Estações de esqui na América Latina – Parte II

Dando continuidade ao post com as estações de esqui na América do Sul (a primeira parte você pode ler clicando aqui), vamos falar das estações de esqui no Chile!

Valle Nevado, Portillo e El Colorado não são as únicas estações de esqui do país. São apenas as mais conhecidas por ficarem próximas à capital Santiago, facilitando o acesso a quem vai de outro país.

No Chile, além das estações tradicionais que ficam próximas, ou na própria Cordilheira dos Andes, há estações como a de Pucón, que fica no vulcão Villarrica, que é ativo até hoje(!!!).

Vamos juntos passear pelas estações de esqui do Chile, mas antes, clique aqui e aproveite as ofertas do ClickOn para conhecer mais desse continente fantástico, que é a América do Sul!

 

Chile

Antillanca

A 98 km da cidade de Osorno, dentro do parque Puyehue e aos pés do vulcão Casablanca, está localizada a estação de inverno Antillanca na décima região do Chile.

São 14 pistas de todos os níveis de dificuldade, com 5 meios de elevação e um desnível de 530 metros. Os ventos que chegam do Oceano Pacífico ajudam a acumular mais neve na cordilheira, o que permite a conservação da neve desde meados do mês de Junho, até meados do mês de Outubro, quando se encerra a temporada de esqui.

Reprodução: http://www.welcomechile.com/antillanca/index_p.html

 Pucón

Em um vulcão ativo na região dos lagos andinos, está localizado o Ski Pucón, estação de inverno com 20 pistas para a prática de esqui e snowboard (com half pipes naturais), com vários níveis de dificuldade e 9 meios de elevação.

Chegando a atingir 1.800 metros acima do nível do mar, a visão ao descer da montanha é alucinante! Do vulcão Villarrica, é possível ver 5 lagos andinos, outros vulcões nas proximidades e boa parte do Parque Nacional Villarrica. Além da estação de esqui, a cidade dispõe de muitos outros passeios, incluindo a termas, os lagos, as trilhas a outros parques nacionais nas proximidades, entre outros. O Ski Pucón está a 19 km da cidade de Pucón, onde há várias agências de turismo que proporcionam o passeio até o vulcão e a 125 km da cidade de Temuco.

Reprodução: http://www.visitchile.com.br/guias-chile/guia-de-esqui/pucon.htm

Chillan

Localizada na região de Bío-Bío, a 194 km da cidade de Concepción e a 407 km de Santiago, está a Nevados de Chillán Mountain Resort, com 10.000 hectares em perfeitas condições para a prática de esqui e snowboard.

A geografia possui um desnível vertical de 1.100 metros com snowpark, half pipe, quarter pipe, fun box e jump, sendo o lugar perfeito para a prática de várias modalidades de esqui. A estação conta também com a pista Las Tres Marias, com 13 km de extensão, é a pista com a maior longitude da América do Sul.

Uma alternativa aos mais experientes é o heli ski, onde o esquiador salta do helicóptero no topo da montanha e desce o paredão de neve sendo guiado por patrulheiros profissionais e desfrutando de um voo panorâmico sobre a Cordilheira dos Andes.

O Termas de Chillan foi indicado pelo World Travel Awards em 2011 como melhor resort de esqui da América Latina.

Reprodução: http://www.welcomechile.com/skichillan/index_p.html

El Colorado / La Parva / Farellones

Distantes aproximadamente 40 km do centro de Santiago, as estações de El Colorado, La Parva e Farellones são as opções mais próximas em conta para quem pretende esquiar partindo da capital chilena.

Farellones é a mais próxima, mas também é a mais simples e com pistas menores. Faz limite com El Colorado e possui em torno de 20 pistas. Entre as estações próximas a Santiago, Farellones é a que tem hospedagem mais em conta para quem deseja ficar próximo das estações de esqui. Veja mais detalhes aqui.

El Colorado é a estação mais frequentada pelos santiaguinos, pois os passes de esqui costumam ser mais baratos. Veja mais informações aqui.

La Parva é ligada às estações próximas por meio de suas pistas. Possui área esquiável de 38 km, complementada por mais 70 km das estações vizinhas, formando um total de 108 km de pistas de neve quase sempre secas e com a maioria dos dias de céu azul e bastante sol. Assim como Chillan, também permite a prática de heli ski.

Reprodução: http://www.welcomechile.com/laparva/index_p.html

Valle Nevado

A maior estação de esqui e uma das mais modernas do Chile. É assim que costumam descrever o Valle Nevado, seu complexo hoteleiro e estação de esqui.

Nós já estivemos no Valle Nevado e temos várias dicas do que fazer (e do que não fazer também) neste complexo que apesar de ser o maior, é o que atrai a maior quantidade de turistas que procuram esportes de inverno no Chile, tendo suas pistas sempre cheias e com muito movimento. Veja as nossas dicas e saiba como aproveitar (sem contratempos) o Valle Nevado clicando aqui.

Reprodução: http://www.welcomechile.com/vallenevado/index_i.html

Portillo

Portillo é a mais antiga e tradicional estação de esqui da América do Sul, estando em funcionamento desde a década de 40. Está localizada no fundo de um vale, a 2.880 metros de altitude e estando a 164 km de Santiago.

O centro de esqui com sua neve seca e fofa, aliada ao desnível que pode chegar aos 812 metros, é uma excelente opção para a prática do snowboard. Possui 12 meios de elevação, incluindo o magic carpet (esteira que leva os esquiadores a pistas fáceis), que é comum nos EUA, mas raro na América do Sul.

Reprodução: http://www.welcomechile.com/skiportillo/index_p.html

Confira também o nosso post índice com todas as dicas das nossas experiências nas estações de esqui do Chile clicando aqui.

E você, já esquiou ou praticou algum esporte de inverno nessas estações? Deixe as suas dicas na caixa de comentários e ajude outros viajantes como você!

 

Selo Post Patrocinado

Siga o Nós no Mundo no Twitter: @nosnomundo

Siga o Nós no Mundo no Periscope - @nosnomundo.

No Instagram: @nosnomundo

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/nosnomundo

Planeje sua viagem com a gente

Reserve seu hotel utilizando o Booking.com. Menor preço garantido! Se encontrar tarifa mais barata, eles reembolsam a diferença.

Alugue seu veículo com a RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, e tenha o menor preço garantido!

Reserve uma casa pelo Airbnb e ganhe desconto no primeiro aluguel.

Compre moeda estrangeira com a Cotação. É seguro e você ganha descontos exclusivos!

* Reservando com os nossos parceiros através do Nós no Mundo, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e, de quebra, ainda ajuda o Nós no Mundo a estar sempre atualizado.
Diego Paiva

Sobre Diego Paiva

Apaixonado por aviões, deu um jeito de incluir os voos e aeroportos no seu dia-a-dia. É bibliotecário por formação, mas trabalha na aviação para ficar mais perto da sua paixão. Pretende desbravar destinos no Brasil e no mundo todo, conhecendo diversas pessoas e culturas. Já visitou 15 Estados do Brasil, 14 países e colabora com o Nós no Mundo desde 2013.

Deixe seu comentário:





* Campos de preenchimento obrigatório

** Ao enviar o seu comentário, você estará automaticamente concordando com a nossa Política de Comentários.