Safári Fotográfico no Parque Estadual de Terra Ronca

Você sabe o que é um safári fotográfico?

São expedições realizadas por terra para explorar lugares selvagens (termo comumente utilizado para expedições africanas), registrando tudo em fotos. Como a África está um pouco longe, parti em um safári rumo a Terra Ronca – Goiás!

O Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR) está localizado a 380 km de Brasília, próximo à cidade de Posse/GO, na divisa do Estado de Goiás com a Bahia. Apesar de pouco conhecido de grande parte da população, o PETeR possui o maior complexo de cavernas da América Latina. São aproximadamente 200 cavernas, incluindo algumas das maiores do Brasil!

Chegar lá não é muito fácil. A viagem leva, em média, 5 horas de carro, partindo de Brasília. A última parte do caminho, aproximadamente 40 km, é toda em estrada de terra com bastante erosão. Não há aeroporto nas proximidades, nem transporte público para fazer os trajetos dentro do parque.

As saídas de Brasília até o PETeR costumam ser à noite. Por isso, ao chegar, não dá para ter ideia do tamanho do lugar ao chegar. Já ao amanhecer…

Terra RoncaTerra Ronca

A caverna Angélica é um bom lugar para começar o safari. Com seus impressionantes 14 km de extensão, é a quarta maior caverna do Brasil.

De fácil acesso por uma trilha leve à beira do rio, é possível chegar até a entrada em poucos minutos. Logo de início, já dá para ver vários espeleotemas (formações rochosas existentes no interior de uma caverna, resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água).

Terra Ronca

Aos poucos, a luz do sol dá lugar às lanternas e carbureteiras. O efeito é fantástico! As carbureteiras ajudam a compor o ambiente com a sua iluminação em 360 graus.

Apesar da escuridão total, o caminho dentro da caverna é tranquilo e os guias estão sempre prontos a auxiliar. O passeio é kids friendly, como pode ser visto em algumas fotos.

Terra Ronca

As paradas para fotos são inúmeras. Em alguns casos, integrantes do grupo que não têm interesse em fotografia seguem na frente, enquanto os fotógrafos amadores e profissionais param para testar diversas técnicas de fotografia. O resultando final é bem interessante! Olha só as fotos:

Terra RoncaTerra RoncaTerra Ronca

O passeio pela Caverna Angélica durou praticamente o dia inteiro. A saída da pousada ocorreu às 9h e o retorno foi às 16h. É importante levar água e lanches rápidos para os passeios!

Nos próximos posts, traremos as informações sobre as outras cavernas que visitamos e um check list do que é preciso levar na viagem.

Informações úteis

O safari fotográfico é organizado pela escola de fotografia Quarto Eclipse. O valor é R$ 650, por pessoa, já incluindo hospedagem em quarto duplo, alimentação (pensão completa sem bebidas), além de transporte tanto de Brasília ao PETeR, como da pousada até as cavernas (valores em março de 2013).

No Parque ainda há a cobrança das diárias dos guias (R$ 20 por pessoa/dia). É importante levar dinheiro em espécie, pois lá não há comodidades como caixa eletrônico.

Rede telefônica e wifi? Pode esquecer! É para se desconectar do mundo *mesmo* !

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado pela aviação, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário, mas sonha em ser piloto para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.