Visita ao Coliseu e Fórum Romano: como evitar filas, mesmo sem o Roma Pass!

A dupla Coliseu e Fórum Romano certamente estão na lista de qualquer turista de primeira viagem a Roma. São dois grandes marcos do Império Romano que se localizam bem no centro da Cidade Eterna, atraindo visitantes do mundo inteiro.

Roma

Arco de Constantino e Coliseu vistos do Fórum Romano

O Fórum Romano foi o principal centro comercial da Roma Imperial. Tudo o que era importante para o Império acontecia lá, de confronto entre gladiadores a eleições! Inclusive, esse pedaço da Roma antiga foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo.

Roma

Roma

Roma

O local é enorme e as ruínas são um convite a imaginar como era o passado.

Roma

Roma

Roma

No Fórum Romano há a opção de um áudio guia, uma boa alternativa para que está viajando só ou sem um guia. A grande vantagem do áudio guia é ter informações para entender a história das ruínas e de cada local visitado. A desvantagem é não ter a opção do áudio em português.

Roma

Roma

Bem próximo ao Fórum Romano, fica o Coliseu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Esse, aliás, é um dos adjetivos e “títulos” mais recentes para esse que é um dos monumentos mais visitados em todo o mundo.

Roma

O Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores e animais selvagens. Foi palco de diversos tipos de espetáculos e abrigava em torno de 50.000 espectadores.

Roma

Roma

Roma

Roma

O Coliseu serviu – e ainda serve – de modelo para grande parte dos teatros de arena e estádios que conhecemos nos dias de hoje. Mesmo tendo sido construído entre os anos 70 e 90 d.C., o local tem curiosidades “modernosas” interessantes como, por exemplo, cobertura removível para proteger os espectadores do sol, elevadores para inserir elementos surpresa nos confrontos, sistema de inundação para batalhas navais, e piso de madeira com areia para absorver o sangue das batalhas – daí o nome “arena”, que significa areia em italiano. Estar ali e imaginar todas as batalhas, é de arrepiar!

Roma

Roma

Roma

Aqui também vale a pena utilizar o guia eletrônico. Ao contrário do áudio guia disponível no Vaticano e do Fórum Romano, o guia eletrônico do Coliseu é muito mais moderno e interativo. Tem até trechos de filmes que reproduzem a estrutura em funcionamento, e explicações sobre o que se vê em cada ponto de parada. E o melhor de tudo: o guia é totalmente em português. Zero dificuldade para os viajantes brasileiros!

Roma

Agora a perguntar que não quer calar: como cortar aquela fila interminável sem ter que comprar o Roma Pass?

Eis a explicação: Comece a visita pelo Foro Romano e depois continue o passeio pelo Coliseu. Simples assim!

Roma

Essa foi a dica super valiosa da Camilla Kafino do Ensaios de Viagem. Segui a estratégia e deu super certo. Por quê? O ingresso é o mesmo para os dois lugares. E a fila do Fórum Romano não costuma ser tão grande como a fila do Coliseu, que chega a levar horas para ser percorrida. Aí fica fácil, pois não é preciso enfrentar a fila para comprar o bilhete no Coliseu. Basta seguir direto para a entrada dos visitantes do Coliseu, depois de conhecer o Fórum Romano.

Por fim, fica aqui a observação de que o Coliseu e o Fórum Romano ficam na principal zona arqueológica de Roma. O local fica cheio de turistas e, em dias de sol, o calor chega a ser insuportável, mesmo na primavera (imagine no alto verão!!). Por isso, vá preparado. Use roupas leves, leve um chapéu e carregue uma garrafinha de água consigo. Há diversas fontes de água potável onde você pode reabastecer a garrafinha sem custo algum.

O aconselhável é deixar um dia inteiro reservado para visitar esses dois monumentos, além também do Monte Palatino, que é uma das 7 colinas de Roma, onde é possível admirar diversas ruínas, além de uma linda vista do Circo Massimo.

Roma

Informações úteis

– O Coliseu e o Palatino são abertos todos os dias das 8h30 até uma hora antes do pôr do sol (sexta-feira santa das 8h30 às 14h00):

8h30 – 16h30 de 2 de janeiro a 15 de fevereiro

8h30 – 17h00 de 16 de fevereiro a 15 de março

8h30 – 17h30 de 16 de março ao último sábado de março

8h30 – 19h15 a partir do último domingo de março até 31 de agosto

8h30 – 19h00 de 1 de setembro até 30 de setembro

8h30 – 18h30 de 1 de outubro a 24 de outubro

8h30 – 16h30 de 25 de outubro a 31 de dezembro

– As bilheterias fecham uma hora antes do término do horário de visitação.

Fechado no réveillon e Natal.

– A entrada no Fórum Romano, Palatino e Coliseu custava 12 euros a inteira, e 7,50 euros a entrada reduzida, em Abril de 2012.

– O áudio guia do Fórum Romano e Palatino estava disponível por 5 euros – sem opção em português.

– O vídeo guia do Coliseu estava disponível por 6 euros e o áudio guia por 5 euros – ambos com opção em português.

– Cidadão da União Europeia menor de 18 anos ou acima de 65 anos, não paga entrada.

A entrada reduzida só vale para estudantes da União Europeia entre 18 e 24 anos, e professores, também da União Europeia.

– Há uma loja de souvenir no segundo andar do Coliseu, com diversas opções de lembrancinhas.

– Para maiores informações sobre a diferença entre o Roma Pass e o OMNIA Vatican & Rome, acesse o blog Viagem e Viagens clicando aqui.

– Se quiser um roteiro e uma ótima introdução sobre o Fórum Romano, acesse o blog 360 Meridianos clicando aqui.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.