o valor ressarcido em dinheiro é na hora?

    Obrigado

    Responder

  44. Paula Ribeiro
    10 agosto 2016

    Olá, primeiramente Parabéns pela matéria, acho que foi o conteúdo mais escalecedor pra mim ate o momento. Só me resta uma dúvida. Vou pra Madrid e pretendo comprar um novo smartphone; se eu pagar em dinheiro e for nessa agência no centro eu recebo a devolução na hora? E depois ainda preciso entregar algum comprovante no aeroporto mesmo assim?

    Obrigada.

    Responder

  45. henrique
    16 setembro 2016

    Bom Dia!!

    Uma duvida, se eu comprar um iphone la loja da apple, pagar com cartao, tenho como receber o reembolso em dinheiro no aeroporto de barcelona quando estiver vindo embora? ou o reembolso e feito somente via cartao de credito?

    Se pagar em dinheiro recebo o reembolso em dinheiro? fiquei confuso quanto a essa questao.

    Responder

  46. Bruno Ziroldo
    16 dezembro 2016

    Boa noite Diego.
    Muitíssimo obrigado pelas informações.
    Gostaria de saber se muda algo nesse procedimento (farei o reembolso no centro de Madri tb) no caso do produto ser pago em dinheiro (espécie)? Pois assim garanto uma taxa cambial fixa e não fico sujeito a oscilações até o fechamento da fatura + os 6,38% de IOF.

    Responder

  47. Stefani
    6 janeiro 2017

    Olá, gostaria de saber se eu comprar um MacBook Apple na Alemanha e pegar o Taxfree, haverá uma comunicação com o Brasil (registro de passaporte por ex) em que eles vão me parar na aduanda no Brasil para cobrar o excesso da cota dos 500 dólares? Pois ouvi que o computador não entra mais como de uso pessoal como o celular, sendo então taxado.

    Obrigada!

    Responder

  48. Fabio
    3 fevereiro 2017

    Ola fiz tax free na Espanha chegou cheque onde vou discota lo qual banco casa de cambio se moro em Goiânia Goiás. Alguem me respode

    Responder

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.