Vaticano: como é a visita à Basílica de São Pedro

O Vaticano é a sede da igreja católica e por isso recebe milhões de visitantes todos os anos, que procuram conhecer a basílica, o museu, os tesouros da igreja e subir até a sua cúpula. Está localizado na Itália, dentro da cidade de Roma.

Estivemos em Roma na primeira semana de Abril de 2012, e com o inicio da primavera os dias estavam lindos, com céu claro, temperatura amena e nenhuma possibilidade de chuva. Clima perfeito para caminhar pelas ruas da cidade e ir até o Vaticano, mas como tinha andado muito no dia anterior e precisava chegar rápido até lá, peguei a dica da recepcionista do hostel e fui de ônibus, que parte da estação Termini deixando os passageiros do lado da entrada para a Praça de São Pedro.

Foto: Diego Paiva

Ao chegar, todos os visitantes passam por um detector de metais e as bolsas por raio-x no acesso à Praça. Como o Vaticano é uma cidade-Estado e pode ser alvo de ataques terroristas, se faz necessário ter um controle de segurança na entrada, mas como são muitos aparelhos e funcionários, não é nada demorado. Ao passar pelo controle de segurança, você já estará dentro da Praça de São Pedro.

Fotos: Diego Paiva

Para entrar na basílica, é preciso passar novamente pelo controle de segurança do outro lado da Praça e essa fila é bem maior que a primeira, mas mesmo assim não é demorada, pois havia pelo menos 200 pessoas na minha frente e em 20 minutos estava livre da fila e dos aparelhos detectores de metal.

Fotos: Diego Paiva

Neste momento, antes de entrar na nave principal da basílica, é onde oferecem o áudio guia para explanação dos ambientes, das obras de arte e da história de tudo o que se vê. Há a opção de áudio em diversos idiomas, inclusive o português (de Portugal). Eles dão fone de ouvido, mas preferi usar o meu, por estar mais acostumado.

Foto: Diego Paiva (procurei imagem melhor na web, mas não encontrei. Vai essa mesmo! rs)

A partir deste momento, segure o queixo e entre na basílica. Para ter uma ideia da dimensão do lugar, observe o tamanho das pessoas… É impressionante (sim, tudo o que reluz é ouro)! Não tenho palavras para descrever, veja as fotos:

Fotos: Diego Paiva

Na volta para a entrada da basílica, está localizado o museu do tesouro do Vaticano, onde há vários itens preciosos para a Igreja Católica, como relicários, castiçais, entre outros objetos feitos por diversos artistas. A entrada fica à direita e custa 7 euros por pessoa. Possui 12 salas, não permitem fotos e abriga apenas parte de dos itens precisos, pois o restante está na Catedral de Notre Dame, em Paris. O áudio guia do local é pago a parte e custa 3 euros.

Foto: Diego Paiva

Ao sair da basílica é preciso entregar o áudio guia e tem a opção de ir para a direita, onde é a saída e está o correio do Vaticano, ou seguir pela esquerda e ir para a entrada da cúpula. Segui pela esquerda, pois estava decidido a ter a vista tão comentada em diversos guias de viagem de Roma. Mas acredite, é uma aventura e merece um post só para ela!

Foto: Diego Paiva

Informações úteis

Piazza di San Pietro, Vaticano
Telefone: +39 (6) 6988-5518
www.vatican.va

A basílica de São Pedro está aberta de segunda-feira a domingo, das 07h até o por do sol, que varia de acordo com a época do ano, mas pode ser entre 18:30h e 19:00h.

Não é permitida a entrada com ombros e joelhos nus. Vale para homens e mulheres de todas as idades.

A visita à basílica é gratuita, mas se optar pelo áudio guia pagará 5 euros pelo uso dele durante toda a visita. Junto com o áudio guia vem um fone de ouvido e um mapa com a numeração de cada obra e local para conhecer a sua história. São tantos pontos de parada e as explicações são tão detalhadas, que levaria horas pra visitar a basílica. Optei por escutar apenas o que me interessava e não me arrependi. Se estiver viajando sozinho ou sem guia, recomendo!

O Museu do Tesouro fica aberto de 08h às 18h.

Para chegar pegue o ônibus da linha 64 que parte da estação Termini, descendo na parada logo após o túnel, ou estação Ottaviano “San Pietro” da linha A (vermelha) do metrô.

 

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.