10 dicas para viajar só com bagagem de mão (ou pelo menos com pouca bagagem)

Há quem duvide, mas juro que nas minhas últimas viagens (nacionais e internacionais) praticamente só tenho viajado com uma mala pequena.

E quando digo pequena, é pequena mesmo. É aquela mala tamanho “P” que atende às dimensões de bagagem de mão. Foi assim para a Colômbia, Argentina, México, Espanha, Itália e até mesmo lá para o outro lado do mundo, quando desembarquei no Japão e na Rússia.

Nada de ficar na fila para despachar a mala ou ficar na esteira esperando a mala aparecer. Além da economia de tempo e do risco zero de extravio de bagagem, fica muito mais fácil fazer deslocamentos de ônibus, trem ou mesmo a pé com pouca bagagem.

Como conseguir essa façanha? A resposta não poderia ser mais óbvia: levando pouca coisa. O difícil é identificar o que realmente é importante na hora de arrumar a mala.

Veja aqui as nossas dicas para viajar leve:

1) Escolha uma mala leve

Escolher uma boa mala ou mochila faz toda a diferença. Imagine viajar com uma mala que vazia já pesa 4 ou 5 kg. Desse jeito, só mesmo um milagre para conseguir ficar dentro do limite internacional de 10 kg de bagagem de mão. Manter o limite de 5kg para voos domésticos então, impossível.

Para mim, mala bola é uma mala leve, com quatro rodinhas, de material resistente e que abra para os dois lados. Depois de muito procurar no mercado, a minha eleita foi a mala Salsa Air Mala de Bordo da marca alemã Rimowa.

Arrumando a mala

A mala tamanho “P” pesa menos de 2kg. Foi a mala mais leve de todas que encontrei. Ela é feita de policarbonato e, segundo o fabricante, não arranha. A única desvantagem é não ter fecho extensor.

2) De olho na previsão do tempo

Antes de pensar nas roupas, sempre verifique a previsão do tempo. Como o tempo anda meio doido ultimamente, leve sempre um short, uma pashimina e um agasalho leve. Sempre é melhor prevenir do que remediar….

3) Separe tudo o que pretende levar e depois elimine o supérfluo

O próximo passo é colocar tudo o que pretende levar na mala em cima da cama. Assim, é possível ter uma visão geral. Depois pense bem, experimente e elimine tudo que é supérfluo.

Arrumando a mala

Para conseguir viajar leve, o ideal é que você elimine de 1/3 a 1/2 das peças que você separou inicialmente.

É difícil, eu sei! Mas desapega que funciona!

4) Pense nos looks antes de empacotar tudo

Gastar um tempo pensando o que levar – até experimentando as combinações – é essencial. Fazendo isso, você acaba eliminando com mais facilidade o que não é realmente necessário.

Evite montar looks completos e fechados. Opte por peças que combinem entre si.
Uma dica é começar pelos sapatos. Leve três, ou no máximo quatro calçados. A partir daí, selecione o restante dos itens.

5) Se amassa, se aperta, se não combina com tudo, não leve!

Evite peças volumosas e que amassem. Levar um ferro de passar – ainda que seja daqueles pequenos – só faz a mala crescer. O ideal são tecidos como malha e seda.

Outra dica é levar peças que você utiliza no dia-a-dia. Nada de tentar levar alguma blusinha que está encalhada no guarda roupa há meses. A chance de dar errado é enorme.

Na hora de colocar tudo na mala, organize direitinho (faça rolinhos com as roupas) que sempre cabe tudo…

Arrumando a mala

6) Viva a lavanderia!

Repetir roupas não é pecado. Calcule que uma peça deve ser utilizada de duas a três vezes.

Quando precisar, lave as roupas no banheiro do hotel ou procure uma lavanderia. A maioria dos hotéis oferece serviços de lavanderia, seja no Brasil ou no exterior. No caso de aluguel de apartamento para temporada no exterior, a chance de ter máquina de lavar e passar roupa no apartamento é enorme.

Arrumando as malas

Lavadora e secadora no apartamento que aluguei em Amsterdam

7) De olho na nécessarie

Nada de levar aqueles potes enormes de shampoo, condicionador e cremes. A melhor nécessarie é aquela que tem tudo – ou quase tudo – e ainda assim é compacta. Se a nécessarie for transparente, melhor ainda. Facilita bastante na hora de encontrar o que procura.

A sugestão é comprar embalagens travel size vendidas em farmácias e casas de comésticos onde você pode colocar seus produtos. Outra ideia é utilizar os amenities de hotel ou comprar comésticos vendidos em tamanho travel size. As linhas travel size da L’Occitane e da Kiehl’s, por exemplo, são ótimas.

Arrumando a mala

8) Cadê a bolsa?

Depois de arrumar a mala, é a vez da bolsa a tiracolo grande ou da mochila. É aí que irão os itens de mão, como um casaquinho, um livro, um ipad, uma escova de dente e um daqueles travesseiros infláveis.

Seja mais uma vez prático. Se, por exemplo, for viajar para a praia, leve uma bolsa que sirva como bolsa e sacola de praia. Se for ficar na cidade, uma bolsa leve e com alça longa é uma ótima opção.

9) E as compras, coloco aonde?

Outra vantagem de levar mala pequena é não ter espaço para muitas compras. Mais uma economia! rsrs

De qualquer forma, como ninguém é de ferro e uma lembrancinha – pequena – é sempre bem-vinda, a dica é levar uma sacola dobrada e, no final da viagem, quando nada estiver mais cabendo, você ganha mais bolsa com um tamanho razoável. A minha escolha é a sacola de lona da marca francesa Longchamp. Ela tem um tecido resistente e pode até ser despachada.

Arrumando a malaArrumando a mala

10) A experiência faz o bom viajante

Se você é daquela (ou daquele, afinal já vi muitos homens que carregam mais tralha do que as mulheres…) que carrega sempre 6 pares de sapatos para uma viagem de uma semana, saiba que não é do dia para a noite que você conseguirá viajar só com uma malinha de mão.

Não tem mágica! É a experiência que faz o bom viajante. Comece diminuindo a bagagem aos poucos.

Só viajando para aprender o que funciona e o que não funciona. Só viajando para aprender o que é necessário e o que nem vai sair da mala. Só viajando para aprender que ninguém vai ligar se você está com a mesma blusa ou com o mesmo sapato. Enfim, só viajando para entender que com pouca bagagem você tem mais disposição e ainda economiza mais. Economiza com o excesso de bagagem e economiza escolhendo meios de transportes mais baratos.

E então, dá para encarar?

 

Atualização:

Ficou curioso para saber o que eu levo na minha mala de bordo??

Então leia esse post: Quantos sapatos e blusas cabem em uma mala de bordo?

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.

Sobre Anna Bárbara

É louca por viagens! Nem acaba de chegar de uma viagem e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em mais de 20 países e é apaixonada pela Ásia, ou melhor, por todos os destinos exóticos. Qual a melhor viagem? "Não há dúvida", diz ela, "a melhor viagem é sempre a próxima".

Comentários

  1. 3 outubro 2013

    Não preciso nem dizer que te entendo e não duvido que é possível, né? Só não concordo com a primeira dica, pois prefiro mochila. Adoro andar com os braços livres. 😉

    Na próxima viagem vou adicionar um novo desafio, que é viajar com um único volume. Vou levar uma mochilinha dobrável para usar no dia a dia nos destinos, mas tudo vai ter que caber numa mochila de 30 l. O mais difícil vai ser conciliar o frio em Istambul com o calor no Camboja! Já estou curiosa para saber como vai ser essa mala! Ainda falta mais de um mês para minha viagem e eu já tô querendo começar a empacotar! rsrs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    3 out, 2013

    Oi Camila!!!
    Esse vai ser mesmo um desafio!!! Só um volume é mesmo pra profissa!!! kkkkkk
    Quero ver os detalhes dessa mochila!!
    Acredita que despachei apenas as lembrancinhas que comprei na Itália e a Iberia conseguiu extraviar a minha mala…. Ainda bem que foi extraviada a sacola extra e a mala estava comigo no voo.
    Agora meu próximo desafio é não comprar nada que tenha mais de 100 ml. Chega de comésticos, kkkkkk.
    Bjs, Anna

    Responder

  2. Marcia Garcia
    3 outubro 2013

    Excelentes dicas e eu apesar de mulher consigo fácil, há muito tempo viajo assim, mas agora é impossível para o meu filho, adolescente de 16 anos, fazer isso, a vaidade é demais e não pode repetir roupa, rsrsrs, sem contar que quando a viagem é para os USA voltam as 2 de 32 kg cada com o novo guarda roupa.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    3 out, 2013

    Olá Márcia!
    Adolescente é mesmo dureza… vaidade só! kkkkk
    E voltar dos EUA com pouca bagagem é mesmo dureza! Mesmo com o dólar alto, os preços ainda continuam interessantes….
    Bjs, Anna

    Responder

  3. 3 outubro 2013

    Adorei! Eu sempre viajo com uma mochila média. Comprei uma malinha pequena, parecida com a sua, da marca francesa Delsey, mas acredito que dessa vez não vou conseguir viajar somente com ela porque a minha próxima viagem durará mais de 1 mês e terei que enfrentar o inverno europeu (o que não ajudará já que as roupas são muito volumosas).
    Acho que já estou no meio do caminho para ficar igual a você rss

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    3 out, 2013

    Oi Gabriela!!
    Legal saber que vc gostou do texto!!
    E é isso mesmo. Vá diminuindo a mala aos poucos que vc chega lá!
    Depois me conte como foi a montagem dessa mala de inverno. Ano passado eu levei a minha malinha de mão para o inverno na Espanha. Mas eram só 8 dias de viagem…. deu certinho! 😉
    Bjs, Anna

    Responder

  4. Liana
    3 outubro 2013

    Parabéns Anna, seu site está nota 10 e eu adorei as dicas! Vou procurar agora comprar a mala indicada, você sabe como adquirir por aqui no Brasil? Vende fácil nas lojas ou só pela internet?
    Acho que viajar assim além da praticidade é super chique! Vou pegar no seu site algumas dicas de Nova York e Miami.
    Bjs saudosos
    Liana Pacheco

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    3 out, 2013

    Oi Liana!!
    Obrigada pelos elogios!!! 😀
    Eu comprei essa mala aqui mesmo no Brasil. Tem loja da Rimowa em São Paulo, Brasília e no Rio. Acho que também é possível comprar on line.
    Vc vai para os States?! Que legal! Aproveite muito!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  5. 4 outubro 2013

    Parabéns pela matéria, você provou que ser chique não é quantidade e sim qualidade. Curiosa essa inversão de valores. Ser chique agora é viajar com mala de mão. Curti

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    4 out, 2013

    Oi Adelaide!!
    Obrigada pelos elogios!!!
    Verdade!! Ser chique é ser elegante mesmo com uma bagagem compacta!
    Bjs, Anna

    Responder

  6. Barbara
    5 outubro 2013

    Adorei todas as dicas vou pô-las em prática. Agora preciso comprar uma mala!!! e igual a esta
    Que tal … é uma dica para o presente de Natal. Bjos.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    7 out, 2013

    Oie!!!
    Boa dicas!!! Vou anotar!!! 🙂
    kkkk
    Bjs, Anna

    Responder

  7. 9 outubro 2013

    Anna, tudo bem?
    Me identifiquei tanto com esse post. Minha mala sempre é pequena e todo mundo sempre fica de cara, mas não é tão pequena como a sua 🙂 Mas agora será! Objetivo da vida: não despachar mala.
    Me diga: esse peso de 10kgs para a mala de bordo em vôo internacional é padrão? Eu não sabia disso!
    Bjo!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 out, 2013

    Oi Vanessa!
    Tudo ótimo!! Depois quero saber se deu certo a sua técnica de reduzir a mala!!!
    Em geral, as cias aéreas admitem mala de bordo de 10kg para voos internacionais. Em todas que viajei até agora (Tam, KLM, Delta, Lufhtansa, Air France, Iberia) foram assim. No entanto, há exceções. Ouvi dizer, por exemplo, que na Singapore, o limite é de 7kg. Por isso, o mais garantido é verificar antes o peso admitido para a mala de bordo. 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  8. 10 outubro 2013

    Nossa!!! Isso é tenso! Ainda mais quando se viaja para Europa e pega algum vôo low coast.

    Nas últimas férias fiz um mochilão pelo nordeste e levei incríveis 7kg!! E olha que no final teve coisa que nem usei!
    http://thelifeofisa.blogspot.com.br/

    Responder

  9. 15 outubro 2013

    Oi Anna,
    Tbm sou adepta a mala única e de mão.
    Adorei o post e acho que a única diferença entre meu processo de fazer mala pequena e o seu é na quantidade de sapatos. Nas minhas últimas viagens levei somente o tênis de trilha (no pé) e as havaianas e para a Europa que foram dois meses de viagem levei tbm uma sapatilha. Odeio carregar sapato e se pudesse levava só o do pé.
    Nunca pensei na ideia de "testar" o looks antes da viagem… já dá para ver que minha vocação para blogeira de moda é nula….rs.
    Beijos

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    22 out, 2013

    Oi Mari!!
    Que bom ver vc por aqui!!
    Reduzir a quantidade de sapatos é uma coisa que tenho muito dificuldade… se bem que quando fui passar o Reveillon na Espanha no ano passado levei apenas uma bota e uma havaiana…. E deu certo,kkkkk
    Bjs, Anna

    Responder

  10. Elisa Campos
    25 outubro 2013

    Oi Anna!
    Adorei suas dicas! Rola alguma dica pra viajar pro Caribe, com uma criança de 2 anos e meio e levar pouca bagagem? rsrs
    Elisa Campos

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    27 out, 2013

    Olá Elisa!
    Fico feliz em saber que curtiu as nossas dicas!
    Infelizmente não temos dicas para crianças.
    BJs, Anna

    Responder

  11. 27 outubro 2013

    Olá Isabela!
    Verdade!! Montar a mala é sempre tenso, kkkkk
    Meu termômetro para saber se montei uma boa mala é verificar se usei todas as roupas. Se sim, é porque me sai bem e mala funcionou. Se voltou roupa sem usar, é porque a mala poderia ter ido ainda mais leve. kkkkkkk
    Bjs, Anna

    Responder

  12. Barbara
    28 outubro 2013

    Vou tentar por suas dicas em ação!!
    ! Adorei as dicas e a mala também. Já pedi o Papai Noel uma mala desta, linda e leve!!!!!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    28 out, 2013

    Quero ver vc colocar tudo em prática, kkkkk
    Bjs, Anna

    Responder

  13. Virgínia
    8 novembro 2013

    Olá!
    Também pretendo viajar para Europa apenas com bagagem de mão…você saberia me dizer se os lenços umedecidos entram na cota de líquidos? Pesquisei bastante mas não achei nada conclusivo…
    Adorei as dicas!
    Obrigada!
    Abraço!
    Virgínia.

    Responder

  14. Diego Paiva
    22 novembro 2013

    Olá, Virgínia!

    Acredito que não entre na cota, pois voltei com um pacote na minha mochila e não tive nenhum problema.

    Abs!

    Responder

  15. Carolina
    27 novembro 2013

    Oi. desde já obrigada por esta partilha, achei super interessante e facil de entender.
    Vou viajar até Amesterdão em Abril do próximo ano, vi que você esteve lá e alugou um apartamento. É precisamente isso que eu e o meu grupo de amigos queremos fazer (somos 6). Pode-me dizer onde procurou o apartamento que alugou? Já agora pode dizer-me qual foi?
    Há algum conselho que me possa dar em relação ao que levar como bagagem para lá? Alguma coisa essencial ou um sitio essencial de visitar?
    obrigada desde já!

    Responder

  16. Ronny
    19 janeiro 2014

    Anna,

    consegui ir para Europa, período curto, mas no inverno, com uma mala de mão… 8kg..
    No Brasil, já aprendi viajar leve… Agora, é conseguir isso com viagens de mais de 20 dias…
    Você foi a inspiração para a decisão,

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    30 jan, 2014

    Oi Ronny!
    É só ir testando que uma hora dá certo!!! kkkkk
    O segredo é mesmo repetir as roupas e tentar novas combinações com as mesmas peças.
    Bjs, Anna

    Responder

  17. maria
    30 janeiro 2014

    Adorei!
    Você poderia dar uma dica do que levar para 15 dias na Europa em maio?
    Todas as dicas que vejo são ou para verão ou para inverno… e o outono e primavera? Tendo mais para o frio??

    Responder

    6 jun, 2016

    no frio tá para pensar 1 parte de baixo para 3 dias. escolha 2 cores coloridas e o restante em neutros. Use e abuse de acessórios que sao leves e mudam a cara do look. Para os casacos, tente levar um claro e um escuro. bjs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 jun, 2016

    Oi Fernanda!
    Essa dica das cores é legal!!
    Bjs, Anna

    Responder

    10 jun, 2016

    obrigada Anna, testa na sua próxima viagem e me conta! bjss

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 jun, 2016

    Combinado, Fernanda!!! 😀
    Bjs, Anna

  18. Diego Paiva
    4 fevereiro 2014

    Olá, Maria!

    Que bom que gostou do post. 🙂 Em Maio está mais para calor do que para frio, mas dependendo da cidade/país a temperatura pode cair à noite.

    Quanto mais ao sul, mais quente estará. Uma blusa de frio e um cachecol são suficientes para o ar condicionado do voo e um eventual dia mais frio.

    Abs!

    Responder

  19. 5 fevereiro 2014

    Olá Carolina!
    Aluguei o apartamento em Amsterdam pelo site Airbnb. Gostei bastante do apt e não tive nenhum problema. Aqui está o link com os dados do apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/929440
    Ainda vou escrever um post sobre lá, mas tá faltando tempo…. rsrs
    Qto às dicas de mala, lembre um casaco e uma capa de chuva. Lá sempre chove e faz frio. Ah, não deixe de visitar o parque Keukenhoff, famoso pelas tulipas. É imperdível!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  20. 5 fevereiro 2014

    Olá Carolina!
    Aluguei o apartamento em Amsterdam pelo site Airbnb. Gostei bastante do apt e não tive nenhum problema. Aqui está o link com os dados do apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/929440
    Ainda vou escrever um post sobre lá, mas tá faltando tempo…. rsrs
    Qto às dicas de mala, lembre um casaco e uma capa de chuva. Lá sempre chove e faz frio. Ah, não deixe de visitar o parque Keukenhoff, famoso pelas tulipas. É imperdível!!!
    Bjs, Anna

    Responder

  21. silvana
    24 fevereiro 2014

    Passei um mês na Inglaterra, inverno, apenas com um volume. Quanto mais viajamos, menos tralhas levamos. Dou prioridade aos acessórios para mudar a cara do look e sempre escolho cores neutras, de preferência escuras, em peças que combinem entre si. Para ganhar espaço, coloco as bijouterias dentro das meias que vão para dentro dos sapatos e prefiro arrumar as roupas bem abertas.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 fev, 2014

    Olá Silvana!
    Você é da minhas!!! Concordo com vc: quanto mais a gente viaja, menos tralha a gente carrega… kkk
    Bjs, Anna

    Responder

  22. Letícia
    10 março 2014

    Obrigada Anna pela dica! Será minha primeira viagem e encontrei no seu post o que procurava: não despachar a mala e dicas preciosas para alcançar esta meta.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 mar, 2014

    Olá Letícia!
    Fico feliz com seu comentário!!!
    Depois me conte se conseguiu montar só uma malinha mesmo…
    Bjs, Anna

    Responder

  23. Luciane
    10 março 2014

    Adorei Já fui pra Orlando com minha filha só com mala de bordo, não repeti roupa e nem usei o que comprei lá, minha próxima meta é o Caribe e nessa o marido tbém vai entrar na onda.. Minha dica é comprar uma bolsa dobrável de nylon da marca CURTLO que serve pra trazer as compras na volta, peso praticamente zero. Tenho a mochila dobrável tbém, da mesma marca, comprei em lojas que vendem produtos pra camping.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    11 mar, 2014

    Olá Luciane!
    Valeu pelas dicas!! Bolsas dobráveis de nylon realmente são tudo de bom!!
    Bjs, Anna

    Responder

  24. Mauricio DAvila
    13 março 2014

    Olá Anna! Tudo bem?
    Minha querida, veja se pode me ajudar.
    Agora no final de abril eu, minha esposa, minha cunhada e meu concunhado iremos para o Japão.
    Chegaremos em Tokyo, depois vamos para Nagoya, Kyoto, Osaka e voltamos por Tokyo.
    Minhas duvidas são 2:
    1-Vale mesmo a pena comprar logo o Japan Rail Pass?
    2-Como viajamos com 2 malas grandes cada um, transporta-las nos trens é uma coisa simples?

    Espero muito que possa nos ajudar.

    Grande abraço e tudo de bom!!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 mar, 2014

    Olá Mauricio!
    Para saber se vale a pena comprar o Japan Rail Pass, recomendo que se acesse o site http://www.hyperdia.com/en/ e veja o preços dos trajetos de trem que vc irá fazer. Depois de somar os preços individuais dos trajetos de trem, compare com o preço do Japan Rail Pass. Aí vc irá saber, na ponta do lápis, se vale ou não. Já te adianto que, se vc for fazer muitos deslocamentos de trem, vale a pena. E a comodidade de não precisar ficar comprando bilhete toda hora é ótima.
    Lembre-se que vc tem que comprar o Japan Rail Pass antes de viajar. No meu caso, comprei o rail pass através de uma agência de São Paulo, que descobri pelo Google, e eles me enviaram pelo correio.
    Quanto às malas, não será nada fácil seguir viagem de trem com 2 malas grandes cada um. Dependendo do horário, o trem é lotado e muitas vezes não há lugar especifico para deixar as malas, principalmente bagagem grande. Meu conselho: leve menos mala ou, se não for possível, despache as malas pelo serviço Takyubin.
    Veja esse post aqui: http://www.nosnomundo.com.br/2012/12/adeus-malas-
    Bjs, Anna

    Responder

  25. Nicole
    22 março 2014

    Qual é esse seu modelo e tamanho da longchamp? Vc acha que se ela tivesse uma alça longa extra seria útil? Obrigada

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 mar, 2014

    Olá Nicole!
    O modelo se chama Le Pliage. É possível comprar o tamanho pequeno, médio ou grande. Tb tem alça longa ou curta.
    Eu prefiro a da alça longa, tamanho médio ou grande.
    BJs, Anna

    Responder

  26. Aline
    24 março 2014

    Adorei as dicas!!
    Vou viajar em Maio para Europa e pensei em levar uma mochila com rolinhas. Acha uma boa?
    Abraço.
    Aline

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    24 mar, 2014

    Olá Aline!
    Acho sim uma ótima ideia! Mochilas são super práticas e facilitam na hora dos deslocamentos, especialmente se vc for pegar algum trem ou voo interno durante a viagem.
    E as rodinhas são excelentes para não cansar as costas.
    Bjs, Anna

    Responder

  27. 31 março 2014

    Oi Ana, essa viagem que vc faz, é de quanto tempo? Eu farei uma agora de um mês, e não coloquei nem a metade na bolsa e ja esta com quase 5k. E olha que sao itens pra lugar quente, Me admira que a minha mochila é tão menor que essa tua bolsa da foto! E a minha mochila vazia não tem nem 1 kilo, a tua tem mais de 2k, não entendo que magica é essa? Me ajuda pls!

    Responder

  28. 4 abril 2014

    Olá Giovana!
    Já fiz viagens de 25-27 dias só com a bagagem de mão e uma bolsa.
    Acho que a mágica vem mesmo da experiência. Vc aprende as roupas que funcionam e não funcionam. A dica é mesmo levar roupas leves e que não amassem. Adoro, por exemplo, saias longas de seda. São suuper práticas. Leve poucas roupas, mas que sirvam para todas as ocasiões da viagem. Se precisar, lave alguma roupa por lá.
    Depois me conte como foi!!
    BJs, Anna

    Responder

  29. Sandra
    5 abril 2014

    Obrigada pelas dicas! Adorei e vou procurar colocá-las em prática. Ainda costumo levar mais do que o necessário e quando estou arrumando a mala para voltar, vejo que levei coisas "para passear", sem ter usado nem uma vez.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    8 abr, 2014

    Olá Sandra!
    Verdade!!! O mais comum é levarmos roupas para passear, kkkkkk
    Garanto que, se vc fizer uma viagem para um destino parecido, na viagem levará menos itens para passear, pois já saberá como funciona. É assim que se aprende, kkkkk
    BJs, Anna

    Responder

  30. Eliete
    5 abril 2014

    Aproveitando a pergunta da Nicole, o modelo da foto é grande e ela vem com o encaixe para o cadeado se for necessário despachar….preciso comprar uma e estou em dúvida. Agradeço Eliete.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    6 abr, 2014

    Olá Eliete!
    A bolsa Longchamp da foto é tamanho médio e tem sim lugar para cadeado.
    Bjs, Anna

    Responder

  31. Renata
    22 abril 2014

    Anna, tudo bem? Vi que você é bem atenciosa com a galera que te escreve e decidi tentar se você pode me ajudar, já que não estou encontrando as informações que preciso. Estou indo pela primeira vez para a Europa e vou ficar 26 dias, vou fazer em torno de oito cidades e minha dúvida é nos voos entre eles, quantos kgs posso carregar na bagagem de mão? Pode despachar? Se pode, você sabe se tem custos? Adorei seu site e a maneira que você responde para todos… Parabéns e mais milhares de viagens pela frente!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    28 abr, 2014

    Olá Renata!
    Obrigada pelos elogios!!! 😀
    O peso da bagagem de mão varia de acordo com a cia área que vc está voando. Em geral, em voos internacionais é de 10kg. No entanto, algumas empresas low cost admitem que vc leve apenas uma bolsa de mão e cobram pelo segundo volume. O preço do excesso de bagagem tb varia bastante.
    A sugestão é mesmo levar pouca bagagem para facilitar os deslocamentos e tb para pagar menos (ou não pagar, melhor!) excesso de bagagem.
    BJs, Anna

    Responder

  32. Neide
    26 abril 2014

    Adorei as dicas!
    Gostaria de saber se consigo comprar aqui no Brasil a bolsa longchamp?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    28 abr, 2014

    Olá Neide!
    Obrigada pelos elogios!!!
    Vc pode comprar a bolsa longchamp em São Paulo, nos Shoppings Iguatemi e Cidade Jardim.
    Nos dutyfree ao redor do mundo também é fácil encontrar.
    Bjs, Anna

    Responder

  33. 14 maio 2014

    Olá, Anna!

    Levar pouca bagagem não é um grande desafio para mim. Porém, particularmente, não gosto de mochilas e prefiro malas pequenas como a sua. Adorei a dica da bolsa longchamp. O meu limite para compras era o extensor da mala. Mas, como tenho duas meninas lindas, não posso voltar sem um presentinho para elas e meus sobrinhos. Vou adotar a dica da bolsa.

    Beijos!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    15 maio, 2014

    Olá Jamille!
    Fico feliz que tenha gostado das dicas!!!
    Depois me conte se deu certo! 😉
    Bjs, Anna

    Responder

  34. Ali B.
    18 maio 2014

    Best Anna!!!
    Eu tomei a decisão de embarcar para a Europa apenas com a bagagem de mão. Seria mais prático devido ao vôo interno da Vueling ser restrito a 1 volume de 10kg. Pareceu bom pra 7 noites, tem espaço pra umas comprinhas, montei a mala com um mínimo necessário só do lado menor da mala (umas 5 malhas, 1 jeans, 2 leggings, 1 sapatilha leve e a necessaire pequena, soh! coube tudo ali naqueles 2/5 da mala. eu estava super empolgada e l e v e com a minha decisão, o resto da roupa compraria lá, encheria a mala até 10 kg e tudo certo… Para encarar o desafio resolvi investir numa malinha rígida e expansível, perfeita. Até que meu noivo falou que eu teria que despachar por causa do peso. Foi quando resolvi pesquisar melhor e
    me deparei com a restrição nacional de 5kg. **ai!** SOCORRO****
    Putz! Como assim? No duro? Não, não ! ísso é brincadeira neh? …. aaaaaaaahhh !!!
    Ffffffffff f f * * * 8-s

    Gente, é isso mesmo? a regra dos 5kg vale invariavelmente? Eu pretendia trazer nesta mala alguns documentos, 1 ou 2kg de eletrônicos e as roupas. Mais uma bolsa de mão pequena, uma sacola com 3 ou 4 discos de vinil, uns cacarecos do dutyfree e nada para despachar.
    Acho que vacilei por comprar separado o trecho interno com a Azul.
    Então, quanto eu devo me preocupar? Me dei mal por isso ou eles nem são tão severos assim e deixam embarcar na boa? Lí que eles implicam com o peso já na entrada do terminal porque o limite nacional é de 5kg. Alguém sabe me confirmar se é isso mesmo? Corre o risco de ter que despachar a mala com tudo de valor dentro? Como contornar esta situação?
    Afinal, embarcar no Tietê em tempos de copa é meio perigo, né-não?

    Ah Anna, queria muito saber qual o peso final da sua mala, curiosidade desde o primeiro momento. 🙂
    Obrigada pelas dicas, aguardo uma luz. Bjo

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 maio, 2014

    Olá!
    Nossa que chato…. vc já fez toda a preparação para viajar com pouca bagagem… tudo certinho… mas acho que tem solução!! 🙂
    De fato, no caso de voo interno, a mala de mão tem limitação de 5kg. E, realmente, é um transtorno se vc vai fazer um voo internacional na sequência.
    Muitas companhias fiscalizam a risca o peso da bagagem de mão. E, se a mala estiver mais pesada que o padrão, vc terá que despachar. No entanto, já viajei várias vezes com bagagem de mão, inclusive com a Azul, e nunca pesaram minha mala de bordo. No seu caso, viajar só com uma mala com mais de 5kg é um risco, pois caso vc tenha que despachar a mala, há o risco de vc ter um problemão, em caso de extravio…
    O que eu faço qdo pego um voo interno e depois um voo internacional? Eu levo a bagagem de bordo e já levo minha bolsa de mão dobrável da Longchamps (a bolsa vermelha da foto no post) como sendo a uma minha bolsa. Como ela é grande, dá para colocar bastante coisa ali. Assim, tiro um pouco do peso da mala e coloco na bolsa. No final, a mala fica pesando em torno de 5kg e eles não criam problema por vc levar a mala de bordo e a bolsa de mão. Mas fica a dica: não coloque coisa demais nem na mala nem na bolsa. Caso contrário, não terá como comprar nada durante a viagem e ainda terá problema na volta…
    Deu para entender?
    Espero que tenha ajudado!!
    Depois me conte se deu certo!
    Bjs, Anna

    Responder

  35. Luciana
    14 junho 2014

    Muito útil e detalhado este post!
    Ando pensando seriamente em viajar apenas com bagagem de mão, mas como tenho certeza que vou fazer comprinhas, na volta vou precisar de mais uma mala ou bolsa. Fiquei com uma dúvida, como você despacha esta linda Longchamp? Você usa algum tipo de capa?
    Obrigada pelas dicas.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    15 jun, 2014

    Olá Luciana!
    Quando eu faço comprinhas na viagem e uso a Longchamp, eu despacho a mala e levo a Longchamp como bagagem de mão.
    Até dá para despachar a Longchamp como mala, como já fiz uma vez, mas acho que acaba estragando demais a sacola.
    Bjs, Anna

    Responder

  36. Anne Caroline
    30 julho 2014

    Otimo post, gostaria de saber se junto com a bagagem de mão posso levar minha bolsa pessoa.

    Obrigado

    Responder

  37. Regina Célia
    15 agosto 2014

    Adorei tudo!
    Muito providencial pois estarei em viagem a Manaus no início de setembro (7 dias).
    Sei que o clima lá é muito quente e tem os passeios que desejo fazer no centro e também os de barco na floresta etc…
    Gostaria de receber suas dicas (o que levar na mala) para que eu possa levar apenas o suficiente.
    Sempre que viajo fico injuriada por levar bagagem a mais. rrs!
    Agradeço sua atenção.
    Regina

    Responder

  38. 28 agosto 2014

    Olá Anne Caroline!
    Na maioria das companhias aéreas você pode levar sim.
    BJs, Anna

    Responder

  39. Alba
    6 outubro 2014

    Anna Barbara,
    já vinha lendo o Nós no Mundo pesquisando a minha próxima viagem que será o Reveillon em Madrid, mas aí, ironias do destino, estou entrando em uma fase viagens nacionais à trabalho e só tenho uma bendita mala média, vim parar aqui pesquisando malas de mão, não vou ficar levando mala M para dois dias! Tenho que dizer que virei sua fã, assim como eu adepta dos clássicos, elegantes e que duram uma vida. Me encorajei a comprar a bendita Rimowa e viciei mais uma vez no blog.
    Beijos!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 out, 2014

    Olá Alba!!
    Ganhei o dia com o seu comentário!!!
    Fico muuuuito feliz em saber que as dicas foram aprovadas!!! 😀
    Bjs, Anna

    Responder

  40. Edson
    12 outubro 2014

    Tenho uma dica melhor: Viaje e estadíe por cerca de um mês ou mais, apenas com a roupa do corpo documentos e dinheiro é claro.
    Procedimentos: Ao chegar em seu destino, compre lá tudo que necessitar.

    Responder

  41. Bruna
    15 novembro 2014

    Ana,
    Vim parar no seu blog tentando descobrir como viajar só com a mala de mão…só que fiquei com uma mega dúvida e gostaria de pedir sua ajuda!!! Vou fazer um cruzeiro de travessia em março, passando pelo nordeste e terminando na Itália. Juntando o cruzeiro e os dias adicionais, são mais ou menos uns 25 dias de viagem. Queria tentar ir só com a bagagem de mão para aproveitar os preços da Ryanair, mas não sei se consigo levar só 10kg para esse tempo todo de viagem. Você tem alguma sugestão de como conseguir esse milagre!? hauhauua…o problema é que preciso levar umas roupas de calor e umas de frio, pois lá deve fazer um friozinho…

    Obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    18 nov, 2014

    Olá Bruna!
    Viagens que envolvem destinos com tempo frio e quente são as mais difíceis na hora de arrumar a mala.
    Meu conselho é que vc leve roupas bem leves para usar no Nordeste (tipo vestidos de cedo, que não ocupam espaço). Leve também saia longa e legging, que são ótimas pedidas. No frio, coloque uma calça térmicapor baixo da saia ou da legging, e vc terá um look quentinho de inverno.
    Aliás, esse é o grande truque para enfrentar o frio sem grandes volumes: roupas térmicas. Não ocupam muito espaço e te deixam quentinha.
    Lenços e pashiminas tb são excelentes opções.
    Depois me conte se deu certo! 🙂
    Bjs, Anna

    Responder

  42. Elaine
    14 janeiro 2015

    Olá Anna!
    Parabéns pelas infos. Deu mais ânimo para eu continuar meus planos de viajar somente com uma mala de bordo. Vou pra Italia e depois Paris na primavera (abril/maio) e ficarei dois meses. Minha dúvida seria quanto ao casaco. Devo comprar um casaco pesado aqui ou deixo para comprar lá, caso eu precise? E qual o tipo de casaco mais indicado? Vou usar calça e blusa térmica segunda pele pra não carregar muita coisa, já que uso muito vestido com meias fio 80, que dá pra colocar por baixo.
    Se puder ajudar, agradeço.

    Obrigada!

    Responder

  43. Roni
    17 janeiro 2015

    Gostei das dicas de viagens. Viajo quatro vezes por ano para minha faculdade na cidade de Dourados de MS, a Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, onde faço um curso superior por alternância, a graduação em Licenciatura em Educação do Campo-Habilitação em Ciências da Natureza-Enfase em Agroecologia.

    Um abraço a todos!

    Responder

  44. roberta quintiliano
    21 janeiro 2015

    Ola, sou viajante de primeira viagem, ja li de tudo e nao esclareceu uma duvida minha, vou viajar so com uma malinha de mão, nao quero preocupação com extravios, so não sei se posso transportar itens como desodorante, perfume, pasta de dente na mala de mão, ja li que não e no seu caso vc falou que pode? Como faço? Beijos

    Responder

  45. Diego Paiva
    15 fevereiro 2015

    Olá, Roberta! Tudo bem?

    A questão dos líquidos na mala de mão é bem polêmica, mas respeitando os limites de quantidade, não há problema.

    Os líquidos podem ser transportados na mala de mão, desde que estejam em frascos de no máximo 100ml. Todos eles devem estar dentro de uma bolsa ou saco plástico transparente, para uma eventual conferência na passagem pelo raio-x. Desodorantes no formato aerosol, que costumam ter 150ml, serão barrados e jogados fora sem cerimônia, assim como qualquer item que esteja fora do padrão.

    Outro detalhe a ser observado é que se o recipiente couber mais de 100ml e mesmo que não esteja cheio, não será permitido o embarque. Eles jogam fora também.

    Espero ter ajudado!

    Abraços.

    Responder

    rose Respondeu:
    25 jan, 2016

    na verdade, deverá estar impresso na embalagem a quantidade máxima de 100ml
    porque assim fica padronizado.
    não adianta colocar = ou < que 100ml em uma embalagem que não especifique sua quantidade máxima, que obrigatoriamente deverá ser 100ml

    Responder

  46. Cris
    21 fevereiro 2015

    Dicas otimas, ainda vou conseguir fazer uma mala enxuta. Gostei do tamanho da sua bolsa LV, otima pra viagem, qual o modelo? bjs

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    9 mar, 2015

    Olá Cris!
    Com certeza vai sim! Quanto mais vc viaja, mais fácil fica fazer as malas!!
    A bolsa da LV é a Speed 25.
    Bjs, Anna

    Responder

  47. 9 março 2015

    Olá Elaine!
    Fico feliz em saber que curtiu as nossas dicas!!
    Acho melhor deixar para comprar na viagem. A chance de conseguir um bom preço é maior. Além disso, por lá costuma ter mais opções de modelos.
    De qualquer forma, é bom levar um casaco para os primeiros dias, ainda que o casaco não seja o ideal. Só para vc não ter que sair direto do aeroporto para as compras…
    Bjs, Anna

    Responder

  48. rachel aquilla
    26 março 2015

    Oi, Anna. Eu já viajei duas vezes para a europa com apenas uma mochila média, sem bolsa, para não despachar bagagem. Eu achava que só podia ter um volume como bagagem de mão, mas lendo a sua matéria vi que não. É isso mesmo? posso levar uma mala P (dentro das especificações) e uma mochila pequena, com poucas coisas? Obrigada pela ajuda.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 abr, 2015

    Olá Rachel!
    Tudo depende da companhia aérea que vc está viajando. A maioria admite sim uma mala de bordo e uma mochila. No entanto, companhias européis low costs só admitem um único volume….
    Por isso, vale a pena dar uma conferida antes de viajar.
    Bjs, Anna

    Responder

  49. 30 março 2015

    Sempre que faço viagens de ônibus minha primeira opção é por pouca bagagem. Agora mesmo que acabei de adquirir minha passagem rodoviária para curtir a Páscoa já estou tendo que rever minha bagagem + os presentes de páscoa que criam um super volume.

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    13 abr, 2015

    Olá Ana!
    Que legal! Quanto menos peso, mais as chances de vc aproveitar melhor os passeios e os deslocamentos durante a viagem!
    BJs, Anna

    Responder

  50. Marilia
    8 abril 2015

    Adorei, juro que vou tentar… rsrsrsrrs

    Responder

  51. Patricia
    13 abril 2015

    Oi Anna,
    Amei seu blog, minha familia e eu também somos adeptos a viajar leve. Mas a dificuldade que nós encontramos não foi o tamanho da mala, foi o peso. Nós só viajávamos com a TAM até resolvermos viajar leve, descobrimos que a TAM só pode até 5kg e isso se torna missão impossível. Pesquisei e descobri que só a TAM e a Avianca tem este critério. Uma pena, não viajamos mais com voo operados por ela, pois acho a TAM muito boa companhia. Entre as outras companhias há variações. Seria legal voce fazer um post sobre isso.
    Parabéns pelo blog. Patricia

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    14 abr, 2015

    Olá Patricia!
    É verdade. Cada companhia estabelece o peso da bagagem de mão e disciplina se o passageiro pode levar ou não outro item dentro do avião.
    Quem sabe não é mesmo uma ideia para um novo post…
    Bjs, Anna

    Responder

  52. Mara Porto
    7 junho 2015

    Oi Anna, adoro suas dicas. Vou em Junho/15, para Balneario Camboriú. Iremos p o Beto Carrero, de 17 a 21/junho/15. Deve estar frio, me ajude a fazer a mala. Será que consigo por bermudas.Obrigada

    Responder

  53. Cida
    13 julho 2015

    Pessoal, irei viajar para a Autralia no final de semana e meu vôo fará escala em Joanesburgo por 11 horas. Alguém tem alguma dica do que fazer por lá para passar o tempo já que viajo sozinha. Ah obrigada pelas dicas de bagagaem. Adorei!

    Responder

  54. 14 julho 2015

    Olá Mara!
    Deu certo a sua mala??
    A dica é sempre pensar no que vai precisar e levar apenas o necessário…
    Bjs, Anna

    Responder

  55. Suely Maciel
    29 agosto 2015

    Alguém sabe ou tem uma dica de marca ou modelo de mala leve, boa, barata e quem sabe bonitinha para eu comprar?

    Responder

  56. Ilienara
    13 outubro 2015

    Gostei de ver. É bom encontrar posts de mulheres chiques (Mala Rimowa, bolsa Louis Vuitton são a cara da riqueza) que viajam com pouca coisa.

    Eu fiz minha primeira viagem internacional de mala de mão e adorei.

    Levante a mão quem consegue encher uma mala grande com roupas confortáveis, que não amassam, que não sujam na primeira encostada? Sá vale o que estiver no roupeiro. Se bem que acho que nem mesmo saindo pras compras a gente consegue peças perfeitas pra viajar. Precisa garimpar ao longo do tempo.

    Então, o que não é perfeito pra viajar, não merece entrar na mala.

    A gente acaba mesmo é querendo repetir as roupas mais confortáveis e as outras acabam ficando de lado.

    Responder

  57. Ranny
    9 novembro 2015

    Amo sua dicas ajudam muito. Abraço!

    Responder

  58. 11 dezembro 2015

    Vou adoptar essas dicas. Sempre que viajo o meu único problema é a arrumação e minimização de bagagem.

    Parabéns pelo site

    Responder

  59. Maria
    7 janeiro 2016

    Gostei muito do artigo! Mas podemos viajar com 1 mala de cabine e também com 1 mochila? Não é só 1 volume? Obg

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Maria!

    Pode sim, desde que não exceda os limites impostos pelas companhias aéreas e dependendo se a companhia aérea permite levar 1 volume + bolsa (a grande maioria permite, exceto as cias low cost americanas e européias).

    Em todas as companhias aéreas nacionais, na Lufthansa, TAP, Alitalia e Delta me permitiram voar com a mala e a mochila.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  60. Ana Cristina
    11 janeiro 2016

    Já viajo com mala pequena faz tempo por todos os países mas mala de bordo ainda não consegui em viagens internacionais. Especialmente por causa da necessáire. Essa é o grande desafio. Tudo meu é em embalagem de viagem mas mesmo assim ela pesa e tenho medo de ter produtos retirados na segurança. Há aeroportos muito chato nisso e querem fiscalizar tudo. Mesmo que não joguem fora, acabam te mandando abrir a mala pra conferir. Daria uma dica: colocar todos os produtos líquidos em saquinhos ziplog. Em Portugal, por exemplo, eles exigem. Se vc não tiver tem que arrumar na hora. Uma vez uma segurança me deu 1 euro pra comprar o saquinho ali mesmo pois eu não tinha mais um tostão. Por isso prefiro despachar. Boa viagem pra vc!

    Responder

  61. 12 janeiro 2016

    Adorei as dicas. Tentarei fazer esse difícil missão de levar só o necessário kkkkkkkkkk Parabéns pelo post!

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Keul!

    Obrigado pelos elogios!!! Vamos torcer para que consiga desapegar e levar só o necessário, rs.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  62. Évelin
    12 janeiro 2016

    Muito proveitoso..

    Já faço assim. . Aprendi que levando muita bagagem a mala fica muito pesada mesma. E penso na hora da volta qyando tenho que desfazer a mala, para mim é muito estressante. .

    Há, só não posso fazer tantas viagens assim… Bem que gostaria. ..

    Um beijo. …

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Évelin! Que bom que gostou das dicas!!!

    Realmente a mala pequena ajuda antes, durante e depois da viagem, rs.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  63. Luiz Alberto
    12 janeiro 2016

    Ótimas dicas. Háalguns anos virei fã da Rimow, e apwsar da linha Salsa Air sem a mais barata, para mim é a melhor, pelo peso e pela praticidade da telinha divisória. Para o inverno rigoroso, uma dica para os homens: roupas pRa frio/neve e calçados impermeáveis da North Face. Um casaco impermeável para neve dobrado corretamente pesa cerca de 300g e fica do tamanho de uma necessaire.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Luiz! Muito obrigado pelos elogios e pelas dicas!

    Também somos fãs dos produtos de ótima qualidade da Rimowa e North Face, pois unem conforto, praticidade e ainda são leves.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  64. MARIA CECÍLIA ZINK
    15 janeiro 2016

    MUITO GRATA PELAS DICAS………

    Não é fácil ser tão prática ,embora seja o ideal.
    Tento levar sempre menos do que mais,mas mesmo assim,erro por exageros que me aborrecem muito

    Seguirei seus conselhos para acertar na próxima arrumação.Eliminei as malas grandes,mas quero ainda reduzir os 23 kgs na volta…………Espero atingir essa meta.para que o alívio seja geral..

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Maria Cecília! Nós é que agradecemos pelo visita e comentário. 🙂

    Estamos na torcida para que consiga viajar ainda mais leve, conforme deseja.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  65. Viviane Cunha
    15 janeiro 2016

    Olá!

    Boas dicas de bagagem de mão. Mas essa terceira peça vermelha até onde eu sei não pode levar não. Bagagem de mão apenas a bolsa e uma mala.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Viviane! Obrigado pelo elogio!

    A terceira peça viaja(va) com a Anna, vazia e dentro da mala, na ida, para que ela despachasse na volta, caso tivesse feito alguma compra. Infelizmente foi extraviada e danificada em um voo voltando da Europa. =(

    Abraços,

    Diego P.

    Responder

  66. Celio M. de Oliveira
    15 janeiro 2016

    Como viajante eventual, considero especialmente boas as suas dicas; entretanto, quando você sugere a necessaire, me ocorre a probabilidade de problemas no embarque, uma vez que serão detectados cremes, líquidos etc, ítens proibidos, se não me engano.

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    16 jan, 2016

    Olá, Celio! Obrigado pelos elogios!

    Não há problema, desde que o líquido / creme esteja em recipiente de até 100ml. Há aeroportos que nem pedem para tirar da bolsa/mala, mas por via das dúvidas, é melhor manter fora e numa embalagem transparente, conforme a necessaire da foto acima.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  67. Kizy
    19 janeiro 2016

    Anna, você conseguiu embarcar com a mala, bolsa e a sacola da Longchamp ou teve que despachar alguma coisa? Quero viajar com a mala das dimensões corretas, mochila média e uma bolsa estilo frasqueira, mas tenho medo de darem piti quando embarcar, na Gol e na TAP….

    Responder

    Diego Paiva
    Diego Paiva Respondeu:
    19 jan, 2016

    Olá, Kizy! Tudo bem?

    A Anna precisou despachar a Longchamp. Tanto TAP quanto a GOL permitem mala e mochila, sem problemas. Já viajei com ambas e deu certo. O que pode acontecer com a TAP é se a sua mala não couber no bagageiro do avião, eles colocam uma etiqueta de bagagem de mão e a mala vai para o porão do avião, mas assim que você desembarca, eles entregam a sua mala na porta do avião, ainda na pista. Isso aconteceu comigo no voo de Lisboa para Lyon, quando voei no Embraer ERJ 145 da Portugália Airlines, que pertence à TAP (você consegue ver o modelo do avião no bilhete). Por ele ser um avião pequeno e de teto baixo, o bagageiro dele é minúsculo e mal cabe uma mochila média, rs.

    Abraço,

    Diego P.

    Responder

  68. Lourdes
    14 fevereiro 2016

    Obrigada muito bom!

    Responder

  69. Veruschka
    20 fevereiro 2016

    Parabéns por seu artigo. Mas, desculpe, fico curiosa de saber como se fazer uma mala dessas quando vc usa tamanho 56 (roupas grandes e com muito pano) e vai viajar para o inverno no Canadá…

    Responder

  70. Fernanda Amorim
    24 fevereiro 2016

    Oi Anna, Adorei suas dicas. Super valiosas!
    Gostaria de saber como você faz quando é no Brasil que o limite é 5kg.
    Você poderia dar esse tipo de dica?
    Obrigada
    Fernanda

    Responder

  71. Fernanda Amorim
    24 fevereiro 2016

    Oi Anna, Outra pergunta. Você leva algum tipo de bijuteria na mala ou não se preocupa com isso?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    21 abr, 2016

    Olá Fernanda!
    Gosto sim de levar alguma bijuteria… Mas nada que ocupe muito volume.
    Bjs, Anna

    Responder

  72. Aline
    1 março 2016

    Dicas muiiiitos valiosas, me ajudaram bastante, pois sempre levo muita coisa e acabo não usando metade. Sou agente de viagens e passei isso para meus clientes. Obrigada!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    21 abr, 2016

    Olá Aline!
    Que legal!! Fico feliz que gostou das dicas!!
    Bjs, Anna

    Responder

  73. Haydee M oliveira
    23 julho 2016

    Gaostei da reposrtagem. Sempre viajo com malas reduzidas. Ha pontos a observar: produtos de beleza Nao podem ter mais de 100 ml cada um- logo os frascos precisam ser menores do q os expostos. Tambem levo menos sapatos: um tenes, uma sapatinha e uma havaiana. Bolsas de mao kipiling. Mochila pela levesa ou saco nas costas pequeno para os passeios diarios quando deixo a mala no hotel. Realmente os gastos sao menores – poia tudomfica facilitado com uma mala pequena.

    Responder

  74. 9 setembro 2016

    Dicas preciosas, realmente viajar com peso e muita coisa não é legal!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    10 set, 2016

    Com certeza!

    Responder

  75. Andria
    6 outubro 2016

    Oi!

    Adorei teu post!

    Gosto da idéia de viajar com pouca coisa para carregar.

    Uma pergunta: já teve problema em levar cortador de unhas e aparelho de barbear na mala de mão?

    Abraços

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    22 jan, 2017

    Olá Andria!
    Aparelho de barbear e cortador de unhas podem ser levados na bagagem de mão.
    Beijos, Anna

    Responder

  76. Marcia
    18 janeiro 2017

    Essas dicas são para quantos dias?

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    22 jan, 2017

    Olá Márcia!
    Essas dicas podem ser adaptadas para qualquer viagem. Na minha opinião, sempre é possível viajar apenas com mala de mão, seja para uma viagem de 30 dias, seja para uma viagem no inverno. A dica é sempre fazer uma programação antes de arrumar a mala, para evitar levar roupas desnecessárias.
    Beijos, Ana

    Responder

  77. Sandra
    19 janeiro 2017

    Gostei das dicas. Passei 11 dias na Europa só comuma malinha de mão e me senti livre!

    Responder

    Anna Bárbara Respondeu:
    22 jan, 2017

    Olá Sandra!
    Viajar com pouca bagagem é mesmo um ótimo negócio.
    Beijos, Anna

    Responder

Pingbacks & Trackbacks & Tweetbacks

Links legais da semana!

[…] terminar, um link que vi lá no blog da minha xará Marina: esse post aqui sobre como viajar levando apenas mala de mão. Depois de anos viajando com mil malas e sempre me […]

Links | Blog da Ana

[…] 10 dicas para viajar só com bagagem de mão […]

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.