Gastronômade Brasil: pela segunda vez, um sucesso no Distrito Federal!

Neste último domingo, dia 22/09/2013, aconteceu a segunda edição do Gastronômade Brasil na Capital Federal. Como adoramos a primeira edição, estivemos lá para conferir e contar tudo sobre esse evento delicioso (literalmente) aqui no blog.

Conforme vocês viram no post “Gastronômade Brasil: um banquete ao ar livre”, que a Anna escreveu quando participou da primeira edição do evento, a fórmula: mesa impecável com toalha branca + cenário bucólico + almoço sofisticado elaborado por um Chef famoso, se repetiu. A diferença? Novo menu e novo local (honrando o nome do evento), mas com a mesma qualidade e serviço da primeira vez.

Usando o Clube de Golfe de Brasília como cenário, os participantes da etapa DF do Gastronômade Brasil puderam apreciar uma das melhores vistas para o Lago Paranoá, Ponte JK e ver o espetáculo que é o céu de Brasília no período de estiagem. O Chef convidado foi novamente o William Chen Yen, devido ao sucesso da primeira etapa e comprometimento com o evento.

Já na recepção dos participantes, estavam montadas duas mesas onde eram servidos os canapés de boas-vindas: bruschetta de beiju com mousse de gorgonzola e pêra, canapé de tapenade (azeitona preta, alcaparra e anchova) com esfera natural de tomate-cereja (que possuía um efeito “bubbaloo”, estourando na boca) e flor de sal, rotulade de abobrinha com ricota, castanhas e pó de bacon, harmonizados com o refrescante espumante Villaggio Grando Brut Rosé 2012.

Sob a sombra de uma árvore, todos já estavam no clima de descontração e muita troca de experiências que o Gastronômade proporciona. Ao fundo, a grande mesa com toalhas brancas se destacava no verde do campo de golfe. Enquanto os participantes aguardavam a liberação da mesa, carrinhos elétricos estavam à disposição de quem quisesse fazer um tour pela propriedade. Assim que todos os convidados voltaram, era hora de se dirigir para a grande mesa a céu aberto.

A entrada foi um carpaccio de anchova negra, vinagrete de limão siciliano, mini crouton, mini alcaparras, gotas de framboesa, endro e flor de sal CIMSAL. Para harmonizar, um vinho Villaggio Grando Sauvignon Blanc 2012.

O primeiro prato foi muito interessante, pois o Chef brincou com as texturas: espuma de batata, ovo perfeito (ovo cozido por 1:30h em que a gema fica cremosa, mas não escorre) e manteiga de trufas brancas. Denominado de très classique, o prato foi harmonizado com o mesmo vinho da entrada, o Villaggio Grando Sauvignon Blanc 2012.

Entre um prato e outro, os fornecedores passavam pela mesa explicando sobre os seus produtos, a escolha dos vinhos para harmonização, a qualidade da água servida e o chocolate artesanal que seria utilizado na sobremesa. Enquanto isso, novas amizades se formavam entre os participantes conforme o tempo passava e a conversa fluía.

O segundo prato foi um mignon de sal, molho rôti (molho marrom, feito de costela), emulsão de pimenta biquinho (molho laranja) e espaguete de palmito pupunha. Meu preferido! Estava delicioso e o espaguete de palmito surpreendeu. A combinação com os molhos ficou sensacional. Destaque para a pimenta “bunda de velho”, que decorava o prato e sem querer veio parar um pedaço na minha boca. Precisei de quase 3 garrafas de água para amenizar o “estrago”, rsrs! A harmonização ficou por conta do Villaggio Grando Innominabile Lote IV, que arrancou elogios de toda a mesa.

Enquanto a sobremesa era finalizada, uma lavanda preparada com chá de gengibre e capim-limão passava para perfumar a mesa.

A sobremesa foi um fondant de chocolate Prawer com priprioca (aquela raiz amazônica muito utilizada em cosméticos), sopa fria de cítricos, merengue, supremo de laranja e crisp de harumaki com canela. Para harmonizar, o excelente Villaggio Grando Colheita Tardia.

Assim que os participantes terminaram a sobremesa, o Chef William Chen Yen foi até a mesa explicar a escolha do cardápio e preparação de cada prato. Bem humorado e acessível todo o tempo, o Chef tirou fotos com a equipe e participantes.

Sem dúvidas foi uma tarde inesquecível, pois a união de todos os fatores como o ambiente, as pessoas, os pratos e as conversas, permitiu levar o que seria apenas um almoço ao ar livre, a uma experiência gastronômica inigualável. Nem preciso dizer que já estamos à espera dos próximos eventos aqui na capital!

Informações úteis:

Gostou da experiência e quer participar? Corre que ainda dá tempo de desfrutar de momentos como esse nas etapas do Paraná (28/09), Rio Grande do Sul (29/09), Santa Catarina (05/10) e São Paulo (06/10).

Se você é do Rio de Janeiro (aconteceu dia 15/09) ou de Brasília e não quer perder os próximos eventos na cidade, salve nos seus favoritos o link da página inicial do Gastronômade Brasil. Pelo que conversei com a Renata (organizadora), ano que vem tem *muito* mais e em Estados que ainda não tiveram nenhum evento! Fique de olho!

Queremos deixar registrado o agradecimento à Renata Runge, organizadora do evento e toda a sua equipe pelo convite para participar desta tarde incrível. Sucesso e longa vida ao Gastronômade Brasil!

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.