Gastronômade DF: alta gastronomia na Fazenda Velha

Há quem pense que o Distrito Federal se resume à cidade planejada de Brasília idealizada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Porém, não precisa andar muitos quilômetros, para encontrar fazendas antigas, símbolos do Brasil Colônia, como a Fazenda Velha, cenário escolhido para o Gastronômade, etapa do Distrito Federal, que ocorreu no último domingo (dia 29/04).

O Gastronômade é um evento que acontece desde 2012 em alguns estados brasileiros, cuja proposta é combinar alta gastronomia com cenários inusitados ao ar livre. É, como eles próprios se definem, “uma aventura culinária – literalmente um restaurante sem paredes”.

Seguindo essa proposta, encontramos uma enorme mesa posicionada embaixo de uma grande árvore que tinha como pano de fundo um casarão do séc.XIX. Super bucólico, nostálgico e lindo!

Gastronomade DFGastronomade DFGastronomade DF

Antes de sentarmos para o almoço, recebemos uma breve explicação sobre a Fazenda Velha e fizemos um passeio pelo museu que funciona na casa antiga.

Gastronomade DFGastronomade DF

Para acompanhar o passeio, provamos o vinho Faces, da vinícola gaúcha Lidio Carraro, escolhido como o vinho oficial da Copa do Mundo.

Gastronomade DF

Os quitutes iniciais agradaram pela criatividade e pela utilização de ingredientes bem regionais: creme de cará com queijo meia-cura e batata crocante; bombom de pato na lata e telha de acerola; e croquete de capivara e geléia de cagaita. O croquete de capivara foi, merecidamente, o mais elogiado de todos.

De volta à mesa, o cardápio já anunciava grandes surpresas…

Gastronomade DF

E o fogão à lenha demostrava que tudo estava a pleno vapor.

Gastronomade DF

O primeiro prato foi o Kobe Beef Passion em lâminas com pesto de mandioca e folhas de jambu. Para acompanhar, um pinot noir 2012 Dádivas da Lidio Carraro.

Gastronomade DF

Confesso que não sou a maior fã de kobe beef, como já escrevi neste post: Kobe Beef: provando a carne mais famosa (e cara) do mundo. Então, a versão vegetariana – carpaccio de melancia em lâminas com pesto de mandioca e folhas de jambu – servida a alguns participantes seria mais indicada ao meu paladar.

O segundo prato arrancou os meus suspiros. Era um frango desossado com gema de pequi e farofa. Absolutamente sensacional e surpreendente! Para quem não conhece, pequi é uma fruta do cerrado que tem sabor e aroma bem marcantes, usando, assim, de bastante eufemismo.

Gastronomade DF

Para quem está se perguntando, o prato não tem cheiro de pequi (felizmente! rsrs). A gema é cozida numa mistura de azeite e oléo de pequi. E o resultado é espetacular. A combinação de texturas e sabores agradou demais.

Na sequência, provamos o delicioso copa lombo com maça verde e saladinha morna de trigo e folhas de couve, harmonizado com um Merlot da safra 2006, Grande Vindimia, da Lidio Carraro.

Gastronomade DF

A sobremesa era um mini bolo de batata com chocolate meio amargo, creme de cenoura crua e mandioquinha glaceada.

Gastronomade DF

Entre um prato e outro, o que não faltou foi muita prosa. A mesa comunitária e as taças de vinho estimulam a integração. Teve até um divertido brinde comunitário em forma de ola, a la Copa do Mundo.

Gastronomade DF

Ao final, o Chef e produtores responsáveis pelos ingredientes do menu também entraram na roda. Eles contaram detalhes sobre a forma de cultivo do azeite e o café orgânico.

Gastronomade DF

Para encerrar, um cafezinho orgânico feito na hora e um brinde para levar para casa…

 

Ficou com água na boca? Ainda dá para aproveitar! No próximo final de semana (dias 05 e 06 de abril) acontecem as etapas do Gastronômade no Paraná e em Santa Catarina. Estaremos presentes no evento do Paraná e, em breve, postaremos mais fotos!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.