Cúpula da Basílica de São Pedro: uma das melhores vistas de Roma

Considerada uma das maravilhas da arquitetura Ocidental, a cúpula do Vaticano é vista de quase toda a cidade de Roma. Com seus imponentes 132 m de altura, o equivalente a um prédio de 44 andares, atrai visitantes do mundo inteiro. Possui uma vista 360° de toda a cidade de Roma, um verdadeiro espetáculo!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Chegar até o topo da cúpula não é muito simples, nem recomendado a todos. São nada menos que 551 degraus, do chão até o topo da cúpula.

Para quem não quer encarar todo esse percurso em escada, ou tem alguma limitação, dá para pegar o elevador e economizar 231 degraus. Faltarão “apenas” 320… rs. Optei pelo elevador e acho que foram os 7 euros mais bem gastos de toda a viagem (são 5 euros para subir tudo pela escada).

A primeira etapa é tranquila. Apesar da fila e do tamanho pequeno do elevador, não aguardei muito para subir. Ali, além de ter uma vista legal do Vaticano, é possível adentrar a cúpula e ver as pessoas visitando a basílica lá embaixo. O mais impressionante é que os desenhos que mal eram vistos lá de baixo, se tornam enormes mosaicos com mais de 3 metros de altura.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Para muitos, o passeio já vale a pena até ali. Pessoas cardíacas, claustrofóbicas e com problemas para subir escadas, recomendo que parem nesta parte da visita e retornem. Daqui pra frente é bem puxado e não tem como desistir. Como os corredores das escadas são muito estreitos, é preciso terminar todo o trajeto. A descida é apenas pela outra escada, que se inicia no topo da cúpula.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Praticamente não há ponto de parada para descanso. Porém, a vista vale cada degrau! Olha só!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Lá de cima, a vista é de 360°. Dá para circular em volta de toda a cúpula. Dá para fotografar todo o Vaticano, a Praça de São Pedro, o Castelo Sant’Angelo… Até mesmo o Coliseu e o monumento a Vítor Emanuel II (Vittoriano)!

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Na descida, o ritmo é o mesmo da subida, com a diferença que pra descer todo santo ajuda.

Saindo da cúpula, aproveite para passar no café em cima da basílica e tomar pelo menos um sorvete enquanto descansa e compra algum souvenir.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Para descer, há novamente um elevador que te deixa dentro da basílica, próximo ao museu do tesouro. Para encerrar a visita, é só comprar um cartão postal e enviar para os amigos e familiares do correio do Vaticano.

Cupula da Basilica de Sao Pedro

Informações úteis:

Cúpula do Vaticano – Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Vaticano

Preço:

Acesso exclusivo por escadas (551 degraus): 5 euros.

Elevador + escadas (320 degraus): 7 euros.

Funcionamento: Aberto nos mesmos dias e horários da Basílica de São Pedro.

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.