Meet the Danes – aula de culinária e cultura local na Dinamarca
Uma das experiências mais divertidas e originais que tivemos na Dinamarca foi sem dúvidas o Meet the Danes (conheça os dinamarqueses, em português). Criado em 2001 por Anett Wæber, a experiência consiste em um jantar na casa de um morador local, mas com os convidados participando de uma aula de culinária, conhecendo mais sobre o estilo de vida e o cotidiano dos dinamarqueses.
Essa iniciativa é tão diferente e inovadora, que já ganhou diversos prêmios de turismo desde a sua criação. A forma como tudo é conduzido, faz você se sentir visitando a casa de um amigo. No nosso caso, participamos até da compra de alguns ingredientes, mas normalmente o turista segue direto para a casa do anfitrião. Veja como foi a nossa experiência:
Heather Nissen, representante do Visit Denmark e Chef Anker Sorensen no Toverhallerne
No inicio da tarde, nos dirigimos ao Torvehallerne, um grande mercado dividido em dois prédios, sendo que um é voltado para produtos de origem vegetal e o outro de origem animal. Lá, o Chef Anker Sørensen nos encontrou e explicou sobre a criação do mercado e a recente preocupação dos dinamarqueses com a alimentação saudável, no quanto todo mundo tem alterado seus hábitos alimentares e procurado produtos orgânicos e frescos.
O mercado é bem amplo e disponibiliza uma infinidade de produtos, desde verduras a alimentos prontos, para comer ali mesmo ou levar para casa. Entre eles há uma feira ao ar livre, onde são vendidas frutas, verduras e lindas flores.
Depois de feita a visita ao mercado e de termos comprado os últimos ingredientes, seguimos para a casa do chef, onde seria realizada a aula de culinária e o jantar para os participantes do Meet the Danes. O serviço consiste em aproximadamente 3 horas de muita conversa e boa comida. São preparados dois pratos – entrada e prato principal – e uma sobremesa, tudo acompanhado de um bom vinho, cerveja ou o que preferir beber.
Chef Anker Sørensen
Quem achar desconfortável, ou não quiser participar da preparação dos alimentos, não tem problema. Mas garanto que a experiência é bem divertida. Acabei me surpreendendo com o dom de cortar batatas! Hahaha
No fim da preparação dos alimentos, seguimos todos para a mesa e então começou o jantar. Os pratos que vimos serem preparados tomam forma e sabores incríveis. Na nossa experiência, todos os pratos foram escolhidos e preparados de acordo com a cozinha nórdica.
Peito de pato com creme de milho, servido com croutons e estragão.
Filé de porco com molho agridoce, acompanhado de batatas cozidas no molho de beterraba e salada.
Por último, foi servida a sobremesa chamada “Denmark in the Summer” e café para encerrar.
Saímos todos satisfeitos e encantados com a experiência. Foi realmente surpreendente! Como disse no inicio do post, a sensação é de ter ido visitar e jantar na casa de um amigo dinamarquês, mesmo nunca tendo visto o chef Anker Sørensen anteriormente.
Informações úteis:
Para reservar o Meet the Danes basta acessar: www.meetthedanes.dk
O valor atual por pessoa é de DKK $450, algo em torno de R$185 no câmbio de hoje (Abril de 2014).
O processo de reserva é por meio de um formulário bem detalhado, onde a pessoa informa se tem alguma alergia, qual língua fala e também há espaço para comentários que julgue importante.
Vale frisar que o cardápio é escolhido pelo anfitrião, mas você pode colocar nos comentários alguma preferência. Tenha em mente que não é um jantar sofisticado e sim uma experiência simples, porém extremamente enriquecedora no ponto de vista cultural.
Diego Paiva viajou para a Dinamarca a convite do Visit Denmark.
Planeje sua viagem com a gente
Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.
Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!
Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.
Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!
Oi, Luciana! Que legal ter você por aqui!
Imagina fazer algo do tipo no Brasil? Os gringos vão pirar, rsrs. Esse serviço faz bastante sucesso na Dinamarca e qualquer morador pode receber estrangeiros.
Obrigado!
Beijos. 🙂
Responder